| dc.creator | Fagundes, Evelyn de França | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-05T14:07:48Z | |
| dc.date.available | 2025-06-05T14:07:48Z | |
| dc.date.issued | 2023-04-18 | |
| dc.identifier.citation | FAGUNDES, Evelyn de França. As contribuições do professor de informática do IFRN Natal Zona Norte para a formação digital dos estudantes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2920 | |
| dc.description.abstract | Digital Information and Communication Technologies (TDIC), such as cell phones, computers
and social networks are part of society and therefore digital training is no longer a choice, but
a learning need, this training needs to be inserted into the teacher's pedagogical practices.
Therefore, this work questions how the computer science teacher contributed to the digital
formation of students. Therefore, this study's main objective is to identify the pedagogical
actions of computer science teachers, at Campus Natal-Zona Norte, which they created for the
digital training of students in the context of digital culture, like as a digital space for interaction
and new forms of communication in a large connected network, as presented by Pierre Lévy
(2011). As specific objectives, to identify: the level of importance given by computer science
teachers at Campus Natal-Zona Norte in building pedagogical actions that encourage digital
training, to understand which of the identified pedagogical actions can contribute to digital
training in the context of learning and which skills and competences are more valued in the
pedagogical actions developed by the IT teacher in the teaching process. To meet the purpose
of the study, the research was based on material about the student's relationship with
technology, the representation of the computer science teacher, technology as resources,
curriculum and digital culture. The methodology used was field research, of an exploratory
nature, which from the application of an automated with computer science teachers and students
and former students of the Licentiate, the quantitative and qualitative method was used based
on the technique of categorical analysis. The results showed that seven teachers out of a total
of ten who work on campus contribute started the digital training of undergraduate students
based on pedagogical practices that involvement of contents related to digital citizenship, which
involve the proper use of technologies, and technologies and societies, which involve ways of
communicating. but that it is still necessary to go beyond the use of technologies as
technological instruments. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Licenciatura em Informática | pt_BR |
| dc.subject | Formação digital | pt_BR |
| dc.subject | Professores de informática | pt_BR |
| dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
| dc.title | As contribuições do professor de informática do IFRN Natal Zona Norte para a formação digital dos estudantes | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9481022486087904 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Moreira, Keila Cruz | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/6386073172746976 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Lopes, Alba Sandyra Bezerra | |
| dc.contributor.referee2 | Melo, Liviane Catarine Almeida | |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal - Zona Norte | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Ciências exatas e da terra | pt_BR |
| dc.description.resumo | As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), como celulares, computadores
e redes sociais, são parte da sociedade e por isso a formação digital não é mais uma escolha,
mas sim uma necessidade de aprendizagem. É essa formação que precisa ser inserida nas
práticas pedagógicas do professor. Neste contexto, é necessário questionar como o professor da
área de informática do IFRN Campus Natal-Zona Norte, locus deste trabalho, tem contribuído
para a formação digital dos estudantes. O objetivo geral do presente estudo é identificar como
as ações pedagógicas dos professores de informática, Campus Natal-Zona Norte, contribuem
para a formação digital dos alunos no contexto da cultura digital, como espaço digital de
interação e novas formas de comunicação em uma grande rede conectada, conforme
apresentado por Pierre Lévy (2011). Os objetivos específicos incluem: identificar qual o nível
de importância dado pelos professores de informática do Campus Natal-Zona Norte em
construir ações pedagógicas que estimulem a formação digital; compreender quais das ações
pedagógicas identificadas podem contribuir para formação digital no contexto da
aprendizagem; e apontar quais habilidades e competências são mais valorizadas nas ações
pedagógicas desenvolvidas pelo professor de informática no processo de ensino. Para atender
a finalidade do estudo, a pesquisa foi fundamentada em tópicos sobre a relação do aluno com a
tecnologia, representação do professor de informática, tecnologia como recursos, currículo e
cultura digital. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, a
qual a partir da aplicação de um questionário com professores de informática, alunos e exalunos da Licenciatura em Informática. Foi empregado o método quanti-qualitativo baseado na
técnica de análise categorial. Os resultados apontaram que sete professores de um total de dez
que atuam no campus contribuem para a formação digital dos alunos da licenciatura a partir de
práticas pedagógicas que envolvem conteúdos relacionados à cidadania digital, que envolve o
uso adequado das tecnologias, e a tecnologias e sociedades, que envolve as formas de se
comunicar. Contudo, ainda é necessário ir além do uso de tecnologias como instrumentos
tecnológicos. | pt_BR |