Mostrar registro simples

dc.creatorBrito, Emilly Beatriz Andrade
dc.creatorMacena, Flávia Jamily dos Santos
dc.date.accessioned2025-06-12T17:06:08Z
dc.date.available2024-01-12
dc.date.available2025-06-12T17:06:08Z
dc.date.issued2024-01-12
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2933
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socioeconômicapt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleUma iniciação tecnológica no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoAs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) urgem como ferramentas necessárias para tornar os indivíduos como sujeitos ativos na sociedade do conhecimento. No entanto, uma parcela considerável de crianças e adolescentes na microrregião do litoral sul potiguar, locus desta prática profissional, são desprovidos de acesso às TDIC, porque estão inseridos em um contexto de vulnerabilidade socioeconômica decorrente de uma estrutura social desigual. Dessa forma, como meio de favorecer a diminuição da desigualdade no acesso às TDIC, assentimos uma parceria com a Escola Municipal Juarez Rabelo, no município de Canguaretama/RN, dentro do projeto de extensão “Informatização Social”, cujo objetivo central foi oferecer um curso de letramento digital gratuito e ministrado por discentes do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN Campus Canguaretama. O processo de planejamento para implementação das aulas incluiu uma formação didático-pedagógica, por parte de discentes da Licenciatura em Informática do IFRN Campus Natal-Zona Norte, com ênfase nos pilares do Pensamento Computacional. Posteriormente, no período de execução do curso, a escola parceira forneceu os recursos disponíveis em seu ambiente para a realização dos momentos de aula de modo a contribuir no êxito dos objetivos propostos. Os resultados obtidos foram 12 cursistas capacitados, bem como o aumento do capital intelectual das instrutoras do campus envolvidos e que está materializado no presente relatório.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples