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dc.creatorMacedo, Tiago Marques
dc.date.accessioned2025-06-12T14:34:17Z
dc.date.available2025-06-12T14:34:17Z
dc.date.issued2025-02-21
dc.identifier.citationMACEDO, Tiago Marques. Estudo da pronúncia da língua espanhola dos licenciandos do curso de letras espanhol do campus Natal Central do IFRN. Orientadora: Maria Trinidad Pacherrez Velasco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2932
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPronúnciapt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.subjectEnsino de Espanholpt_BR
dc.subjectPronunciaciónpt_BR
dc.subjectIdioma Españolpt_BR
dc.subjectEnseñanza de Españolpt_BR
dc.subjectEnseñanza ELEpt_BR
dc.subjectLíngua Espanhola - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLengua española - Estudio y enseñanzapt_BR
dc.titleEstudo da pronúncia da língua espanhola dos licenciandos do curso letras espanhol do Campus Natal Central do IFRNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3420400463490959pt_BR
dc.contributor.advisor1Pacherrez Velasco, Maria Trinidad
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3213226171590628pt_BR
dc.contributor.referee1Pacherrez Velasco, Maria Trinidad
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3213226171590628pt_BR
dc.contributor.referee2Falcão, Carla Aguiar
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7568583885893731pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Bruno Rafael Costa Venancio da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5546959627627188pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal-Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar as possíveis dificuldades de pronúncia da língua espanhola em estudantes do curso de Licenciatura em Letras Espanhol no Campus Natal Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa é de natureza básica, adota uma abordagem quali-quantitativa e é catalogada como exploratória a partir dos seus objetivos. A metodologia envolveu gravações de entrevistas com os participantes, seguidas de transcrição ortográfica, fonológica e fonética. Foram comparadas as produções durante a leitura de um texto e as respostas espontâneas a perguntas abertas, a fim de identificar possíveis diferenças ou dificuldades de pronúncia. As análises demonstraram que, durante a leitura, as dificuldades previstas por Masip Viciano (1999) foram mais recorrentes, enquanto nas respostas espontâneas emergiram fenômenos adicionais não descritos pelo autor, como o prolongamento vocálico e a nasalização excessiva em sílabas abertas. Os resultados apontam que essas dificuldades impactam na completa inteligibilidade da fala e podem dificultar a futura atuação profissional dos licenciandos como professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Conclui-se que, embora a disciplina de Fonética e Fonologia contribua significativamente para a formação dos futuros professores, há necessidade de intensificar práticas voltadas ao desenvolvimento da competência oral, visando mitigar dificuldades e favorecer a clareza e naturalidade na produção oral da língua espanhola.pt_BR


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