| dc.creator | Souza, Claudenyce Dantas de | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-12T13:42:04Z | |
| dc.date.available | 2025-06-12T13:42:04Z | |
| dc.date.issued | 2025-02-26 | |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Claudenyce Dantas de. Avaliação processual da política dos institutos estaduais de educação profissional, tecnologia e inovação do Rio Grande do Norte, Orientadora: Daniela Cunha Terto. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2930 | |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação processual | pt_BR |
| dc.subject | Institutos estaduais de educação profissional, tecnologia e inovação do Rio Grande do Norte (IERN) | pt_BR |
| dc.subject | Vocational education | pt_BR |
| dc.subject | Process evaluation | pt_BR |
| dc.subject | State institutes of professional education, technology and innovation of Rio Grande do Norte (IERN) | pt_BR |
| dc.subject | Territorial expansion | pt_BR |
| dc.subject | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
| dc.subject | Interiorização da educação profissional | pt_BR |
| dc.subject | Educational public policies | pt_BR |
| dc.subject | Internalization of vocational education | pt_BR |
| dc.title | Avaliação processual da política dos institutos estaduais de educação profissional, tecnologia e inovação do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7821758697873561 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Terto, Daniela Cunha | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5995982936289626 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Terto, Daniela Cunha | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5995982936289626 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Azevedo, Márcio Adriano de | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2689467070016983 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Silva, Lenina Lopes Soares | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1487610808390702 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Souza, Adriana Aparecida de | |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4374508981403235 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5 | Chagas, Kadydja Karla Nascimento | |
| dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/2409854653619871 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal-Central | pt_BR |
| dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Educação Profissional | pt_BR |
| dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Educação Profissional | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presente dissertação tem como objeto de estudo a implementação da política dos
Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande
do Norte (IERN), no contexto da interiorização da educação profissional no estado.
Parte-se da compreensão de que a expansão e interiorização dessa modalidade
educacional são atravessadas pela correlação de forças entre Estado, capital e
trabalho, sendo o modelo de gestão adotado pelo Estado influenciado pelas
exigências do mercado e refletido na concepção e formulação das políticas públicas
educacionais. O objetivo do trabalho é analisar, a partir do referencial da avaliação
processual, os princípios de gestão que orientaram o processo de implementação da
política dos IERN. A avaliação processual mostra-se pertinente por possibilitar o
exame dos fatores estruturantes da política e dos fundamentos que a orientam,
considerando não apenas os aspectos explicitamente formulados, mas também os
elementos implícitos que atravessam sua execução (Figueiredo e Figueiredo, 1986;
Costa e Castanhar, 2020). Do ponto de vista metodológico, buscou-se articular a
avaliação processual ao método dialético. Como procedimentos de pesquisa, foram
adotadas a revisão bibliográfica e a pesquisa documental. As principais fontes de
dados foram os três Cadernos de Implementação dos IERN (Rio Grande do Norte,
2022; 2023), a Portaria SEI nº 718/2022 (Rio Grande do Norte, 2022b), o Decreto
Estadual nº 32.286/2022 (Rio Grande do Norte, 2022c), entre outros documentos
oficiais. Os resultados apontam que o contexto político e econômico condiciona o tipo
de educação profissional implementada, marcada por avanços e recuos em um campo
de constantes disputas. Os IERN representam uma iniciativa relevante na tentativa de
ampliar o alcance territorial da educação profissional no estado. Ainda que o processo
de construção da política tenha buscado incorporar mecanismos democráticos, com a
participação de instituições socialmente referenciadas, foram duas instituições
privadas que acompanharam toda a sua implementação — o que revela a influência
do setor privado e da Nova Gestão Pública (NGP) na condução dessa política.
Verificou-se que a interiorização da educação profissional proposta com a criação dos
IERN reflete uma estratégia estatal de ampliação do acesso à formação técnica de
nível médio. No entanto, essa iniciativa enfrenta desafios quanto à sua efetiva
democratização, tanto no plano técnico-operacional — como o atraso na entrega das
obras e a transferência de três unidades para o Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Rio Grande do Norte — quanto no plano político, a exemplo da
descontinuidade da participação de instituições socialmente referenciadas no
acompanhamento da política e da fragilidade na garantia de uma gestão participativa.
A pesquisa conclui que os princípios de gestão que orientaram a implementação dos
IERN se alinham majoritariamente à lógica da Nova Gestão Pública, com ênfase em
avaliação, transparência e accountability, em detrimento de uma perspectiva de
gestão democrática. | pt_BR |