Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Iaponira da Silva
dc.date.accessioned2016-04-15T16:38:59Z
dc.date.available2016-04-15
dc.date.available2016-04-15T16:38:59Z
dc.date.issued2016-03-27
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/793
dc.description.abstractThis research aims at analyzing the academic and professional trajectories of teachers in high school integrated course - Mechatronics Technician at Campus Parnamirim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Based on this study, we discussed about how the teachers have developed the articulation between propaedeutic and professional teaching. Therefore, this research investigative and qualitative using semi-structured interviews with eight teachers from four different areas. The interviews were recorded, transcribed and analyzed. The theoretical reference is based on scholars from the professional education area, more precisely from teachers’ formation and pedagogical practices, in lato and this type of teaching as follows: Gaudêncio Frigotto, Acácia Z. Kuenzer, Maria Ciavatta, Dante H. Moura, Maurice Tardif, Francisco Imbérnon, Antônio Nóvoa, Selma G. Pimenta e Maria do Rosário Franco among others. The results point out the difficulties from teachers to materialize, through their practices, the integrated high school subjects programs. Such limitations are connected with the lack of academic formation on professional education and the integrated curriculum, the necessity of more time and facilities in order to establish a bigger and better dialogue and interaction between the teachers from different areas, difficulties in developing practices toward interdisciplinary pedagogical practices and the superficial knowledge about matters such as the objective, the nature and the programs of the technical courses they teach. Thus, we emphasize the necessity of the building and reinforcing actions and facilities that allow discussions, reflections and planning so that the integration between propaedeutic and professional knowledge can actually occur.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissional. Ensino Médio Integrado. Formação Docente. Práticas Pedagógicas.pt_BR
dc.titleTrajetórias acadêmica e profissional de professores licenciados do campus Parnamirim (IFRN): saberes e práticas docentes no ensino médio integradopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4422874A5pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Francisco das Chagas Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778449E3pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Francisco das Chagas Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778449E3pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Ulisséia Ávila
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704887Zpt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, José Mateus do
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760199Y2pt_BR
dc.contributor.referee4Neta, Olívia Morais de Medeiros
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758901A6pt_BR
dc.contributor.referee5Oliveira, Vivianne Souza de
dc.contributor.referee5Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777242Z1pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentParnamirimpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo analisar as trajetórias acadêmica e profissional de professores licenciados que atuam no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Mecatrônica no Campus Parnamirim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A partir do estudo desse processo formativo, discutimos como esses professores têm desenvolvido, em suas práticas pedagógicas, a articulação entre a formação geral e a profissional. Portanto, a pesquisa se insere na linha de pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional. Trata-se de uma investigação qualitativa, com o uso de entrevistas semi-estruturadas com 8 docentes das quatro áreas do Ensino Médio. As entrevistas foram gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas para análise dos seus conteúdos. A fundamentação teórica se deu com base nas contribuições de autores do campo da Educação Profissional, mais especificamente no campo da Formação de Professores e das Práticas Pedagógicas, em sentido lato e nessa modalidade de ensino, a saber: Gaudêncio Frigotto, Acácia Z. Kuenzer, Maria Ciavatta, Dante H. Moura, Maurice Tardif, Francisco Imbérnon, Antônio Nóvoa, Selma G. Pimenta e Maria do Rosário Franco, dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam para as dificuldades dos professores em materializar, nas suas práticas, a proposta de Ensino Médio Integrado. Estas limitações têm relação com vários fatores, tais como: a ausência de uma formação acadêmica para trabalhar com a Educação Profissional e com o currículo integrado, a carência de espaços e tempos necessários para se estabelecer diálogos e maior integração entre professores das diferentes áreas, as dificuldades em desenvolver práticas que caminhem para a interdisciplinaridade, o conhecimento superficial sobre questões como a proposta, a natureza, e a matriz do curso no qual lecionam. Portanto, ressaltamos a necessidade de se construir e fortalecer ações e espaços que permitam discussões, reflexões e planejamentos para que ocorra de fato a integração entre a Formação Geral e a Profissional.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples