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dc.creatorSouza, Claudenyce Dantas de
dc.date.accessioned2025-06-12T13:42:04Z
dc.date.available2025-06-12T13:42:04Z
dc.date.issued2025-02-26
dc.identifier.citationSOUZA, Claudenyce Dantas de. Avaliação processual da política dos institutos estaduais de educação profissional, tecnologia e inovação do Rio Grande do Norte, Orientadora: Daniela Cunha Terto. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2930
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectAvaliação processualpt_BR
dc.subjectInstitutos estaduais de educação profissional, tecnologia e inovação do Rio Grande do Norte (IERN)pt_BR
dc.subjectVocational educationpt_BR
dc.subjectProcess evaluationpt_BR
dc.subjectState institutes of professional education, technology and innovation of Rio Grande do Norte (IERN)pt_BR
dc.subjectTerritorial expansionpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectInteriorização da educação profissionalpt_BR
dc.subjectEducational public policiespt_BR
dc.subjectInternalization of vocational educationpt_BR
dc.titleAvaliação processual da política dos institutos estaduais de educação profissional, tecnologia e inovação do Rio Grande do Nortept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7821758697873561pt_BR
dc.contributor.advisor1Terto, Daniela Cunha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5995982936289626pt_BR
dc.contributor.referee1Terto, Daniela Cunha
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5995982936289626pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Márcio Adriano de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2689467070016983pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Adriana Aparecida de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4374508981403235pt_BR
dc.contributor.referee5Chagas, Kadydja Karla Nascimento
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2409854653619871pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal-Centralpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objeto de estudo a implementação da política dos Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN), no contexto da interiorização da educação profissional no estado. Parte-se da compreensão de que a expansão e interiorização dessa modalidade educacional são atravessadas pela correlação de forças entre Estado, capital e trabalho, sendo o modelo de gestão adotado pelo Estado influenciado pelas exigências do mercado e refletido na concepção e formulação das políticas públicas educacionais. O objetivo do trabalho é analisar, a partir do referencial da avaliação processual, os princípios de gestão que orientaram o processo de implementação da política dos IERN. A avaliação processual mostra-se pertinente por possibilitar o exame dos fatores estruturantes da política e dos fundamentos que a orientam, considerando não apenas os aspectos explicitamente formulados, mas também os elementos implícitos que atravessam sua execução (Figueiredo e Figueiredo, 1986; Costa e Castanhar, 2020). Do ponto de vista metodológico, buscou-se articular a avaliação processual ao método dialético. Como procedimentos de pesquisa, foram adotadas a revisão bibliográfica e a pesquisa documental. As principais fontes de dados foram os três Cadernos de Implementação dos IERN (Rio Grande do Norte, 2022; 2023), a Portaria SEI nº 718/2022 (Rio Grande do Norte, 2022b), o Decreto Estadual nº 32.286/2022 (Rio Grande do Norte, 2022c), entre outros documentos oficiais. Os resultados apontam que o contexto político e econômico condiciona o tipo de educação profissional implementada, marcada por avanços e recuos em um campo de constantes disputas. Os IERN representam uma iniciativa relevante na tentativa de ampliar o alcance territorial da educação profissional no estado. Ainda que o processo de construção da política tenha buscado incorporar mecanismos democráticos, com a participação de instituições socialmente referenciadas, foram duas instituições privadas que acompanharam toda a sua implementação — o que revela a influência do setor privado e da Nova Gestão Pública (NGP) na condução dessa política. Verificou-se que a interiorização da educação profissional proposta com a criação dos IERN reflete uma estratégia estatal de ampliação do acesso à formação técnica de nível médio. No entanto, essa iniciativa enfrenta desafios quanto à sua efetiva democratização, tanto no plano técnico-operacional — como o atraso na entrega das obras e a transferência de três unidades para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte — quanto no plano político, a exemplo da descontinuidade da participação de instituições socialmente referenciadas no acompanhamento da política e da fragilidade na garantia de uma gestão participativa. A pesquisa conclui que os princípios de gestão que orientaram a implementação dos IERN se alinham majoritariamente à lógica da Nova Gestão Pública, com ênfase em avaliação, transparência e accountability, em detrimento de uma perspectiva de gestão democrática.pt_BR


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