dc.creator | Paula, Joaracy Lima de | |
dc.date.accessioned | 2016-07-29T11:25:40Z | |
dc.date.available | 2016-07-15 | |
dc.date.available | 2016-07-29T11:25:40Z | |
dc.date.issued | 2016-05-20 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/849 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental; Formação humana integral; Educação profissional; Gestão ambiental; Pesquisa-ação. | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental como elemento necessário à formação humana integral: trilhando caminhos possíveis na educação profissional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1176092433048109 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Henrique, Ana Lúcia Sarmento | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0475297305451211 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Henrique, Ana Lúcia Sarmento | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0475297305451211 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gonzaga, Magnus José Barros | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7072256973046545 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Narla Sathler Musse de | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2477295938118466 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Souza, Francisco das Chagas Silva | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/7340894360051987 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Silva, Lenina Lopes Soares | |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/1487610808390702 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Educação Profissional | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Educação Profissional | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | RESUMO
O atual regime de produção capitalista tem a seu dispor os avanços científico-tecnológicos. No entanto, na conjuntura das primeiras décadas do século XXI, faz-se necessário pensar a tecnologia a serviço da qualidade de vida dos sujeitos, bem como da redução da degradação ambiental, indispensável à sobrevivência humana. Nesse cenário, o desenvolvimento da criticidade em relação às múltiplas conexões da dinâmica social, política, histórica, econômica e ambiental é fundamental à formação humana integral dos sujeitos. Com base nisso, resolvemos empreender uma pesquisa-ação política socialmente crítica, objetivando contribuir para a formação integral dos discentes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no Campus Natal Central (CNAT), no ano letivo de 2014, de modo a ressignificar suas práticas ambientais para que, no exercício de sua profissão, enquanto gestores ambientais e, portanto, também educadores ambientais, possam ressignificar a prática de outros sujeitos. Essa contribuição se deu a partir da mediação docente em situações de leitura e produção de mídias. Para tanto, fizemos uso da pesquisa bibliográfica e documental, da aplicação de questionário inicial e final com os sujeitos, da observação participante e de uma intervenção, que se materializou no período do estágio de docência (2014.2). Dentre os autores utilizados, podemos citar: Barbier (2004), Belloni (2005), Harvey (1993), Loureiro (2008), Manfredi (2002), Moura e Azevedo (2014) e Rojo (2009 e 2012). Ao final, identificamos avanços no que tange à percepção dos sujeitos quanto às implicações do modo de produção capitalista sobre o meio ambiente e quanto ao conceito de sustentabilidade, mudança percebida nas produções escritas dos estudantes e nas respostas ao questionário final. Mas, quanto à postura dos sujeitos e sua concepção de meio ambiente, percebemos que pouco mudou, o que aponta para uma longa estrada a ser percorrida em relação ao processo de ensino e aprendizagem acerca da educação ambiental para que essa se reflita sobre as ações dos sujeitos na Educação Profissional. | pt_BR |