Navegação por autor "Azevedo, Márcio Adriano de"
Itens para a visualização no momento 1-16 of 16
-
Análise da evasão no curso de licenciatura em física do IFRN – Campus Caicó
Santos, Cláudia Rejane dos; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=D33ECB1CD2CB277D538C700F1E8CF51F# (Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilCaicóIFRN, 2022-05-31)No presente estudo buscou-se identificar quais os principais motivos da evasão Licenciatura em Física do IFRN/Campus Caicó, no período de 2012 a 2018. Para isso, além de dados coletados na ferramenta de controle e registro ... -
Análise do ensino médio com base em índices e indicadores: o que mostram os números em Caicó/RN?
Medeiros, Neftali Tarsis Fernandes de; Azevedo, Márcio Adriano de (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCaicóIFRN, 2023-11-16)- -
Avaliação de implementação do curso de graduação tecnológica em gestão de coopertivas – UFRN/PRONERA
Arruda, Eloisa Varela Cardoso de; http://lattes.cnpq.br/0235267771601117 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-08-12)This research aimed to evaluate the process of implementation of the Cooperative Manegment Technological Graduation Course offered by the Federal Institute of Colonization and Agrarian Reform (INCRA) and the Federal ... -
Avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar na educação profissional: triangulando indicadores no IFRN e no IFSULDEMINAS
Santos, Giselle Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/5703948604725347 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-08-29)The National School Meal Program is considered the main food program in Brazil and it is a public policy recognized as one of the most relevant and long lasting. Due to its recent implementation in the Federal Network of ... -
A educação profissional do campo e a questão agrária: outras reflexões
Azevedo, Márcio Adriano de; Azevedo, Igor Rasec Batista de; Azevedo, Patrícia Ramanna Oliveira de Lira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2015) -
Formação e docência de professores bacharéis na educação profissional e tecnológica no IFRN: uma interface dialógica emancipatória
Barros, Rejane Bezerra; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795952U8 (Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilReitoriaOutroOutroUFRN, 2016)This study deals with teachers’ training and the didactical-pedagogical work of bachelor teachers in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN). By bachelor teachers here it ... -
A formação política dos estudantes do ensino médio integral do IFRN - CNAT
Magalhães, Ricardo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0270551679016078 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-07-01)ABSTRACT The process of globalization, financialization and the flexible accumulation form are intrinsic aspects of the diversification of the capitalist mode of production, shifting values and concepts from the society ... -
Formação tecnológica em gestão desportiva e de lazer nos institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica
Souza, Marta Mariane Ferreira Gomes de; https://orcid.org/0000-0003-1081-748X; http://lattes.cnpq.br/9689394560027435 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2023-02-09)ABSTRACT This research is part of the field of Professional Education (PE) studies, focusing on the production of knowledge about professional training in Sport and Leisure. The study aimed to evaluate and compare the ... -
Gestão e avaliação das políticas públicas para educação profissional articulada ao ensino médio (2000-2010)
Lima, Erika Roberta Silva de; Silva, Lenina Lopes Soares; Azevedo, Márcio Adriano de (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2015)The paper presents a discursion about the management and evaluation of public policies, with a focus on public policy for the high school and professional education 2000 to 2010 sought to understand how these policies are ... -
Histórico, perspectivas e desafios do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
Arruda, Eloisa Varela Cardoso de; Azevedo, Márcio Adriano de; Cacho, Mylenna Vieira; Medeiros, Dayvyd Lavaniery Marques de (Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2015-12-28)This work is to present the historical scope, prospects and challenges of the program National Education in Agrarian Reform - PRONERA, a public policy education, performed by Ministry of Agrarian Development - MDA, through ... -
Manual de processos relacionados a pesquisa, inovação e publicações
Virgínio, Darlyne Fontes; Azevedo, Márcio Adriano de; Martins, Rodrigo Siqueira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilReitoriaIFRN, 2018-06-12) -
O plano de formação continuada dos servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Plafor): da necessidade á invisibilidade
Santos, Tatiana Dantas dos; https://orcid.org/0000-0002-8856-2782; http://lattes.cnpq.br/6447235773398248 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2023-09-15)ABSTRACT This research deals with the presentation and evaluation of the Continuing Training Plan for Employees of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (Plafor), established in ... -
Plano nacional de educação e o decreto nº 7.352/ 2010: metas e estratégias para educação (profissional) do campo
Arruda, Eloisa Varela Cardoso de; Azevedo, Márcio Adriano de (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2015) -
Políticas para a formação de professores no Brasil: em busca de indícios de sua articulação com a Educação Profissional
Silva, Maria do Socorro da; http://lattes.cnpq.br/0059110378589505 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-11-30)This research had the objective to investigate how the public policies for teacher education in Brazil were developed, searching for evidences of their articulation with the policies of teacher education for Vocational ... -
O Programa Nacional Mulheres Mil no contexto das políticas públicas de educação profissional no Brasil
Rocha, Rita de Cassia; http://lattes.cnpq.br/6940678320234781 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-02-20)The Women´s National Program “Mulheres Mil” is analyzed in the context of the national public policies of Professional Education and it was verified which advances and challenges were accomplished, ... -
Projetos integradores no IFRN: reflexões sobre os documentos norteadores e o contexto da prática no campus Mossoró
Santos, Luiz Antonio da Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0105804260500225 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróOutroPrograma de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO)OutroIFRN, 2018-12-22)The present work is part of the research line of Human and Social Sciences Teaching (POSENSINO) and seeks to present an analysis on the Integrative Projects at the IFRN, Mossoró Campus. In this way, we try to answer the ...