Teses e Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 202
-
Reciclagem de resíduos de plástico reforçado com fibras de vidro na indústria de piscinas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2019-10-30)Recycling of composite materials has been a challenge today considering the choice of the type of recycling employed for this material category, since due to the matrix composition and reinforcement there is a need for ... -
Framework para implementação de práticas ambientais em laboratórios químicos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2019-08-30)Different processes performed at chemical laboratories produce environmental aspects that need the implementation of practices to be controlled. In order to maximise the benefits of implementing environmental practices, ... -
Uso de resíduo industrial de plástico reforçado com fibra de vidro como carga num compósito novo: avaliação mecânica e microestrutural
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2019-08-30) -
Avaliação da gestão de resíduos sólidos em municípios do Seridó Potiguar
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2019-08-30)This study was carried out with the objective of evaluating solid waste management in municipalities of the Seridó region of Rio Grande do Norte, as well as to verify the adequacy of the methodology called the Updated Waste ... -
Avaliação da inoculação de Rhizobium e da adição do extrato de algas marinhas no desenvolvimento de mudas de jurema preta (Mimosa tenuiflora) em solo de área degradada da Caatinga
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2019-08-30)The Caatinga Biome is unique and represents one of the richest dry forests in the world in biodiversity. However, the constant anthropic interference over the years has given it fragilities and environmental degradation. ... -
Avaliação de novo uso de uma pedreira paralisada no Município de Macaíba-RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2019-08-28)The environmental recovery is a set of actions, that allows at degraded area have got in the future an productive use free from impacts socio that environmental happen at all stages of the life cycle of a mine, as: ... -
Custos de operação e manutenção de ETE por reator anaeróbio e lodos ativados com desnitrificação
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2019-08-23)This research presents studies on operation and maintenance costs (O&M) of an wastewater treatment plant (WWTP) with anaerobic reactor and denitrification activated sludge, located in the city of Natal - RN. Its objective ... -
Avaliação da filtração direta descendente no tratamento de água de manancial com baixa turbidez e cor elevada
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2019-02-21)The treatment of water is carried out by means of an association of chemical and physical processes aimed at transforming raw water into drinking water. The adoption of the most appropriate treatment should be made ... -
Fundamento filosófico da interdisciplinaridade no componente curricular de história no ensino médio: o sujeito em sua historicidade
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróOutroMestrado Acadêmico em EnsinoOutroIFRN, 2019-05-09)Considering that a) teaching, as a pedagogical activity, is configured as a more complex than the common tradition of linear exposition of the theoretical Sciences; b) that the center of the school process is the subject ... -
Estágio docente como pesquisa e formação de identidade nas licenciaturas de uma instituição de formação de professores no Brasil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NortePortugalReitoriaOutroOutroIFRN, 2017-09)The PhD thesis that is now presented is the result of doctoral course in Educational Sciences, speciality of Pedagogic Supervision. In it, we stand for a teaching practicum based on research activities at school, in the ... -
Formação e docência de professores bacharéis na educação profissional e tecnológica no IFRN: uma interface dialógica emancipatória
(Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilReitoriaOutroOutroUFRN, 2016)This study deals with teachers’ training and the didactical-pedagogical work of bachelor teachers in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN). By bachelor teachers here it ... -
Avaliação da sustentabilidade no Bairro de Mãe Luiza, Natal-RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2018-08-20)Urban sustainability has become a much-discussed idea in recent years, with increasing use in the urban management and planning segment, despite the lack of consensus on the subject. The latent social and environmental ... -
Políticas de educação profissional técnica e de ensino médio no Brasil: a implementação no CEFET-RN (1998-2008)
(Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoOutroUFRN, 2010-07-23) -
Uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na ação docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e TEC
(Universidade do MinhoPortugalReitoriaOutroDoutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia EducativaOutroIFRN, 2018-10-15) -
Educação estatística na perspectiva CTS: uma proposta de sequência didática para o ensino de estatística no ensino médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróOutroPrograma de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO)OutroIFRN, 2018-04-30)This paper aims to present a proposal of a didactic sequence in a Science-TechnologySociety approach (CTS) for the teaching of statistics in High School. It is understood that the adopted teaching product is an alternative ... -
Projetos integradores no IFRN: reflexões sobre os documentos norteadores e o contexto da prática no campus Mossoró
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróOutroPrograma de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO)OutroIFRN, 2018-12-22)The present work is part of the research line of Human and Social Sciences Teaching (POSENSINO) and seeks to present an analysis on the Integrative Projects at the IFRN, Mossoró Campus. In this way, we try to answer the ... -
Diagnóstico ambiental de imóveis rurais de Passagem-RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2018-08-07)This research aimed to diagnose environmentally the rural properties, minifundios and small properties, of passage-RN. As subjects of the research, owners of the 14 partners at risk participated, being 11 minifundios and ... -
Avaliação do contexto e da efetividade da gestão da área de proteção ambiental Piquiri-Una
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2018-06-06)The Environmental Protection Areas consist of Conservation Units belonging to the category of Sustainable Use, endowed with biotic, abiotic and cultural attributes, with a certain degree of human occupation, that aim to ... -
O ensino de 2º grau no Estado do Rio Grande do Norte: uma história da implantação da Lei nº 5.692/1971 (1971-1996)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2018-04-06)This master theses focus on the organization of second degree education on the state of Rio Grande do Norte during the validity of the Law 5.692/71, between 1971 and 1996. Its investigation focus on three specific objectives: ... -
O ensino de Ciências Humanas no ensino médio integrado no IFRN: uma análise dos documentos institucionais
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróOutroOutroIFRN, 2018-04-02)En la presente investigación, discutimos sobre la enseñanza de Ciencias Humanas en la Enseñanza Media Integrada (EMI) del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología del Estado del Rio Grande del Norte. Buscamos ...