| dc.creator | Oliveira, Maria Edilene de Moura | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-30T18:17:06Z | |
| dc.date.available | 2025-06-30T18:17:06Z | |
| dc.date.issued | 2024-08-05 | |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria Edilene de Moura. Relatório de prática profissional – estágio supervisionado desenvolvido na Escola Municipal Antônio Leandro de Lima Junior Comunidade de Luzeiro, Zona Rural de Ipanguaçu/RN. 2024, 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Agroecologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Ipanguaçu, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2959 | |
| dc.description.abstract | The internship in the agroecology course allows you to put into practice all the knowledge acquired during the course and from there promote the exchange of knowledge in spaces outside the campus, using as a study tool the design of a vegetable garden on the side of a school in the municipality. To achieve this, we supported the Antônio Leandro de Lima Junior municipal school in the community of Luzeiro, rural area of Ipanguaçu/RN from February to August 2023. Where we sought to develop a vegetable garden on the side of it, which ended up being discarded due to lack of material. However, we managed to carry out several activities through dialogue using slides, videos, making posters, making toys from recyclable material, drawings, images and a small vertical garden inside the school, we observed and learned about the internal dynamics of the school in its various sectors and how each employee performs their activities. It is worth noting that some students replicated the vertical garden in their homes with their families. It was a great experience of exchanges, especially learning from the teachers, coordinator and students. The children who most enchanted me, their prior knowledge, the way they refer to each object as well as their learning methodologies, curiosity and forms of expression. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
| dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
| dc.title | Relatório de prática profissional – estágio supervisionado desenvolvido na Escola Municipal Antônio Leandro de Lima Junior Comunidade de Luzeiro, Zona Rural de Ipanguaçu/RN | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Alves , Sandra Maria Campos | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6487313935953110 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ipanguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.description.resumo | O estágio no curso de agroecologia proporciona colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o curso e a partir deste promover troca de saberes nos espaços fora do campus, usando como ferramenta de estudo o desenho de uma horta na lateral de uma escola do município. Para isso, estivemos apoiados na escola municipal Antônio Leandro de Lima Junior comunidade de Luzeiro, zona rural de Ipanguaçu/RN no período de fevereiro a agosto de 2023. Onde buscamos desenvolver uma horta na lateral da mesma, que acabou sendo descartada por falta de material. No entanto, conseguimos realizar várias atividades através do diálogo utilizando slides, vídeos, confecção de cartazes, confecção de brinquedos de material reciclável, desenhos, imagens e uma pequena horta vertical dentro da escola, observamos e aprendemos sobre a dinâmica interna da escola em seus vários setores e como cada funcionário executa suas atividades. Vale salientar que alguns alunos replicaram a horta vertical em suas casas junto as sus famílias. Foi uma grandiosa experiência, de trocas, em especial o aprendizado junto as professoras, coordenadora, discentes. As crianças que mais me encantaram, seus conhecimentos prévios, o modo de se referir a cada objeto bem como suas metodologias de aprendizado, curiosidade e formas de expressão. | pt_BR |