Navegação Teses e Dissertações por data do documento
Itens para a visualização no momento 61-80 of 201
-
O IFRN no âmbito das políticas públicas de expansão dos Institutos Federais no Brasil: uma abordagem organizacional sobre o processo de democratização do Ensino Médio e Superior, a partir das representações de alunos, professores e gestores
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NortePortugalSão Gonçalo do AmaranteOutroOutroIFRN, 2016-07-22)The remarkable quantifiable growth the Federal Institute of Education for Science and Technology (IFRN) has passed through in recent years throughout Brazil has aroused the concern of researchers from around the country ... -
Avaliação de implementação do curso de graduação tecnológica em gestão de coopertivas – UFRN/PRONERA
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-08-12)This research aimed to evaluate the process of implementation of the Cooperative Manegment Technological Graduation Course offered by the Federal Institute of Colonization and Agrarian Reform (INCRA) and the Federal ... -
A leitura do texto literário na formação dos sujeitos da educação profissional: circulação, uso e a formação leitora de alunos do Ensino Médio Integrado do IFRN – Campus Natal Central
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-08-26)El estudio muestra lal ectura del texto literario como un elemento importante en la formación integral del hombre y de los diálogos con el campo de la literatura, con los estudiantes de la Escuela Secundaria Integrada ... -
Ensino de hidrostática voltada para irrigação de frutos e hortaliças, através da aprendizagem significativa
(Universidade Federal do CearáBrasilPau dos FerrosMestrado Profissional em Ensino de FísicaIFRN, 2016-09-23)Physics education has been changing over the years. Many official reports show that there are some needs to seek new teaching methods. Traditional method is not the most suitable to describe our reality. Keeping that in ... -
Sustentabilidade da bacia hidrográfica do rio Pitimbu-RN : proposta de indicadores e índice
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2016-10-06)This dissertation has the general objective to propose a watershed sustainability index, empirically validating the basin of the river Pitimbu-RN, in 2000 and 2015. For this purpose, defined sustainability indicators and ... -
Políticas para a formação de professores no Brasil: em busca de indícios de sua articulação com a Educação Profissional
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-11-30)This research had the objective to investigate how the public policies for teacher education in Brazil were developed, searching for evidences of their articulation with the policies of teacher education for Vocational ... -
Avaliação de software educacional nas escolas do Município de Natal, Brasil: concepção e desenvolvimento de instrumentos para certificação de qualidade
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NortePortugalNatal - Cidade AltaOutroOutroIFRN, 2016-12-15)The democratization of science and technology is part of the human rights role, befits the constitutional provisions and the state's duty to encourage the inclusion of ICT, scientific and technological training. This study ... -
O Programa Nacional Mulheres Mil no contexto das políticas públicas de educação profissional no Brasil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-02-20)The Women´s National Program “Mulheres Mil” is analyzed in the context of the national public policies of Professional Education and it was verified which advances and challenges were accomplished, ... -
O ensino profissional do Rio Grande do Norte: indícios da ação do Estado de 1908 a 1957
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-02-21)This dissertation aims to understand how professional education was configured in Rio Grande do Norte between 1908 and 1957. And as specific objectives: to map the deliberations for the professional education in the ... -
A Educação Profissional na campanha de pé no chão também se aprende a ler: de pé no chão também se aprende uma profissão
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-03-30)This dissertation is a part of the history of vocational Professional Education materialized in the core of the campaign Barefoot, We Also Learn to Read (De Pé No Chão Também Se Aprende a Ler). It aims at promoting the ... -
A Unidade de Ensino Descentralizada da ETFRN em Mossoró/RN: contextualização histórica e práticas de formação
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-03-31)During the first term of President José Sarney (1985-1990) and the first expansion of the Vocational Professional Education in Brazil, the first Decentralized Teaching Unit (Unidade de Ensino Descentralizada – UNED) of ... -
Ensino técnico profissionalizante no ensino técnico profissionalizante no centro de ensino de 2° grau professor Anísio Teixeira: uma análise histórica das práticas pedagógicas (1974 A 1985)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-04-10)This dissertation deals with a historical analysis of the pedagogical practices of the Secondary Education Center Professor Anísio Teixeira, with a temporal cut in the years 1974-1985. Its specific objectives are to ... -
Mapeamento de manchas de óleo e graxa na zona portuária de Natal-RN utilizando técnicas de geoprocessamento e análise química de água
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2017-04-20)This work mapped oil and grease stains in the Natal-RN port area in the months of october, november and december of 2016 year through geoprocessing techniques and chemical analysis of water samples. The methodology for ... -
Diagnóstico ambiental de comunidades rurais da microbacia do Rio Cobra para fins de planejamento na perspectiva da mitigação
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2017-05-11)This study had as general objective to elaborate the environmental diagnosis in rural communities, Currais Novos, Recanto e Zagarelhas, located in Cobra River Micro Basin, in the city of Jardim do Seridó, with planning ... -
Proposta de indicadores para avaliação de impacto ambiental de parques eólicos na percepção dos habitantes: o caso do Assentamento Zumbi/Rio do Fogo-RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2017-05-18)The present study was based on the absence of indicators and the environmental perception of local agents directly affected in the evaluation of the environmental impacts of wind farms, analyzing the case of a settlement ... -
Diagnóstico dos resíduos sólidos e desperdícios de uma cerâmica vermelha para implementação de técnicas de produção mais limpa
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2017-05-18)Despite the current evidence of sustainability discussions, few scientific studies or environmental and process diagnoses have been produced with regard to the generation of solid waste and the wastage of inputs in the red ... -
Políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência na educação profissional: ações e possibilidades no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-05-18)This research is an analysis of inclusive education policies implemented in Brazil, with emphasis on the processes of inclusion of people with disabilities in the Professional Education at the Federal Network of Professional ... -
Estudo do conceito de serendipidade como base para novas abordagens ao problema da convergência prematura
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilParnamirimOutroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de ComputaçãoOutroIFRN, 2017-07-01)In the literature, it is common to find many engineering problems which are used to present the effectiveness of the optimization algorithms. Several methods of Bio-Inspired Computing have been proposed as a solution in ... -
Estudo do potencial de formação de trihalometanos na água da Lagoa de Extremoz - RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2017-07-13)Trihalomethanes formation potential (THMFP) have been used to evaluate the possibility of disinfection byproduct (DBP) formation by chlorination during the water treatment process. Trihalomethanes (THM) represents the ... -
Sustentabilidade corporativa: definição de indicadores para o setor energético e avaliação de distribuidoras de energia elétrica no Brasil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2017-07-14)The theme of sustainable development is recent and has been disseminated in various sectors of the economy, involving the need to adopt sustainable practices through the use of systems of indicators of corporate sustainability ...