dc.creator | Souza, Francisco das Chagas Silva | |
dc.creator | Nascimento, Augusto Sávio Guimarães do | |
dc.date.accessioned | 2016-01-30T10:59:50Z | |
dc.date.available | 2016-01-29 | |
dc.date.available | 2016-01-30T10:59:50Z | |
dc.date.issued | 2015-06-01 | |
dc.identifier.issn | 1011-2251 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/737 | |
dc.description.abstract | This article has its origins in a research entitled “(Auto)biographical narratives in teacher
training: an experience in mathematics course”, which was developed in the period from 2012
to 2013 in Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
(Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte), Campus
Mossoró, Brazil. In view of the high evasion in mathematics course, we seek, through written
and oral narratives, to understand how the students of this course perceived themselves and the
profession for which they were in training. We also concerned to know about their choice for
mathematics course and their projections as for the professional future. Written reports were
followed by discussions about the narratives they wrote. In these moments of reflection,
students reported situations of joys, disappointments, frustrations, dropouts. Their texts and
oral speeches denote coercions they suffered, prejudice to teaching, uncertainties regarding the
professional choice and discomfort with teaching before they practiced the profession. Most
students showed little affinity with the course, although some clearly express a liking for
mathematics and interest in following the teaching. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Paradigma | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Método autobiográfico | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.title | La docencia en las reflexionas de alumnos de la licenciatura en matemática (Mossoró/RN-Brasil) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Mossoró | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino | pt_BR |
dc.citation.volume | 36 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 72 | pt_BR |
dc.citation.epage | 86 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem suas origens numa pesquisa intitulada “Narrativas (auto)biográficas na
formação docente: uma experiência no curso de Licenciatura em Matemática” e desenvolvida
no período de 2012 a 2013 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio
Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró, Brasil. Diante da alta evasão no curso de
Licenciatura em Matemática, procuramos, por meio de narrativas escritas e orais, compreender
como os alunos desse curso percebiam a si mesmos e a profissão para a qual estavam em
formação. Também nos preocupamos em conhecer como se deu a escolha pelo curso de
Matemática e quais as projeções dos alunos quanto ao futuro profissional. Os relatos escritos
foram seguidos de debates sobre as narrativas que redigiram. Nesses momentos de reflexão, os
alunos relataram situações de alegrias, decepções, frustrações, desistências. Seus textos e
discursos orais denotam imposições sofridas, preconceitos com a docência, incertezas quanto à
escolha profissional e mal estar docente antes mesmo de exercerem a profissão. A maioria dos
alunos revelou pouca afinidade com o curso, embora alguns expressem claramente o gosto
pela Matemática e interesse em seguir a docência. | pt_BR |