dc.description.resumo | Ensinar conceitos de Termodinâmica para os estudantes do Ensino Médio,
principalmente, aqueles relativos à Segunda Lei, não é tarefa simples, tendo em
vista as poucas atividades propostas pelos livros didáticos para a abordagem
desses conceitos em sala de aula. Para minimizar essa dificuldade, a presente
dissertação tem como finalidade propor uma unidade didática contemplando o
conceito de entropia, para tanto, inicialmente, vamos apresentar uma revisão da
literatura com a finalidade de apresentar algumas ideias centrais de alguns
trabalhos que contribuíram para o ensino de conteúdos relativos à da
termodinâmica e que nos nortearam na dissertação. Na sequência,
apresentaremos nossos referenciais teóricos os quais respaldaram nossa proposta.
Mediante a revisão da literatura e o referencial teórico e, sobretudo, como forma de
minimizar essa dificuldade verificada no entendimento do conceito de entropia e,
sobretudo reduzir a abstração evidente na maioria dos livros didáticos analisados
nesta dissertação, vamos propor uma unidade didática na qual contempla a
sequência do referido conceito intercalando com vídeos os quais evidenciam
demonstrações experimentais lúdicas. Em seguida, para mensurar a contribuição
da nossa proposta na produção da unidade didática, vamos investigar por meio de
uma análise desenvolvida através de uma pesquisa de campo, aplicando-se
questionários antes da utilização do produto instrucional e depois a estudantes de
quatro turmas distintas do Colégio Salesiano Dom Bosco. Por fim, apresentaremos
as conclusões da presente dissertação, uma vez que como é um assunto tão
importante para o entendimento do comportamento da natureza, que transcende os
limites da Física, a abordagem pelos docentes e pelos livros didáticos deveria ser
mais rica em práticas experimentais para facilitar no entendimento do conceito de
entropia em detrimento de informações abstratas e simplistas. | pt_BR |