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dc.creatorSouto Alves, Leidjane
dc.date.accessioned2025-09-17T15:49:10Z
dc.date.available2025-09-17T15:49:10Z
dc.date.issued2025-07-25
dc.identifier.citationALVES, Leidjane Souto. Investigação da resistência de um solo de subleito localizado na praia de Zumbi (Rio do Fogo-RN) visando o dimensionamento de projetos de pavimentação. Orientador: Enio Fernandes Amorim. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2986
dc.description.abstractThe subgrade, the pavement foundation layer, plays a fundamental role in supporting traffic loads and is crucial to the durability and structural performance of the road. Taking this importance into account, the aim of this study was to investigate the subgrade resistance of a soil in the city of Rio do Fogo/RN, in the Praia de Zumbi district, aiming at its viability for application in paving projects. For this study, three soil samples were collected and subjected to physical characterization, compaction and California Support Index (CBR) tests, following the ABNT technical standards. The samples were classified according to the SUCS and TRB systems and were composed mainly of sand, also containing varying levels of silt and gravel. The results showed that Sample 1 presented the best geotechnical performance, with a CBR of 13.04%, being suitable for use as a subgrade. In turn, Samples 2 and 3 also met the necessary requirements according to the DNIT guidelines. None of the samples showed significant expansion. At the end of the work, it can be concluded that the soils of the region can be used in road works, as long as they are well compacted and, if necessary, stabilized. It is worth highlighting that this study contributes to the technical and sustainable development of the local infrastructure.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectCalifornia Bearing Ratiopt_BR
dc.subjectSubgradept_BR
dc.subjectSandy soilpt_BR
dc.subjectPavingpt_BR
dc.titleInvestigação da resistência de um solo de subleito localizado na praia de Zumbi (Rio do Fogo/RN) - Visando o dimensionamento de projetos de pavimentaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID120.813.514-71pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5446709022957189pt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Enio Fernandes
dc.contributor.advisor1ID028.307.994-02pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3436413268425331pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Enio Fernandes
dc.contributor.referee1ID028.307.994-02pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3436413268425331pt_BR
dc.contributor.referee2Severo, Ricardo Nascimento Flores
dc.contributor.referee2ID369.571.940-00pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346360266500368pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Rubens Diego Fernandes
dc.contributor.referee3ID069.104.494-52pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1644626656920735pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3436413268425331pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal-Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.description.resumoO subleito, camada de fundação do pavimento, exerce função fundamental no suporte das cargas do tráfego, sendo determinante para a durabilidade e o desempenho estrutural da via. Levando em consideração essa importância, o trabalho teve como objetivo investigar a resistência de subleito de um solo na cidade de Rio do Fogo/RN, no distrito da Praia de Zumbi, visando a sua viabilidade para aplicação em projetos de pavimentação. Para o presente estudo, foram coletadas três amostras de solo, onde as mesmas foram submetidas aos ensaios de caracterização física, compactação e Índice de Suporte Califórnia (CBR), seguindo as normas técnicas da ABNT. As amostras foram classificadas segundo os sistemas SUCS e TRB, sendo compostas majoritariamente por areia, contendo também teores variados de silte e pedregulho. Os resultados demonstraram que a Amostra 1 apresentou o melhor desempenho geotécnico, com CBR de 13,04%, estando apta ao uso como subleito. Por sua vez, as amostras 2 e 3 também atenderam os requisitos necessários de acordo com as diretrizes do DNIT. Nenhuma das amostras apresentou expansão significativa. Ao término do trabalho, conclui-se que as três amostras de solo coletadas na região, apresentam características adequadas para uso como subleito. É oportuno destacar que esse estudo contribui para o desenvolvimento técnico e sustentável da infraestrutura local.pt_BR


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