dc.creator | Nóbrega, Erickson Faustino da | |
dc.creator | SOUZA, Francisco das Chagas Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-01-30T12:39:18Z | |
dc.date.available | 2016-01-30 | |
dc.date.available | 2016-01-30T12:39:18Z | |
dc.date.issued | 2015-12-30 | |
dc.identifier.issn | 1698-4522 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/738 | |
dc.description.abstract | This paper deals with the use of education in Brazil as a historical strategy of
domination, submission and class exclusion. It has the dualism of Brazilian education
as its central point, in other words, the separation between the general formation,
designated to the elites, and the professional training, designated to the lower class. This
paper is a bibliographic research about the history of Professional Education in Brazil.
The creation of the Law 5.692/71 was established as a time limit due to the fact that it
has enabled the end or the reduction of dualism by instituting the mandatory
professionalization in high school teaching. However, despite this positive aspect, this
law, as well as other State actions throughout the XX century, has constituted an
alternative for the increase of economic productivity and for the contention of the lower
class, not representing a democratization of education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Ensino Interdisciplinar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Dualidade estrutural | pt_BR |
dc.title | Educação profissional no Brasil: uma trajetória de dualidade e exclusão | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Mossoró | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.volume | 1 | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.citation.spage | 266 | pt_BR |
dc.citation.epage | 276 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo, abordamos o uso da educação, no Brasil, como estratégia histórica de
dominação, submissão e exclusão de classes. Tem, como elemento central, o dualismo
da educação brasileira, ou seja, a separação entre a formação geral, destinada às elites,
e a profissional, voltada para as camadas populares. Trata-se de uma pesquisa
bibliográfica sobre a história da Educação Profissional no Brasil. Estabelecemos como
limite temporal a criação da Lei 5.692/71, pelo fato desta ter possibilitado o fim ou
redução do dualismo ao instituir a profissionalização obrigatória no ensino de 2º grau.
Entretanto, apesar desse aspecto positivo, essa lei, como outras ações do Estado ao
longo do século XX, constituiu-se numa alternativa para o aumento da produtividade
econômica e para a contenção das camadas populares, não representando uma
democratização do ensino. | pt_BR |