dc.creator | Fernandes, Francisco C. M. | |
dc.date.accessioned | 2017-02-10T16:30:25Z | |
dc.date.available | 2017-02-10T16:30:25Z | |
dc.date.issued | 2016-12-31 | |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Francisco C. M. As débeis articulações como referência de gestão dos institutos federais. Revista Holos, Natal, ano 2, v. 32, p. 02-20, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1807-1600 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/913 | |
dc.description.abstract | Both bureaucratic and anarchic under tension of a matrix structure with anchoring between centralization and decentralization, educational organization Federal Institute comprises multiple dimensions and images, demands weak articulations to function properly, and structurally fits and can be matched, in terms of parameters, the configuration of a Divisionalized Structure (Mintzberg, 1995). The field of stresses and forces relations created between the central administration, multicampi management and school communities, most of the time stable, arising out consensus and accommodation, nurture, too, instabilities and conflicts. This picture is coherent with the understanding expounded by Weick (1976) that in contrast to the prevailing image that elements in organizations are coupled through dense and tight connections, in practice, these elements are only weakly connected to each other, that is, they are constituted in a "loosely coupled system". | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Holos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acoplamentos fracos | pt_BR |
dc.subject | Anarquia organizada | pt_BR |
dc.subject | Burocracia | pt_BR |
dc.subject | Gestão interdependente | pt_BR |
dc.subject | Multicampi | pt_BR |
dc.title | As débeis articulações como referência de gestão dos institutos federais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Reitoria | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.citation.volume | 10 | pt_BR |
dc.citation.issue | 32 | pt_BR |
dc.citation.spage | 02 | pt_BR |
dc.citation.epage | 20 | pt_BR |
dc.description.resumo | Simultaneamente burocrática e anárquica, sob tensões de uma estruturação matricial com ancoragem entre centralização e descentralização, a organização educacional Instituto Federal abrange múltiplas dimensões e imagens, demanda articulações fracas para funcionar adequadamente, e estruturalmente, enquadra-se e pode ser igualado, em termos de parâmetros, à configuração de uma Estrutura Divisionalizada (MINTZBERG, 1995). O campo de tensões e de relações de forças que se cria entre a administração central, a gestão multicampi e as comunidades escolares, na maioria do tempo de estabilidade, advinda de consensos e acomodações, oportunizam, também, instabilidades e conflitos. Essa imagem é coerente com a compreensão exposta por Weick (1976) de que em contraste com a imagem predominante de que elementos em organizações são acoplados através de ligações densas e apertadas, na prática, esses elementos são, apenas, fracamente conectados uns aos outros, ou seja, constituem-se em um “sistema debilmente articulado”. | pt_BR |