| português (Brasil)English | A-AA+
    • português (Brasil)
    • English
  • Enviar Arquivo
  • Portal IFRN
  • Navegar  
    • Comunidades e Coleções
    • Por data do documento
    • Autores
    • Títulos
    • Assuntos
  • Sobre
  • Ajuda  
    • Em Construção
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Produção científica
  • Artigos de periódicos
  • Sociais aplicadas
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Produção científica
  • Artigos de periódicos
  • Sociais aplicadas
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

A realidade de uma instituição escolar atípica : contributos para a compreensão organizacional do IFRN a partir do ponto de vista dos alunos

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Artigo apresentado em forma de comunicação oral no II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação em 2015, na Universidade do Minho. Braga-Portugal. (332.6Kb)
Data
2015-10
Autor
Oliveira, André
Metadado
Mostrar registro completo
Resumo
É notável o crescimento quantitativo pelo qual passaram nos últimos anos os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia por todo o Brasil. No estado do Rio Grande do Norte não foi diferente. Em tratando-se de uma Instituição que possui características atípicas para uma organização educacional, visto que possui o ensino médio e superior sob a mesma administração e organização escolar, procura-se, agora, através de uma visão pluriangular e levando-se em consideração as poli-imagens organizacionais e suas metáforas, fazer uma análise sob o ponto de vista dos alunos para obter um olhar inverso ao tradicional e assim compreender de forma mais ampla este tipo de organização. Assim, neste texto, partindo da discussão dos modelos e teorias organizacionais tomando por base o caso do IFRN e, assim, serão levados em consideração os dados de um inquérito por questionário que foi aplicado aos alunos egressos do Ensino Médio, na modalidade integrada, que concluíram o curso de Informática entre os anos de 2010 e 2013. Esse estudo é parte integrante de uma pesquisa de doutoramento em desenvolvimento na Universidade do Minho, na especialidade de Organização e Administração Escolar que tem como público-alvo 900 alunos da instituição citada. Assim sendo, a fim de que se forme o quadro teórico de estudo e se perceba as dinâmicas institucionais, serão abordadas e discutidas as tipologias de quatro modelos organizacionais preconizados por Per-Erik Ellström (1984) (não se dispensando também os modelos Cultural e da Ambiguidade, além da recente perspetiva sobre a Hiperburocracia (LIMA, 2012), para se compreender as especificidades organizacionais da instituição.
URI
http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/375
Coleções
  • Sociais aplicadas
Entre em contato | Deixe sua opinião
Instituto Federal do Rio Grande do Norte Copyright © 2015 
 
Entre em contato | Deixe sua opinião
Instituto Federal do Rio Grande do Norte Copyright © 2015