Mostrar registro simples

dc.creatorAlmeida, Ubaldo Fernandes de
dc.date.accessioned2015-11-19T03:47:56Z
dc.date.available2015-11-19T03:47:56Z
dc.date.issued2015-11-18
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/371
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Física; Termodinâmica; Entropia.pt_BR
dc.titleUma proposta para o ensino de entropia no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes Júnior, Samuel Rodrigues
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programMNPEFpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEnsinar conceitos de Termodinâmica para os estudantes do Ensino Médio, principalmente, aqueles relativos à Segunda Lei, não é tarefa simples, tendo em vista as poucas atividades propostas pelos livros didáticos para a abordagem desses conceitos em sala de aula. Para minimizar essa dificuldade, a presente dissertação tem como finalidade propor uma unidade didática contemplando o conceito de entropia, para tanto, inicialmente, vamos apresentar uma revisão da literatura com a finalidade de apresentar algumas ideias centrais de alguns trabalhos que contribuíram para o ensino de conteúdos relativos à da termodinâmica e que nos nortearam na dissertação. Na sequência, apresentaremos nossos referenciais teóricos os quais respaldaram nossa proposta. Mediante a revisão da literatura e o referencial teórico e, sobretudo, como forma de minimizar essa dificuldade verificada no entendimento do conceito de entropia e, sobretudo reduzir a abstração evidente na maioria dos livros didáticos analisados nesta dissertação, vamos propor uma unidade didática na qual contempla a sequência do referido conceito intercalando com vídeos os quais evidenciam demonstrações experimentais lúdicas. Em seguida, para mensurar a contribuição da nossa proposta na produção da unidade didática, vamos investigar por meio de uma análise desenvolvida através de uma pesquisa de campo, aplicando-se questionários antes da utilização do produto instrucional e depois a estudantes de quatro turmas distintas do Colégio Salesiano Dom Bosco. Por fim, apresentaremos as conclusões da presente dissertação, uma vez que como é um assunto tão importante para o entendimento do comportamento da natureza, que transcende os limites da Física, a abordagem pelos docentes e pelos livros didáticos deveria ser mais rica em práticas experimentais para facilitar no entendimento do conceito de entropia em detrimento de informações abstratas e simplistas.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples