| dc.creator | Freire, Abkeila Santana | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-10T14:13:44Z | |
| dc.date.available | 2025-12-10T14:13:44Z | |
| dc.date.issued | 2025-03-11 | |
| dc.identifier.citation | FREIRE, Abkeila Santana. Contextos investigativos na educação infantil como prática pedagógica. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3043 | |
| dc.description.abstract | The object of this article is to study the use of investigative contexts as pedagogical
strategies designed to stimulate children's protagonism through active learning and
exploration as an enabler of the investigative process. The general objective of this
research was to analyze the use of investigative contexts in early childhood education
as a teaching strategy that uses exploration as the guiding axis of pedagogical work
and focuses on the child as the protagonist of their educational process, taking as a
reference the reports found in the bibliographical research discussed in the second
section of this article and my participation as a support teacher in the class field of this
research, which had 22 students aged between 4 and 5 years. For the construction of
this article, I used bibliographic research to understand and better analyze the research
questions and achieve the defined objectives, using as a cutout some studies that
address the contributions of investigative environments to active learning, such as
those by Lima (2021), Vanti (2021), Schneider (2015) and Higgins (2016). In this way,
this research is justified by my curiosity and interest as a teacher-researcher who,
during some years of teaching practice, had not yet come into contact with the strategy
of investigative contexts. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
| dc.subject | Contextos investigativos | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
| dc.title | Contextos investigativos na educação infantil como prática pedagógica | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3514654476021039 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Moreira, Keila Cruz | |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-7955-377X | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6386073172746976 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Moreira, Keila Cruz | |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-7955-377X | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6386073172746976 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Câmara, Sandra Cristinne Xavier da | |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-2388-5142 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4591217164987633 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Honda, Clarissa Souza de Andrade | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2606745555816943 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal-Zona Norte | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este artigo tem como objeto de estudo o uso de contextos investigativos como
estratégias pedagógicas planejadas para estimular o protagonismo das crianças
através da aprendizagem ativa e da exploração como favorecedora do processo
investigativo. Assim, traçou-se como objetivo geral desta pesquisa analisar o uso dos
contextos investigativos na educação infantil enquanto estratégia de ensino que utiliza
a exploração como eixo norteador do trabalho pedagógico e centraliza a criança como
protagonista de seu processo educativo, tendo como referência os relatos
encontrados na pesquisa bibliográfica abordada na segunda seção deste artigo e a
minha participação enquanto professora de apoio na turma campo desta pesquisa, na
qual contava com 22 alunos com faixa etária entre 4 e 5 anos. Para a construção deste
artigo, utilizei da pesquisa bibliográfica para compreender e melhor analisar as
questões de pesquisa e alcançar os objetivos definidos, tendo como recorte alguns
estudos que abordam as contribuições de ambientes investigativos para a
aprendizagem ativa, como os de Lima (2021), Vanti (2021), Schneider (2015) e
Higgins (2016). Desse modo, esta pesquisa justifica-se pela minha curiosidade e
interesse enquanto professora pesquisadora que, durante alguns anos de prática
pedagógica, ainda não havia entrado em contato com a estratégia dos contextos
investigativos. Diante do exposto, este estudo não apenas reforça a importância de
garantir espaços e tempos para a exploração na educação infantil, mas também abre
caminhos para novas reflexões sobre o papel do educador na construção de
ambientes de aprendizagem investigativos e desafiadores. | pt_BR |