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dc.creatorSilva, Maria Lílian Ardelino da
dc.date.accessioned2025-06-09T14:02:21Z
dc.date.available2025-06-09T14:02:21Z
dc.date.issued2025-02-20
dc.identifier.citationSILVA, Maria Lilian Ardelino da. Metodologias ativas na formação de professores do IFRN pensando na realidade da escola pública: análises e propostas didáticas. Orientadora: Maria Trinidad Pacherrez Velasco. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2922
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectEnsino Públicopt_BR
dc.subjectEnsino de espanhol – Rede públicapt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectActive Methodologiespt_BR
dc.subjectPublic Educationpt_BR
dc.subjectSpanish teaching – Public schoolpt_BR
dc.subjectFormación docentept_BR
dc.subjectMetodologias activaspt_BR
dc.subjectEnseñanza públicapt_BR
dc.titleMetodologias ativas na formação de professores do IFRN pensando na realidade da escola pública: análises e propostas didáticaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3504052565500213pt_BR
dc.contributor.advisor1Pacherrez Velasco, Maria Trindad
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3213226171590628pt_BR
dc.contributor.referee1Pacherrez Velasco, Maria Trinidad
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3213226171590628pt_BR
dc.contributor.referee2Falcão, Carla Aguiar
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7568583885893731pt_BR
dc.contributor.referee3Palmieri, Lucas Leonardo
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7759572092582309pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
dc.description.resumoExiste um veemente desafio na busca por metodologias inovadoras que possibilitem um professor ser capaz de, durante a sua formação, obter conhecimentos dinâmicos e técnicos para tornar eficaz a aprendizagem de seu futuro aluno e que para alcançar um bom desempenho como professor é necessário que a formação docente foque na transformação deste em um ser ético, crítico, reflexivo, transformador e humanizado. No mundo atual, há constante evolução, principalmente no eixo tecnológico, que está afetando as salas de aulas, notoriamente a utilização dessas tecnologias torna-se cada vez mais presente no cotidiano dos alunos e dos professores. Á vista disso, há um desafio constante dos professores em tornar a sala de aula num ambiente atrativo, inovador, inclusivo, principalmente em disciplinas que não são obrigatórias, como o ensino da língua espanhola no ensino médio, que está desde o ano de 2017 como optativo pela Lei n. 13.415, que também alterou a Lei de Diretrizes e Bases Nacional da Educação estabelecendo assim mudanças na estrutura do Ensino Médio. Embora essa situação, é importante que as metodologias utilizadas na sala de aula sejam métodos ativos e dinâmicos, visto que não serão todos os alunos os que optarão pelo ensino de língua espanhola. Motivo este que nos leva a investigar se na formação de um professor de espanhol estão sendo considerados o uso e a aplicação de metodologias ativas para cenários como o da escola pública. O estudo visou analisar e refletir a respeito do uso de metodologias ativas na formação dos professores de espanhol voltadas para o ensino de língua espanhola nas escolas de ensino médio público, tendo em consideração essa realidade e sugerindo algumas propostas didáticas. Esta investigação se tipifica quanto a sua natureza como uma pesquisa básica, exploratória e documental e utilizamos como referencial teórico autores como Moran (2017), Bacich (2017), Santos (2011) e Monteiro (2015) que tratam de metologias ativas no ensino. Acreditamos que este trabalho se torna relevante como contribuição, pois percebemos que no contexto atual há uma necessidade de refletir e discutir sobre as metodologias utilizadas em sala de aula das escolas públicas de ensino médio. Após a realização deste estudo, concluímos sobre a importância do uso de metodologias ativas em sala de aula, refletimos sobre os desafios que enfrentam os professores na realidade da escola pública e na formação de professores para o uso de metodologias ativas em sala de aula, percebendo o quanto é necessário que se incorporem as metodologias ativas à qualificação da formação docente. Diante disso, neste trabalho apresentamos como contribuição propostas didáticas para auxiliarem os futuros professores ou até mesmo como ponto de partida para adaptação ou criação de outras propostas.pt_BR


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