dc.creator | Caldas, Allan Giuseppe de Araújo | |
dc.date.accessioned | 2015-11-19T03:48:08Z | |
dc.date.available | 2015-11-19T03:48:08Z | |
dc.date.issued | 2015-11-18 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/372 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física, Física experimental, Kit do elevador hidráulico, Princípio de Pascal. | pt_BR |
dc.title | Módulo didático que utiliza o kit de um elevador hidráulico como ferramenta de ensino do princípio de Pascal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Melquisedec Lourenço da | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.program | MNPEF | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho propomos o emprego de um módulo didático como ferramenta pedagógica para a concretização dos conceitos de Fluidostática com ênfase no princípio de Pascal, a alunos do ensino médio. O módulo didático é composto por oito aulas, dentre elas exploratórias, teóricas e experimentais. Além disso, foi desenvolvido e confeccionado um aparato experimental (elevador hidráulico) relacionado ao princípio de Pascal, com intuito de evidenciar os grandes benefícios que são decorrentes desse princípio. As aulas com atividades experimentais incluíram discussões sobre conceitos físicos relacionados ao fenômeno estudado, que se tornaram possíveis no curto intervalo de tempo das aulas graças à facilidade com que o experimento é executado. Por fim foi aplicado um questionário para verificar se realmente, as aulas com atividades experimentais aplicadas aos alunos, teve efeitos positivos na aprendizagem do ensino de física. | pt_BR |