Mostrar registro simples

dc.creatorCaldas, Allan Giuseppe de Araújo
dc.date.accessioned2015-11-19T03:48:08Z
dc.date.available2015-11-19T03:48:08Z
dc.date.issued2015-11-18
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/372
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Física, Física experimental, Kit do elevador hidráulico, Princípio de Pascal.pt_BR
dc.titleMódulo didático que utiliza o kit de um elevador hidráulico como ferramenta de ensino do princípio de Pascalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Melquisedec Lourenço da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programMNPEFpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho propomos o emprego de um módulo didático como ferramenta pedagógica para a concretização dos conceitos de Fluidostática com ênfase no princípio de Pascal, a alunos do ensino médio. O módulo didático é composto por oito aulas, dentre elas exploratórias, teóricas e experimentais. Além disso, foi desenvolvido e confeccionado um aparato experimental (elevador hidráulico) relacionado ao princípio de Pascal, com intuito de evidenciar os grandes benefícios que são decorrentes desse princípio. As aulas com atividades experimentais incluíram discussões sobre conceitos físicos relacionados ao fenômeno estudado, que se tornaram possíveis no curto intervalo de tempo das aulas graças à facilidade com que o experimento é executado. Por fim foi aplicado um questionário para verificar se realmente, as aulas com atividades experimentais aplicadas aos alunos, teve efeitos positivos na aprendizagem do ensino de física.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples