Mostrar registro simples

dc.creatorFreire, Abkeila Santana
dc.date.accessioned2025-12-10T14:13:44Z
dc.date.available2025-12-10T14:13:44Z
dc.date.issued2025-03-11
dc.identifier.citationFREIRE, Abkeila Santana. Contextos investigativos na educação infantil como prática pedagógica. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3043
dc.description.abstractThe object of this article is to study the use of investigative contexts as pedagogical strategies designed to stimulate children's protagonism through active learning and exploration as an enabler of the investigative process. The general objective of this research was to analyze the use of investigative contexts in early childhood education as a teaching strategy that uses exploration as the guiding axis of pedagogical work and focuses on the child as the protagonist of their educational process, taking as a reference the reports found in the bibliographical research discussed in the second section of this article and my participation as a support teacher in the class field of this research, which had 22 students aged between 4 and 5 years. For the construction of this article, I used bibliographic research to understand and better analyze the research questions and achieve the defined objectives, using as a cutout some studies that address the contributions of investigative environments to active learning, such as those by Lima (2021), Vanti (2021), Schneider (2015) and Higgins (2016). In this way, this research is justified by my curiosity and interest as a teacher-researcher who, during some years of teaching practice, had not yet come into contact with the strategy of investigative contexts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectContextos investigativospt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.titleContextos investigativos na educação infantil como prática pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3514654476021039pt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7955-377Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6386073172746976pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7955-377Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6386073172746976pt_BR
dc.contributor.referee2Câmara, Sandra Cristinne Xavier da
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2388-5142pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4591217164987633pt_BR
dc.contributor.referee3Honda, Clarissa Souza de Andrade
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2606745555816943pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal-Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objeto de estudo o uso de contextos investigativos como estratégias pedagógicas planejadas para estimular o protagonismo das crianças através da aprendizagem ativa e da exploração como favorecedora do processo investigativo. Assim, traçou-se como objetivo geral desta pesquisa analisar o uso dos contextos investigativos na educação infantil enquanto estratégia de ensino que utiliza a exploração como eixo norteador do trabalho pedagógico e centraliza a criança como protagonista de seu processo educativo, tendo como referência os relatos encontrados na pesquisa bibliográfica abordada na segunda seção deste artigo e a minha participação enquanto professora de apoio na turma campo desta pesquisa, na qual contava com 22 alunos com faixa etária entre 4 e 5 anos. Para a construção deste artigo, utilizei da pesquisa bibliográfica para compreender e melhor analisar as questões de pesquisa e alcançar os objetivos definidos, tendo como recorte alguns estudos que abordam as contribuições de ambientes investigativos para a aprendizagem ativa, como os de Lima (2021), Vanti (2021), Schneider (2015) e Higgins (2016). Desse modo, esta pesquisa justifica-se pela minha curiosidade e interesse enquanto professora pesquisadora que, durante alguns anos de prática pedagógica, ainda não havia entrado em contato com a estratégia dos contextos investigativos. Diante do exposto, este estudo não apenas reforça a importância de garantir espaços e tempos para a exploração na educação infantil, mas também abre caminhos para novas reflexões sobre o papel do educador na construção de ambientes de aprendizagem investigativos e desafiadores.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples