Mostrar registro simples

dc.creatorSousa, Roney
dc.date.accessioned2016-02-29T19:50:44Z
dc.date.available2016-03-01
dc.date.available2016-02-29T19:50:44Z
dc.date.issued2015-12-21
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/773
dc.description.abstractIn teaching physical and natural sciences, there are several studies that indicate the strong presence of spontaneous concepts in cognitive structure of high school students and even among teachers that level of basic education. This study aims to diagnose spontaneous conceptions and cause the students, within limits and some possibilities, cognitive conflict on the subject microgravity. In reviewing the literature, only we highlight the concepts that are related to the theme microgravity. Working in a constructivist perspective, based on the theory of Piaget balancing, discussing issues related to the theme proposed by videos that have been produced in the laboratory from an experiment designed to simulate the microgravity environment. Were also used Other Videos paragraph contextualization do subject. The use of videos in the classroom, In addition to the possibility of offers - them virtually, is currently presented as a powerful tool in the process of teaching and learning. The effectiveness of the product with regard to learning in the classroom, was tested by applying a questionnaire. The results were used to show the evolution of the cognitive structure of students by means of graphs. We conclude that innovative approaches to teaching in general and more specifically to the teaching of physics are actions which contribute significantly to improving basic education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Física, Vídeo em sala de aula, microgravidade, Piagetpt_BR
dc.titleConstrução de um experimento para o ensino de microgravidade com uso de vídeospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6303974202811886pt_BR
dc.contributor.advisor1Neto, Calistrato
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7506152108868698pt_BR
dc.contributor.referee1Neto, Calistrato
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7506152108868698pt_BR
dc.contributor.referee2Marinho, George
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0490476694313938pt_BR
dc.contributor.referee3Borges, Jacques
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1988820873125145pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Melquisedec
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6674115023139208pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.cnpqFísica Experimentalpt_BR
dc.description.resumoNo ensino de física e das ciências naturais, existem várias pesquisas que indicam a forte presença de concepções espontâneas na estrutura cognitiva dos estudantes do ensino médio e até entre docentes desse nível da educação básica. Este trabalho tem como objetivo diagnosticar as concepções espontâneas e provocar nos alunos, dentro de alguns limites e de algumas possibilidades, o conflito cognitivo acerca do tema microgravidade. Na revisão da literatura, destacamos somente as concepções que estão relacionadas ao tema microgravidade. Trabalhando numa perspectiva construtivista, baseada na teoria da equilibração de Piaget, abordamos questões relacionadas ao tema proposto por meio de vídeos que foram produzidos em laboratório a partir de um experimento desenvolvido para simular o ambiente de microgravidade. Também foram utilizados outros vídeos para contextualização do assunto. O uso de vídeos em sala de aula, somado à possibilidade de disponibilizá-los virtualmente, se apresenta atualmente como uma ferramenta poderosa no processo de ensino e aprendizagem. A eficácia do produto, no tocante à aprendizagem em sala de aula, foi testada por meio da aplicação de um questionário. Os resultados obtidos serviram para mostrar a evolução na estrutura cognitiva dos alunos por meio de gráficos. Concluímos que estratégias inovadoras para o ensino de uma forma geral e mais especificamente para o ensino de física são ações que contribuem consideravelmente para melhoria da educação básica.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples