Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, André
dc.date.accessioned2015-11-23T11:18:05Z
dc.date.available2015-11-23T11:18:05Z
dc.date.issued2015-10
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/375
dc.description.abstractÉ notável o crescimento quantitativo pelo qual passaram nos últimos anos os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia por todo o Brasil. No estado do Rio Grande do Norte não foi diferente. Em tratando-se de uma Instituição que possui características atípicas para uma organização educacional, visto que possui o ensino médio e superior sob a mesma administração e organização escolar, procura-se, agora, através de uma visão pluriangular e levando-se em consideração as poli-imagens organizacionais e suas metáforas, fazer uma análise sob o ponto de vista dos alunos para obter um olhar inverso ao tradicional e assim compreender de forma mais ampla este tipo de organização. Assim, neste texto, partindo da discussão dos modelos e teorias organizacionais tomando por base o caso do IFRN e, assim, serão levados em consideração os dados de um inquérito por questionário que foi aplicado aos alunos egressos do Ensino Médio, na modalidade integrada, que concluíram o curso de Informática entre os anos de 2010 e 2013. Esse estudo é parte integrante de uma pesquisa de doutoramento em desenvolvimento na Universidade do Minho, na especialidade de Organização e Administração Escolar que tem como público-alvo 900 alunos da instituição citada. Assim sendo, a fim de que se forme o quadro teórico de estudo e se perceba as dinâmicas institucionais, serão abordadas e discutidas as tipologias de quatro modelos organizacionais preconizados por Per-Erik Ellström (1984) (não se dispensando também os modelos Cultural e da Ambiguidade, além da recente perspetiva sobre a Hiperburocracia (LIMA, 2012), para se compreender as especificidades organizacionais da instituição.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDe Facto Editorespt_BR
dc.subjectInstitutos Federais de Educaçãopt_BR
dc.subjectModelos e imagens organizacionaispt_BR
dc.subjectRepresentações dos alunos egressospt_BR
dc.subjectEnsino médio e ensino superiorpt_BR
dc.titleA realidade de uma instituição escolar atípica : contributos para a compreensão organizacional do IFRN a partir do ponto de vista dos alunospt_BR
dc.typearticlept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples