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dc.creatorSilva, Clarisse Cândido da
dc.creatorSilva, Laura Mayza Moreira da
dc.date.accessioned2025-07-21T17:43:45Z
dc.date.available2024-01-12
dc.date.available2025-07-21T17:43:45Z
dc.date.issued2023-12-30
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2973
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectProjeto de Extensãopt_BR
dc.subjectInstituição públicapt_BR
dc.titleImpactos do letramento digital em Piquiri/RNpt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO conhecimento e uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) é fundamental para o desenvolvimento de atividades e aprendizados escolares. Sabe-se que uma parcela significativa de discentes possuem acesso a diferentes TDIC, como smartphones, laptops, e outras, utilizados em prol de suas necessidades estudantis. Todavia, o acesso às TDIC e o conhecimento sobre formas de usá-las ainda não é realidade para a maior parte dos discentes da região do litoral sul potiguar. Diante dessa perspectiva, este relatório apresenta a prática profissional desenvolvida no âmbito do projeto de extensão "Informatização Social", que possui o objetivo de favorecer a redução da exclusão digital decorrente entre jovens discentes, por meio do letramento digital. O projeto oferta aulas de introdução ao letramento digital que são ministradas por discentes do Curso Técnico em Informática do IFRN Campus Canguaretama. Para tanto, no ano de 2022 e 2023, foi efetuado uma parceria com a Escola Felipe Ferreira, no distrito de Piquiri em Canguaretama/RN. Inicialmente, como forma de preparo, vivenciamos o curso de pensamento computacional com o suporte dos discentes de Licenciatura em Informática, do IFRN Campus Natal-Zona Norte, que ensinaram os pilares e suas possíveis aplicações e efetuações no âmbito escolar para serem executadas durante a programação das aulas. Posteriormente à formação, ainda na edição 2022, realizamos uma visita técnica na instituição parceira, para verificar a conexão da Internet, local onde seriam ofertadas as aulas e computadores disponíveis para serem utilizados pelos cursistas. A primeira oferta atendeu 8 alunos do 9° ano do ensino fundamental. Já na edição 2023 do projeto de extensão, houve a formação de uma turma compartilhada em parceria com o laboratório Potimaker para desenvolver o letramento digital apoiado na robótica educacional, atendendo exclusivamente 6 meninas em situação de vulnerabilidade socioeconômica das séries finais do ensino fundamental.pt_BR


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