Mostrar registro simples

dc.creatorFagundes, Evelyn de França
dc.date.accessioned2025-06-05T14:07:48Z
dc.date.available2025-06-05T14:07:48Z
dc.date.issued2023-04-18
dc.identifier.citationFAGUNDES, Evelyn de França. As contribuições do professor de informática do IFRN Natal Zona Norte para a formação digital dos estudantes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2920
dc.description.abstractDigital Information and Communication Technologies (TDIC), such as cell phones, computers and social networks are part of society and therefore digital training is no longer a choice, but a learning need, this training needs to be inserted into the teacher's pedagogical practices. Therefore, this work questions how the computer science teacher contributed to the digital formation of students. Therefore, this study's main objective is to identify the pedagogical actions of computer science teachers, at Campus Natal-Zona Norte, which they created for the digital training of students in the context of digital culture, like as a digital space for interaction and new forms of communication in a large connected network, as presented by Pierre Lévy (2011). As specific objectives, to identify: the level of importance given by computer science teachers at Campus Natal-Zona Norte in building pedagogical actions that encourage digital training, to understand which of the identified pedagogical actions can contribute to digital training in the context of learning and which skills and competences are more valued in the pedagogical actions developed by the IT teacher in the teaching process. To meet the purpose of the study, the research was based on material about the student's relationship with technology, the representation of the computer science teacher, technology as resources, curriculum and digital culture. The methodology used was field research, of an exploratory nature, which from the application of an automated with computer science teachers and students and former students of the Licentiate, the quantitative and qualitative method was used based on the technique of categorical analysis. The results showed that seven teachers out of a total of ten who work on campus contribute started the digital training of undergraduate students based on pedagogical practices that involvement of contents related to digital citizenship, which involve the proper use of technologies, and technologies and societies, which involve ways of communicating. but that it is still necessary to go beyond the use of technologies as technological instruments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.subjectFormação digitalpt_BR
dc.subjectProfessores de informáticapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.titleAs contribuições do professor de informática do IFRN Natal Zona Norte para a formação digital dos estudantespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9481022486087904pt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/6386073172746976pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Alba Sandyra Bezerra
dc.contributor.referee2Melo, Liviane Catarine Almeida
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.description.resumoAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), como celulares, computadores e redes sociais, são parte da sociedade e por isso a formação digital não é mais uma escolha, mas sim uma necessidade de aprendizagem. É essa formação que precisa ser inserida nas práticas pedagógicas do professor. Neste contexto, é necessário questionar como o professor da área de informática do IFRN Campus Natal-Zona Norte, locus deste trabalho, tem contribuído para a formação digital dos estudantes. O objetivo geral do presente estudo é identificar como as ações pedagógicas dos professores de informática, Campus Natal-Zona Norte, contribuem para a formação digital dos alunos no contexto da cultura digital, como espaço digital de interação e novas formas de comunicação em uma grande rede conectada, conforme apresentado por Pierre Lévy (2011). Os objetivos específicos incluem: identificar qual o nível de importância dado pelos professores de informática do Campus Natal-Zona Norte em construir ações pedagógicas que estimulem a formação digital; compreender quais das ações pedagógicas identificadas podem contribuir para formação digital no contexto da aprendizagem; e apontar quais habilidades e competências são mais valorizadas nas ações pedagógicas desenvolvidas pelo professor de informática no processo de ensino. Para atender a finalidade do estudo, a pesquisa foi fundamentada em tópicos sobre a relação do aluno com a tecnologia, representação do professor de informática, tecnologia como recursos, currículo e cultura digital. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, a qual a partir da aplicação de um questionário com professores de informática, alunos e exalunos da Licenciatura em Informática. Foi empregado o método quanti-qualitativo baseado na técnica de análise categorial. Os resultados apontaram que sete professores de um total de dez que atuam no campus contribuem para a formação digital dos alunos da licenciatura a partir de práticas pedagógicas que envolvem conteúdos relacionados à cidadania digital, que envolve o uso adequado das tecnologias, e a tecnologias e sociedades, que envolve as formas de se comunicar. Contudo, ainda é necessário ir além do uso de tecnologias como instrumentos tecnológicos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples