dc.creator | Costa, Roberto Douglas | |
dc.creator | Lima, Rommel Wladimir | |
dc.creator | Silva, Thiago Reis | |
dc.creator | Marques, Carla Katarina de Monteiro | |
dc.creator | Lima, Marcos Vinicius de Andrade | |
dc.creator | Ferreira, Karl Hansimuller Alelaf | |
dc.date.accessioned | 2016-02-03T14:35:50Z | |
dc.date.available | 2013-12-01 | |
dc.date.available | 2016-02-03T14:35:50Z | |
dc.date.issued | 2013-12-01 | |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/744 | |
dc.description.abstract | The rapidly increasing use of computers in schools in various school levels,
has encouraged teachers and educators to use new technologies in teaching and
learning, for example, Learning Objects. Therefore, this article aims to present the
Object of Learning - Content Map, developed in the Virtual Learning Environment
MOODLE and centered teaching-learning process, using the SCORM standard, based
on the tools located in the teaching-learning and statements based on pedagogical
theories. For this, the pedagogical tools: Content Map and Dependency Map, which is
developing a methodology for planning disciplines, are thought of as models for
Learning Objects. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Um objeto de aprendizagem com ênfase no planejamento para o Moodle | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Objetos de Aprendizagem, SCORM, Ensino-aprendizagem, MOODLE, Planejamento. | pt_BR |
dc.title | Um objeto de aprendizagem com ênfase no planejamento para o Moodle | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação a Distância | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.citation.volume | 11 | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 10 | pt_BR |
dc.description.resumo | A crescente expansão do uso de computadores nas escolas, nos mais diversos
níveis escolares, vem incentivado professores e educadores a utilizar as novas
tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem, como, por exemplo, os Objetos de
Aprendizagem. Portanto, este artigo tem como objetivo apresentar o Objeto de
Aprendizagem – Mapa de Conteúdo, desenvolvido no Ambiente Virtual de
Aprendizagem MOODLE e centrado no processo de ensino-aprendizagem, utilizando o
padrão SCORM, com base em ferramentas situadas no processo de ensinoaprendizagem
e fundamentadas em teorias pedagógicas consolidadas. Para isso, as
ferramentas pedagógicas: Mapa de Conteúdos e Mapa de Dependências, cujo
desenvolvimento é uma metodologia de planejamento para disciplinas, são pensadas
como modelos para Objetos de Aprendizagem. | pt_BR |