dc.creator | Souza, Francisco das Chagas Silva | |
dc.creator | Pereira, Ulisséia Ávila | |
dc.creator | Rodrigues, Iaponira da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-02-10T16:52:42Z | |
dc.date.available | 2016-12-01 | |
dc.date.available | 2017-02-10T16:52:42Z | |
dc.date.issued | 2016-12-01 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Francisco das Chagas Silva; PEREIRIA, Ulisséia Ávila; RODRIGUES, Iaponira da Silva. Ensino médio integrado e
formação docente: impasses e proposições. Dialogica, São Paulo, n. 24, p. 25-37, jul./dez. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1677-1303 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/914 | |
dc.description.abstract | Brazilian education presents as a mark the divorce between general education and
professional formation, theory and practice. This paper presents the Integrated High School
(EMI) as a possibility of over coming this historical duality and discusses the relevance of the
training of teachers who work or will work in Professional Education, with emphasis on EMI.
The methodology consisted of a literature review. From this, we discuss the grounds on which EMI is based, the challenges to its implementation and proposals for teacher training that
enable them to develop practices that promote the articulation between general education and
professional formation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Dialogia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Dualidade | pt_BR |
dc.title | Ensino médio integrado e formação docente: impasses e proposições | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Mossoró | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.citation.issue | 24 | pt_BR |
dc.citation.spage | 25 | pt_BR |
dc.citation.epage | 38 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.5585 | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação brasileira apresenta como marca o divórcio entre a formação geral e a profissional, a teoria e a prática. Neste artigo, apresentamos o Ensino Médio Integrado (EMI) como uma possibilidade de superação dessa dualidade histórica e discutimos a relevância da formação dos docentes que atuam ou atuarão na Educação Profissional, com destaque para o
EMI. A metodologia constou de uma revisão de literatura. A partir desta discutimos os fundamentos em que se assentam o EMI, os desafios para a sua implementação e as proposições para uma formação de professores que os torne capazes de desenvolver práticas que promovam a articulação entre a formação geral e a profissional. | pt_BR |