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dc.creatorLima, José Gllauco Smith Avelino de
dc.creatorCosta, Joicy Suely Galvão da
dc.creatorPernambuco, Marta Maria Castanho Almeida
dc.date.accessioned2016-08-05T17:08:40Z
dc.date.available2016-07-26
dc.date.available2016-08-05T17:08:40Z
dc.date.issued2012-05-31
dc.identifier.citationLIMA, J. G. S. A.; COSTA, J. S. G.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino médio e interdisciplinaridade: reflexões sobre o ensino de sociologia. Holos, Natal, ano 28, v. 2, p. 174-183, maio 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1807-1600pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/873
dc.description.abstractThe Interdisciplinarity is debate in educational environment for a long time. In the context of this discussion, the need expressed by most responsible for curriculum organization is the need for the elaboration of interdisciplinary educational practices. The speeches, they seem, are always the same: "you have to work interdisciplinary"; "Interdisciplinarity constructs a fuller knowledge"; or even, "Our school works through interdisciplinary projects". But, after all, what is interdisciplinarity? What is its importance to the reconfiguration of the learning and teaching? What is its relevance within educational practices developed in high school? These are some of the questions motivating this work, which focuses especially on the analysis of the integration of sociological knowledge and of other subjects members of the high school curriculum, with a view to tecitura critical considerations on the problems at hand. It is located in the reflection study methodologically qualitative and quantitative of the pre-test results of searching "the situation of teaching sociology at the high school of Rio Grande do Norte-Brazil", carried out by the research group Culture politics and education, Department of social sciences of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), in partnership with the Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) and the Social Science Research Laboratory (LAPIS-UFRN)on the occasion of the XIV National Congress of sociologists, the VII national meeting of Social Sciences courses and I national seminar of education in social sciences, held in April 2008. Brings as a general reorganization of both curricular teacher training courses on how to organize the high school, so as to break with the distribution of subjects by isolated departments and with the teaching of teachers who are teaching behaviors without the necessary reflection.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofHolospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola. Ensino médio. Ensino de sociologia. Interdisciplinaridade. Organização curricular.pt_BR
dc.titleEnsino médio e interdisciplinaridade: reflexões sobre o ensino de Sociologiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSão Paulo do Potengipt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.citation.volume2pt_BR
dc.citation.issue28pt_BR
dc.citation.spage174pt_BR
dc.citation.epage183pt_BR
dc.description.resumoA interdisciplinaridade constitui debate no meio educacional há bastante tempo. No âmbito dessa discussão, o imperativo explicitado por grande parte dos responsáveis pela organização curricular é o da necessidade da elaboração de práticas pedagógicas interdisciplinares. Os discursos, ao que parecem, são sempre os mesmos: “É preciso trabalhar de modo interdisciplinar”; “A interdisciplinaridade constrói um conhecimento mais completo”; ou ainda, “Nossa escola trabalha através de projetos interdisciplinares”. Mas, afinal, o que é interdisciplinaridade? Qual a sua importância para a reconfiguração do aprender e do ensinar? Qual a sua relevância no interior das práticas educativas desenvolvidas no Ensino Médio? Estes são alguns dos questionamentos motivadores deste trabalho, o qual se debruça, especialmente, sobre a análise da integração dos conhecimentos sociológicos e os de outras disciplinas integrantes do currículo do Ensino Médio, com vistas à tecitura de considerações críticas sobre a problemática em apreço. Trata-se de um estudo metodologicamente situado na reflexão qualitativa e quantitativa dos resultados do pré- teste da pesquisa “A Situação do Ensino de Sociologia na Escola de Ensino Médio do Rio Grande do Norte/Brasil”, realizada pelo Grupo de Pesquisa Cultura Política e Educação, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e o Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais (LAPIS-UFRN), em ocasião do XIV Congresso Nacional dos Sociólogos, do VII Encontro Nacional de Cursos de Ciências Sociais e do I Seminário Nacional de Educação em Ciências Sociais, realizados em abril de 2008. Traz como considerações gerais a necessidade de uma reorganização curricular tanto dos cursos de formação de professores quanto do modo como se organiza o Ensino Médio, de modo a romper com a distribuição de disciplinas por departamentos isolados e com o ensino de professores que repetem comportamentos pedagógicos sem a necessária reflexão.pt_BR


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