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dc.creatorNóbrega, Erickson Faustino da
dc.creatorSOUZA, Francisco das Chagas Silva
dc.date.accessioned2016-01-30T12:39:18Z
dc.date.available2016-01-30
dc.date.available2016-01-30T12:39:18Z
dc.date.issued2015-12-30
dc.identifier.issn1698-4522pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/738
dc.description.abstractThis paper deals with the use of education in Brazil as a historical strategy of domination, submission and class exclusion. It has the dualism of Brazilian education as its central point, in other words, the separation between the general formation, designated to the elites, and the professional training, designated to the lower class. This paper is a bibliographic research about the history of Professional Education in Brazil. The creation of the Law 5.692/71 was established as a time limit due to the fact that it has enabled the end or the reduction of dualism by instituting the mandatory professionalization in high school teaching. However, despite this positive aspect, this law, as well as other State actions throughout the XX century, has constituted an alternative for the increase of economic productivity and for the contention of the lower class, not representing a democratization of education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofRevista Ensino Interdisciplinarpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectDualidade estruturalpt_BR
dc.titleEducação profissional no Brasil: uma trajetória de dualidade e exclusãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMossorópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.citation.volume1pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage266pt_BR
dc.citation.epage276pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo, abordamos o uso da educação, no Brasil, como estratégia histórica de dominação, submissão e exclusão de classes. Tem, como elemento central, o dualismo da educação brasileira, ou seja, a separação entre a formação geral, destinada às elites, e a profissional, voltada para as camadas populares. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a história da Educação Profissional no Brasil. Estabelecemos como limite temporal a criação da Lei 5.692/71, pelo fato desta ter possibilitado o fim ou redução do dualismo ao instituir a profissionalização obrigatória no ensino de 2º grau. Entretanto, apesar desse aspecto positivo, essa lei, como outras ações do Estado ao longo do século XX, constituiu-se numa alternativa para o aumento da produtividade econômica e para a contenção das camadas populares, não representando uma democratização do ensino.pt_BR


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