| dc.creator | Macedo, Tiago Marques | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-12T14:34:17Z | |
| dc.date.available | 2025-06-12T14:34:17Z | |
| dc.date.issued | 2025-02-21 | |
| dc.identifier.citation | MACEDO, Tiago Marques. Estudo da pronúncia da língua espanhola dos licenciandos do curso de letras espanhol do campus Natal Central do IFRN. Orientadora: Maria Trinidad Pacherrez Velasco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2932 | |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Pronúncia | pt_BR |
| dc.subject | Língua Espanhola | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Espanhol | pt_BR |
| dc.subject | Pronunciación | pt_BR |
| dc.subject | Idioma Español | pt_BR |
| dc.subject | Enseñanza de Español | pt_BR |
| dc.subject | Enseñanza ELE | pt_BR |
| dc.subject | Língua Espanhola - Estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject | Lengua española - Estudio y enseñanza | pt_BR |
| dc.title | Estudo da pronúncia da língua espanhola dos licenciandos do curso letras espanhol do Campus Natal Central do IFRN | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3420400463490959 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Pacherrez Velasco, Maria Trinidad | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3213226171590628 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Pacherrez Velasco, Maria Trinidad | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3213226171590628 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Falcão, Carla Aguiar | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7568583885893731 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Silva, Bruno Rafael Costa Venancio da | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5546959627627188 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal-Central | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar as possíveis dificuldades de pronúncia da língua espanhola em estudantes do curso de Licenciatura em Letras Espanhol no Campus Natal Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa é de natureza básica, adota uma abordagem quali-quantitativa e é catalogada como exploratória a partir dos seus objetivos. A metodologia envolveu gravações de entrevistas com os participantes, seguidas de transcrição ortográfica, fonológica e fonética. Foram comparadas as produções durante a leitura de um texto e as respostas espontâneas a perguntas abertas, a fim de identificar possíveis diferenças ou dificuldades de pronúncia. As análises demonstraram que, durante a leitura, as dificuldades previstas por Masip Viciano (1999) foram mais recorrentes, enquanto nas respostas espontâneas emergiram fenômenos adicionais não descritos pelo autor, como o prolongamento vocálico e a nasalização excessiva em sílabas abertas. Os resultados apontam que essas dificuldades impactam na completa inteligibilidade da fala e podem dificultar a futura atuação profissional dos licenciandos como professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Conclui-se que, embora a disciplina de Fonética e Fonologia contribua significativamente para a formação dos futuros professores, há necessidade de intensificar práticas voltadas ao desenvolvimento da competência oral, visando mitigar dificuldades e favorecer a clareza e naturalidade na produção oral da língua espanhola. | pt_BR |