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dc.creatorSilva, Rafael Henrique Emidio da
dc.creatorFonseca, Alisson Guedes da
dc.date.accessioned2025-11-07T18:44:25Z
dc.date.available2024-01-06
dc.date.available2025-11-07T18:44:25Z
dc.date.issued2023-12-20
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3023
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInformatização socialpt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.titleInformatização social : o uso da tecnologia para a aprendizagempt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste relatório descreve a contribuição dos estudantes Rafael Henrique e Alisson Guedes ao projeto de extensão, do IFRN campus Canguaretama, intitulado Informatização Social, projeto este que está em seu oitavo ano de execução e cujo objetivo é desenvolver os passos iniciais no sentido do letramento digital. As contribuições ao projeto ocorreram no ano de 2022, na cidade de Goianinha na escola Municipal Dr. Hélio Mamede de F. Galvão, onde foram selecionados cursistas a serem contemplados pelo projeto. Com aulas de uma hora e meia de duração, foram abordados muitos aspectos do pensamento computacional e assuntos ligados à informática como método de trabalho e estudo. Foram apresentadas a inclusão digital e o letramento digital nas escolas como meio de aprendizado e participação efetiva na cidadania e na vida profissional dos estudantes. Algumas dificuldades precisaram ser transpostas para a realização do trabalho, como o fato de que nem todas as escolas possuem Internet ou estão aptas a implementar novas tecnologias, é o caso da escola Dr Hélio Mamede de F. Galvão que apesar de contar com alguns recursos no laboratório de informática, ainda carece de equipamentos e materiais de informática. O projeto de extensão Informatização Social contribui com o acesso às TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) na idade de formação escolar, colaborando no desenvolvimento de um sujeito incluído na sociedade da informação, capaz de utilizar a tecnologia como forma de aprendizagem, que possam trabalhar em equipe, tenham proatividade e colaboração. Nesse trabalho serão descritas as contribuições dadas ao projeto, as aulas ministradas, a metodologia aplicada e o desenvolvimento do pensamento computacional dos cursistas ao longo desta jornada.pt_BR


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