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dc.creatorSouza, Francisco das Chagas Silva
dc.creatorNascimento, Augusto Sávio Guimarães do
dc.date.accessioned2016-01-30T10:59:50Z
dc.date.available2016-01-29
dc.date.available2016-01-30T10:59:50Z
dc.date.issued2015-06-01
dc.identifier.issn1011-2251pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/737
dc.description.abstractThis article has its origins in a research entitled “(Auto)biographical narratives in teacher training: an experience in mathematics course”, which was developed in the period from 2012 to 2013 in Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte), Campus Mossoró, Brazil. In view of the high evasion in mathematics course, we seek, through written and oral narratives, to understand how the students of this course perceived themselves and the profession for which they were in training. We also concerned to know about their choice for mathematics course and their projections as for the professional future. Written reports were followed by discussions about the narratives they wrote. In these moments of reflection, students reported situations of joys, disappointments, frustrations, dropouts. Their texts and oral speeches denote coercions they suffered, prejudice to teaching, uncertainties regarding the professional choice and discomfort with teaching before they practiced the profession. Most students showed little affinity with the course, although some clearly express a liking for mathematics and interest in following the teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofParadigmapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodo autobiográficopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.titleLa docencia en las reflexionas de alumnos de la licenciatura en matemática (Mossoró/RN-Brasil)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMossorópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsinopt_BR
dc.citation.volume36pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage72pt_BR
dc.citation.epage86pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem suas origens numa pesquisa intitulada “Narrativas (auto)biográficas na formação docente: uma experiência no curso de Licenciatura em Matemática” e desenvolvida no período de 2012 a 2013 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró, Brasil. Diante da alta evasão no curso de Licenciatura em Matemática, procuramos, por meio de narrativas escritas e orais, compreender como os alunos desse curso percebiam a si mesmos e a profissão para a qual estavam em formação. Também nos preocupamos em conhecer como se deu a escolha pelo curso de Matemática e quais as projeções dos alunos quanto ao futuro profissional. Os relatos escritos foram seguidos de debates sobre as narrativas que redigiram. Nesses momentos de reflexão, os alunos relataram situações de alegrias, decepções, frustrações, desistências. Seus textos e discursos orais denotam imposições sofridas, preconceitos com a docência, incertezas quanto à escolha profissional e mal estar docente antes mesmo de exercerem a profissão. A maioria dos alunos revelou pouca afinidade com o curso, embora alguns expressem claramente o gosto pela Matemática e interesse em seguir a docência.pt_BR


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