Mostrar registro simples

dc.creatorPaula, Joaracy Lima de
dc.date.accessioned2016-07-29T11:25:40Z
dc.date.available2016-07-15
dc.date.available2016-07-29T11:25:40Z
dc.date.issued2016-05-20
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/849
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambiental; Formação humana integral; Educação profissional; Gestão ambiental; Pesquisa-ação.pt_BR
dc.titleEducação ambiental como elemento necessário à formação humana integral: trilhando caminhos possíveis na educação profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1176092433048109pt_BR
dc.contributor.advisor1Henrique, Ana Lúcia Sarmento
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0475297305451211pt_BR
dc.contributor.referee1Henrique, Ana Lúcia Sarmento
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0475297305451211pt_BR
dc.contributor.referee2Gonzaga, Magnus José Barros
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7072256973046545pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Narla Sathler Musse de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2477295938118466pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Francisco das Chagas Silva
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7340894360051987pt_BR
dc.contributor.referee5Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoRESUMO O atual regime de produção capitalista tem a seu dispor os avanços científico-tecnológicos. No entanto, na conjuntura das primeiras décadas do século XXI, faz-se necessário pensar a tecnologia a serviço da qualidade de vida dos sujeitos, bem como da redução da degradação ambiental, indispensável à sobrevivência humana. Nesse cenário, o desenvolvimento da criticidade em relação às múltiplas conexões da dinâmica social, política, histórica, econômica e ambiental é fundamental à formação humana integral dos sujeitos. Com base nisso, resolvemos empreender uma pesquisa-ação política socialmente crítica, objetivando contribuir para a formação integral dos discentes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no Campus Natal Central (CNAT), no ano letivo de 2014, de modo a ressignificar suas práticas ambientais para que, no exercício de sua profissão, enquanto gestores ambientais e, portanto, também educadores ambientais, possam ressignificar a prática de outros sujeitos. Essa contribuição se deu a partir da mediação docente em situações de leitura e produção de mídias. Para tanto, fizemos uso da pesquisa bibliográfica e documental, da aplicação de questionário inicial e final com os sujeitos, da observação participante e de uma intervenção, que se materializou no período do estágio de docência (2014.2). Dentre os autores utilizados, podemos citar: Barbier (2004), Belloni (2005), Harvey (1993), Loureiro (2008), Manfredi (2002), Moura e Azevedo (2014) e Rojo (2009 e 2012). Ao final, identificamos avanços no que tange à percepção dos sujeitos quanto às implicações do modo de produção capitalista sobre o meio ambiente e quanto ao conceito de sustentabilidade, mudança percebida nas produções escritas dos estudantes e nas respostas ao questionário final. Mas, quanto à postura dos sujeitos e sua concepção de meio ambiente, percebemos que pouco mudou, o que aponta para uma longa estrada a ser percorrida em relação ao processo de ensino e aprendizagem acerca da educação ambiental para que essa se reflita sobre as ações dos sujeitos na Educação Profissional.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples