dc.creator | SILVA, Alexsandra Moura da | |
dc.creator | SOUZA, Francisco das Chagas Silva | |
dc.creator | MEDEIROS NETA, Olívia de Morais | |
dc.date.accessioned | 2016-01-30T13:47:23Z | |
dc.date.available | 2016-01-30 | |
dc.date.available | 2016-01-30T13:47:23Z | |
dc.date.issued | 2015-07-01 | |
dc.identifier.issn | 1807-1600 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/740 | |
dc.description.abstract | This study aims to examine how adolescents in age-grade
and social vulnerability, students of a public school in the
municipality of Areia Branca-RN, realize the educational
institution where they live. The approach of the Social
Representation Theory (SRT) for the theoretical
foundation was adopted. Eight students from the 4th
grade of elementary school were selected with age
between 11 and 13 years. The methodology consisted of
interviews, the application of Free Association of
Technical Words (TALP) and the production of drawings
by students. It was noted that, despite all the difficulties,
the students have researched the school as an element of
transformation and represent it as a fundamental
element to develop as a person. It was also observed that
before so many disagreements these young people still
design a future full of dreams and desires. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Holos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Distorção idade-série | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.title | A escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de Areia Branca-RN | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Mossoró | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.volume | 4 | pt_BR |
dc.citation.spage | 33 | pt_BR |
dc.citation.epage | 51 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo visa analisar como jovens em situação de
distorção idade-série e de vulnerabilidade social, alunos
de uma escola pública, situada no município de Areia
Branca-RN, percebem a instituição escolar em que estão
inseridos. Foi adotada a abordagem da Teoria das
Representações Sociais (TRS) para a fundamentação
teórica. Foram selecionados oito alunos do 4º ano do
Ensino Fundamental, com a idade entre 11 e 13 anos. A
metodologia constou de entrevistas, da aplicação da
Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e da
elaboração de desenhos pelos alunos. Foi notado que,
apesar de todas as dificuldades, os alunos pesquisados
têm a escola como um elemento de transformação e a
representam como um elemento fundamental para se
desenvolver como pessoa. Também foi observado que
diante de tantos desencontros esses jovens ainda
projetam um futuro cheio de sonhos e desejos. | pt_BR |