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dc.creatorPereira, Glícia
dc.date.accessioned2025-12-17T18:57:34Z
dc.date.available2025-12-17T18:57:34Z
dc.date.issued2025-08-29
dc.identifier.citationPEREIRA, Glicia de Souza. A trajetória da inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas na educação profissional do Rio Grande do Norte: do CEFET ao IFRN (2000 a 2018). Orientador: Renato Marinho Brandão Santos. 2026. 110f. Dissertação (Mestrado Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3056
dc.description.abstractEl estudio tiene como objetivo analizar la trayectoria de la inclusión de personas con necesidades educativas específicas (NEE) en la Educación Profesional de Rio Grande do Norte, en el período de transición del Centro Federal de Educación Tecnológica de Rio Grande do Norte (CEFET-RN) al Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Norte (IFRN), entre los años 2000 y 2008. La investigación parte del reconocimiento de la importancia de las políticas públicas de inclusión y de las prácticas institucionales orientadas a la promoción del derecho a la educación para todos, especialmente en el ámbito de la educación profesional y tecnológica. Con base en un enfoque cualitativo y bibliográfico, anclado en el campo empírico, el análisis se centra en documentos institucionales, como reglamentos y resoluciones, además de la legislación relacionada con el tema de la inclusión en la Educación Profesional, con el fin de comprender las acciones inclusivas en el IFRN, como la implementación de la Acción TEC NEP y la creación de los Núcleos de Apoyo a las Personas con Necesidades Educativas Específicas (NAPNEs). A partir de esta trayectoria, se busca comprender los avances atribuidos a la inclusión en el contexto de la educación profesional, considerando el papel de las instituciones federales en la consolidación de una educación más democrática y accesible. Se concluye que tales iniciativas representan hitos fundamentales para la construcción de prácticas inclusivas en el IFRN, aunque permeadas por desafíos, contribuyendo al fortalecimiento del paradigma de la educación inclusiva en el ámbito de la Educación Profesional y tecnológica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectNúcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicaspt_BR
dc.subjectTécnico em Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educativas Especiaispt_BR
dc.subjectEducación profesionalpt_BR
dc.subjectPersonas con discapacidadpt_BR
dc.titleA trajetória da inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas na educação profissional do Rio Grande do Norte: do CEFET ao IFRN (2000 a 2018pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4936364111272294pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Renato
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1090127481007059pt_BR
dc.contributor.advisor2Torquato, Arthur
dc.contributor.referee1Santos, Renato
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1090127481007059pt_BR
dc.contributor.referee2Amorim, Sara
dc.contributor.referee3Nascimento, Francinaide
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal-Centralpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.resumoO estudo tem como objetivo analisar a trajetória da inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas (NEE) na Educação Profissional do Rio Grande do Norte, no período de transição do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN) para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), entre os anos de 2000 a 2018. A investigação parte do reconhecimento da importância das políticas públicas de inclusão e das práticas institucionais voltadas à promoção do direito à educação para todos, especialmente no âmbito da educação profissional e tecnológica. Com base em uma abordagem qualitativa e bibliográfica, ancorada no campo empírico, a análise se debruça sobre documentos institucionais, como regimentos e portarias, além da legislação voltada ao tema da inclusão na Educação (Profissional) para entender as ações inclusivas no IFRN, como a implementação da Ação TEC NEP e a criação dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs). A partir dessa trajetória, busca-se compreender os avanços atribuídos à inclusão no contexto da educação profissional, considerando o papel das instituições federais na consolidação de uma educação mais democrática e acessível. Conclui-se que tais iniciativas representaram marcos fundamentais para a construção de práticas inclusivas no IFRN, ainda que permeadas por desafios, contribuindo para o fortalecimento do paradigma da educação inclusiva no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
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