| dc.description.resumo | O conhecimento e uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) é fundamental para o desenvolvimento de atividades e aprendizados escolares. Sabe-se que uma parcela significativa de discentes possuem acesso a diferentes
TDIC, como smartphones, laptops, e outras, utilizados em prol de suas necessidades estudantis. Todavia, o acesso às TDIC e o conhecimento sobre formas de usá-las ainda não é realidade para a maior parte dos discentes da região do litoral sul potiguar. Diante dessa perspectiva, este relatório apresenta a prática profissional desenvolvida no âmbito do projeto de extensão "Informatização Social", que possui o objetivo de favorecer a redução da exclusão digital decorrente entre jovens discentes, por meio do letramento digital. O projeto oferta aulas de introdução ao letramento digital que são ministradas por discentes do Curso Técnico em Informática do IFRN Campus Canguaretama. Para tanto, no ano de 2022 e 2023, foi efetuado uma parceria com a Escola Felipe Ferreira, no distrito de Piquiri em Canguaretama/RN. Inicialmente, como forma de preparo, vivenciamos o curso de pensamento computacional com o suporte dos discentes de Licenciatura em Informática, do IFRN Campus Natal-Zona Norte, que ensinaram os pilares e suas possíveis aplicações e efetuações no âmbito escolar para serem executadas durante a programação das aulas. Posteriormente à formação, ainda na edição
2022, realizamos uma visita técnica na instituição parceira, para verificar a conexão da Internet, local onde seriam ofertadas as aulas e computadores disponíveis para serem utilizados pelos cursistas. A primeira oferta atendeu 8 alunos do 9° ano do ensino fundamental. Já na edição 2023 do projeto de extensão, houve a formação de uma turma compartilhada em parceria com o laboratório Potimaker para desenvolver o letramento digital apoiado na robótica educacional, atendendo exclusivamente 6 meninas em situação de vulnerabilidade socioeconômica das séries finais do ensino fundamental. | pt_BR |