Teses e Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 255
-
Caminhos da formação profissional docente: sentidos atribuídos por licenciandos do IFRN ao programa Residência Pedagógica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2025-02-26)This research is part of an expanded approach within the scope of Line 02 of the Graduate Program in Professional Education (PPGEP) at the IFRN, dedicated to teacher training. The aim of the study is to analyze how the ... -
Elementos estruturantes para a infraestrutura organizacional dos repositórios institucionais dos Institutos Federais brasileiros
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-Zona NorteOutroPrograma de Pós-graduação em Ciência da Informação - UFSCOutroIFRN, 2025-03-26)The Institutional Repositories (IR) are strategies of the Open Access movement in favor of the democratization of knowledge. The thesis research aims to recommend structural elements for the organizational infrastructure ... -
A materialização da educação inclusiva para o público-alvo da educação especial no âmbito dos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2025-08-01)This study falls under two types of formal education provided for by the National Education Guidelines and Framework Law: Special Education and Professional and Technological Education (EPT). The research analyzes the ... -
Programa de residência pedagógica no IFRN-Campus Currais Novos e as significações que os residentes atribuem aos fundamentos da educação profissional e tecnológica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralOutroDoutorado Acadêmico em Educação ProfissionalOutroIFRN, 2024-04-19)The thesis focuses on the Pedagogical Residency Program (PRP) at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN). It examines the PRP as a training space and its influence on meaning ... -
Luz em 7 tons: desenvolvimento de atividades com a temática luz para a educação infantil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralMestrado Profissional em Ensino de FísicaMestrado Profissional em Ensino de FísicaIFRN, 2018-06-29)The knowledge about optical is recurrently taught in the secondary education. Althought it is recommended to be introduced in the ninth grade, it hardly ever happens, given the range of contents in relation to the time. ... -
A política de formação inicial de professores para educação básica no Instituto Federal do Pará: conexões com a interiorização, a democratização e a singularidade da Amazônia paraense
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralOutroOutroIFRN, 2025-04-11)The object of study of this dissertation is the Brazilian policy of initial teacher training for Basic Education. The objective is to analyze the specificities of initial teacher training promoted by the Federal Institute ... -
Relações entre arte-música e educação profissional: um estudo sobre a representação social de professores de ensino médio do IFRN Jucurutu
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralOutroOutroIFRN, 2025-06-18)This Thesis is philosophically inspired by a Historical-Dialectic approach and methodologically based on the Theory of Social Representations. The object of investigation is the integrated curriculum in Music, practiced ... -
Memórias de professores de educação física e esporte
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralOutroOutroIFRN, 2025-06-02)This thesis has the memories and trajectories narrated by female professors of Physical Education (PE) of IFRN as its object of study. It was initiated by a problematization of women’s participation in sports, having ... -
Influência do balanço sedimentar nas desovas de tartarugas-de-pente (Eretmochelys imbricata)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2025-02-20)The hawksbill turtle (Eretmochelys imbricata) is a critically endangered species whose reproduction can be affected by coastal processes such as erosion and sediment accretion. In this context, the aim of this study was ... -
Avaliação processual da política dos institutos estaduais de educação profissional, tecnologia e inovação do Rio Grande do Norte
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2025-02-26) -
Influências da tecno-psicologia do trabalho na Escola Industrial de Natal (1940-1959)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2025-02-27)The Industrial School of Natal was created in 1942, by virtue of Decree-Law No. 4,127, of February 25, 1942, which established the regulations for the Industrial Lyceums to become Industrial Education establishments. ... -
Diagnóstico, medidas mitigadoras e a construção do plano de gestão de drenagem de águas pluviais: um estudo de caso no IFRN – Campus Natal Central
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2024-04-26)Efficient management of rainwater in urban environments is essential to prevent flooding, preserve infrastructure and ensure the well-being of the population. At IFRN Campus Natal-Central, the lack of an adequate drainage ... -
A aplicação do tinkercad no ensino de circuitos elétricos: desenvolvimento de uma sequência didática para uma abordagem interativa e prática.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Ensino de FísicaMestrado Profissional em Ensino de FísicaIFRN, 2025-03-07) -
Potencialidades para a implantação da coleta seletiva com inclusão socioprodutiva de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis em Parnamirim/RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2025-02-05)The problem of solid waste has gained notoriety due to the high generation and associated socio-environmental and economic problems. The proper management of this waste is a challenge for Brazilian municipalities, which ... -
Modelagem de sistemas de mobilidade sustentável
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2024-12-12) -
Educação profissional técnica de nível médio: uma análise da produção acadêmica e da matematização de seus indicadores de matrículas de 2007 a 2017
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2020-09-30)ABSTRACT High school Technical professional Education Level (HSTPEL), in Brazil (EPTNM), was resized according to Law nº 11.741, of July 16, 2008, as that modality that, linked to High School and attended to general ... -
Leituras históricas acerca de educação profissional na imprensa do Rio Grande do Norte
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2019-10-09)ABSTRACT The research from which this dissertation originated had as its general objective to analyze news published in the Potiguar press, aiming to systematize historical readings about education and professional ... -
Guia para modelagem de projetos aplicados à mobilidade sustentável
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2024-12-12)The concept of smart and sustainable cities has proven to be complex and grand, allowing it to be observed by different analytical currents and one of them relates to the construction of its digital model, focused on ... -
Intervenção didático-pedagógica para incentivo ao pensamento sustentável: uma abordagem sobre resíduos plásticos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2024-03-18)Education is the key to behavioral change in society, and schools play an important role in encouraging the development of values and attitudes committed to sustainability. The environment is a strategic issue for ... -
História e memória da ETFRN (1968-1998) e a gestão da professora Luzia Vieira de França
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroOutroIFRN, 2024-08-22)The Federal Technical School of Rio Grande do Norte (ETFRN), from 1968 to 1998, stood out as a reference in the institutional development of Professional Education in Rio Grande do Norte and in Brazil. Within this context, ...



















