| dc.creator | Silva, David Cavalcante da | |
| dc.date.accessioned | 2025-08-05T18:00:18Z | |
| dc.date.available | 2025-08-05T18:00:18Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-25 | |
| dc.identifier.citation | SILVA, David Cavalcante da. Estabilização granulométrica de um solo com uso de brita para aplicação em pavimentos rodoviários. Orientador: Enio Fernandes Amorim. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2976 | |
| dc.description.abstract | Road transport in Brazil has a significant social and economic impact, with infrastructure projects, such as highway paving, boosting the national performance in recent years. Consequently, several studies have advanced the study of materials used in pavement layers. Particle size stabilization is a powerful ally in improving support capacity and, consequently, an effective solution for avoiding severe deformations. It also allows for the correction of mix size to meet the requirements imposed by regulatory agencies, particularly in base layers. Therefore, the use of granite aggregate in different proportions with soil has yielded interesting results when subjected to the California Bearing Ratio (CBR) test. It is also a material present in several regions of the country, given its widespread use in the construction industry. Therefore, this research sought to evaluate the increase in resistance of a granulometrically stabilized with granite gravel, with the following mass incorporations: 10%, 15% and 20%. Therefore, physical and mechanical characterization tests were performed on the natural soil and mixtures with different soil-gravel ratios, in addition to the individual physical characterization of the aggregate. The granulometrically stabilized mixtures presented satisfactory results, so that the values obtained revealed that all of them are suitable for use in sub-base layers. However, none of them achieved the 60% ISC established for use in pavement base layers. Therefore, more laborious tests, such as resilience modulus (MR) and permanent deformation (DP), compared to the ISC test, can reveal the true resistance of the mixtures when compared to simulations more suited to traffic stresses and climatic conditions. This makes it possible to carry out a more real analysis of its mechanical behavior, enabling its use as a pavement base. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Solo-brita | pt_BR |
| dc.subject | Pavimentação | pt_BR |
| dc.subject | Estabilização granulométrica | pt_BR |
| dc.subject | Soil-gravel | pt_BR |
| dc.subject | Paving | pt_BR |
| dc.subject | Granulometric stabilization | pt_BR |
| dc.title | Estabilização granulométrica de um solo com uso de brita para aplicação em pavimentos rodoviários | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.ID | 083.857.704-02 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6209017136669989 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Amorim, Enio Fernandes | |
| dc.contributor.advisor1ID | 028.307.994-02 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3436413268425331 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Amorim, Enio Fernandes | |
| dc.contributor.referee1ID | 369.571.940-00 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3436413268425331 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Severo, Ricardo Nascimento Flores | |
| dc.contributor.referee2ID | 069.104.494-52 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8346360266500368 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Alves, Rubens Diego Fernandes | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1644626656920735 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal-Central | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
| dc.description.resumo | O modal rodoviário no Brasil possui grande impacto social e econômico para o país, tendo as obras de infraestrutura, no que concerne a pavimentação de rodovias, impulsionado o cenário nacional nos últimos anos. Deste modo, várias pesquisas avançaram nos estudos dos materiais empregados em camadas de pavimentos, sendo a estabilização granulométrica um fortíssimo aliado no que concerne ao melhoramento da capacidade de suporte, e, consequentemente, uma solução eficaz para evitar deformações acentuadas, além de permitir a correção da granulometria das misturas, a fim de atingir os requisitos impostos pelos órgãos responsáveis para seu emprego, principalmente em camadas de base. Sendo assim, o uso do agregado granítico em proporções distintas com o solo tem revelado interessantes valores quando submetidos ao ensaio de Índice de Suporte Califórnia (ISC), além de ser um material presente em diversas regiões do país, em vista do seu alto uso na indústria da construção civil. Com isso, o objetivo geral deste trabalho acadêmico consiste na avaliação mecânica de um solo estabilizado granulometricamente a partir da incorporação gradual de agregado britado, em massa, de 10%, 15% e 20%. Assim, foram realizados ensaios de caracterização física e mecânica do solo natural e das misturas nas diferentes proporções de solo-brita, além da caracterização física individual do agregado. As misturas estabilizadas granulometricamente apresentaram resultados satisfatórios de modo que os valores obtidos revelaram que todas estão aptas para utilização em camadas de sub-base. Entretanto, nenhuma delas alcançou ISC de 60% estabelecido para o emprego em camadas de base de pavimentos. Logo, ensaios mais laboriosos, como o módulo de resiliência (MR) e deformação permanente (DP), em comparação ao ensaio de ISC, podem revelar a verdadeira resistência das misturas frente a simulações mais adequadas aos esforços de tráfego e condições climáticas. Assim, torna-se possível uma análise mais real do seu comportamento mecânico, de modo a possibilitar o seu emprego em base de pavimentos. | pt_BR |