dc.creator | Silva, Valdenildo Pedro | |
dc.date.accessioned | 2015-12-12T13:40:22Z | |
dc.date.available | 2015-12-07 | |
dc.date.available | 2015-12-12T13:40:22Z | |
dc.date.issued | 2007-03-31 | |
dc.identifier.issn | 2179-0892 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/401 | |
dc.description.abstract | In the contemporary world, or, more precisely, in this age of instantaneous and simultaneous
information, the geographic reasoning has been detached and, simultaneously, modified by means
of a new social and technological aspects. The present study was carried out with nineteen teachers
of some geography teachers-formation courses, in public and private institutions, of various regions
of Brazil. These teachers have worked with new technologies and/or researched and produced
studies about their use in geography education. Therefore, we pursue the study searching for the
answer of the following question: new technologies and spatial reasoning: are they related? The
current technologies, as information vehicles, don´t have the purpose of developing the idea of
“knowing and thinking the space” or to realize the “spatial reasoning”, but even without this purpose,
people learn geography and think with the presence of these technologies. The geography education
contributed to the formation of diverse people by means of the development of the spatial reasoning
carried through two different scales, of the local to global place, showing joints between the diverse
levels of abstraction, from the space of the work to its insertion in a society that has been very fast
internationalized.
KEY WORDS:
Spatial Reasoning; New Technologies; Geography Education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Geousp, espaço e tempo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio Espacial; Novas Tecnologias; Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.title | O raciocínio espacial na era das tecnologias informacionais | pt_BR |
dc.title.alternative | The spatial thinking in the age of information technologies | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.citation.volume | 2 | pt_BR |
dc.citation.issue | 22 | pt_BR |
dc.citation.spage | 31 | pt_BR |
dc.citation.epage | 38 | pt_BR |
dc.description.resumo | No mundo contemporâneo, ou, mais precisamente, nesta era da informação instantânea e
simultânea, o raciocínio geográfico tem se destacado e, simultaneamente, se alterado por meio de
novos aspectos sociais e tecnológicos. O presente estudo foi realizado com dezenove docentes
atuantes em vários cursos de formação de professor de geografia de instituições públicas e privadas
de diversas regiões do Brasil. Esses docentes têm utilizado as novas tecnologias e/ou pesquisado
e produzido trabalhos a respeito delas no ensino de geografia. Diante disso, perseguimos o estudo
na busca de se responder a seguinte indagação: novas tecnologias e raciocínio espacial: mas o
que isso tem a ver? As tecnologias atuais, como veículos de informações, não têm a finalidade de
desenvolver o “saber pensar o espaço” ou de realizar o “raciocínio espacial”, mas mesmo sem essa
finalidade as pessoas aprendem geografia, pensam com a mediação dessas tecnologias. O ensino
de geografia contribuiu para a formação de diversas pessoas por meio do desenvolvimento do
raciocínio espacial realizado em duas diferentes escalas, do local ao global, mostrando articulações
entre os diversos níveis de abstração, desde o espaço do trabalho até sua inserção em uma
sociedade que se internacionaliza de maneira acelerada. | pt_BR |