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dc.creatorSouza, Francisco das Chagas Silva
dc.creatorPereira, Ulisséia Ávila
dc.creatorRodrigues, Iaponira da Silva
dc.date.accessioned2017-02-10T16:52:42Z
dc.date.available2016-12-01
dc.date.available2017-02-10T16:52:42Z
dc.date.issued2016-12-01
dc.identifier.citationSOUZA, Francisco das Chagas Silva; PEREIRIA, Ulisséia Ávila; RODRIGUES, Iaponira da Silva. Ensino médio integrado e formação docente: impasses e proposições. Dialogica, São Paulo, n. 24, p. 25-37, jul./dez. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1677-1303pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/914
dc.description.abstractBrazilian education presents as a mark the divorce between general education and professional formation, theory and practice. This paper presents the Integrated High School (EMI) as a possibility of over coming this historical duality and discusses the relevance of the training of teachers who work or will work in Professional Education, with emphasis on EMI. The methodology consisted of a literature review. From this, we discuss the grounds on which EMI is based, the challenges to its implementation and proposals for teacher training that enable them to develop practices that promote the articulation between general education and professional formation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofDialogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDualidadept_BR
dc.titleEnsino médio integrado e formação docente: impasses e proposiçõespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMossorópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.citation.issue24pt_BR
dc.citation.spage25pt_BR
dc.citation.epage38pt_BR
dc.identifier.doi10.5585pt_BR
dc.description.resumoA educação brasileira apresenta como marca o divórcio entre a formação geral e a profissional, a teoria e a prática. Neste artigo, apresentamos o Ensino Médio Integrado (EMI) como uma possibilidade de superação dessa dualidade histórica e discutimos a relevância da formação dos docentes que atuam ou atuarão na Educação Profissional, com destaque para o EMI. A metodologia constou de uma revisão de literatura. A partir desta discutimos os fundamentos em que se assentam o EMI, os desafios para a sua implementação e as proposições para uma formação de professores que os torne capazes de desenvolver práticas que promovam a articulação entre a formação geral e a profissional.pt_BR


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