dc.creator | Silva, Luzinete Moreira da | |
dc.date.accessioned | 2016-03-15T11:52:12Z | |
dc.date.available | 2016-03-15 | |
dc.date.available | 2016-03-15T11:52:12Z | |
dc.date.issued | 2015-08-04 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/784 | |
dc.description.abstract | This work is the result of a study on the significant pedagogical practices in Technical Course of Building Proeja at IF SERTÃO – PE, Campus Petrolina. Opportunity in which pedagogical practice is conceptualized as any planned action, aiming to educate and that receives influence of various factors, here we name as mobilizing elements of teaching practices. It is a qualitative research that used aspects of the methodology of the Comprehensive Interview (KAUFMANN, 2013) to analyze oral speeches of the speakers, graduating students of the Technical Course of Building Proeja, which aimed to understand the meanings attributed to the pedagogical practices and their mobilizing elements. The relevance of the study is the findings from the sensitive listening to the speeches of students on pedagogical practices, here identified as arbitrary, consensus or significant (Bourdieu, 2007). The mobilizing elements of meaningful pedagogical practices have been identified as those coated with symbolic value to learners of Proeja, because they are considered relevant to the integral human formation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Proeja. Prática pedagógica significativa. Formação humana integral. | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas significativas no curso de edificações Proeja do IF Sertão-PE campus Petrolina | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6011604312684514 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, José Mateus | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9176401714554967 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, José Mateus | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Educação Profissional | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Educação Profissional | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho é fruto do estudo sobre as práticas pedagógicas significativas no Curso Técnico em Edificações Proeja do IF SERTÃO – PE, Campus Petrolina. Oportunidade em que se conceitua prática pedagógica como toda a ação planejada, com o objetivo de educar e que recebe influência de diversos fatores, que aqui nomeamos como elementos mobilizadores de práticas pedagógicas. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou aspectos da metodologia da Entrevista Compreensiva (KAUFMANN, 2013) para análise dos discursos orais dos interlocutores, educandos concluintes do Curso Técnico em Edificações Proeja, que buscou compreender os sentidos atribuídos às práticas pedagógicas e seus elementos mobilizadores. A relevância do estudo está nas descobertas feitas a partir da escuta sensível dos discursos dos educandos sobre as práticas pedagógicas, aqui identificadas como arbitrárias, de consenso ou significativas (BOURDIEU, 2007). Os elementos mobilizadores de práticas pedagógicas significativas foram identificados como aqueles revestidos de valor simbólico para os educandos do Proeja, isto porque considerados relevantes para a formação humana integral. | pt_BR |