| dc.creator | Paz, Francisca das Chagas Barbosa da | |
| dc.date.accessioned | 2025-05-16T18:38:11Z | |
| dc.date.available | 2025-05-16T18:38:11Z | |
| dc.date.issued | 2025-02-21 | |
| dc.identifier.citation | PAZ, Francisca das Chagas Barbosa da. Análise do componente cultural na formação docente de espanhol do IFRN. Orientadora: Maria Trindad Pacherrez Velasco. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2892 | |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Componente cultural | pt_BR |
| dc.subject | Formação - Professor - Espanhol | pt_BR |
| dc.subject | Cultura Espanhola | pt_BR |
| dc.subject | Língua Espanhola | pt_BR |
| dc.subject | Cultural component | pt_BR |
| dc.subject | Training - Teacher - Spanish | pt_BR |
| dc.subject | Spanish Culture | pt_BR |
| dc.subject | Spanish Language | pt_BR |
| dc.title | Análise do componente cultural na formação docente de Espanhol do IFRN | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/0613239893991838 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Pacherrez Velasco, Maria Trindad | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3213226171590628 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Pacherrez Velasco, Maria Trinidad | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3213226171590628 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Serrão, Raquel de Araújo | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2960520561039549 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Nascimento, José Mateus do | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9176401714554967 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho teve como finalidade analisar de que maneira o componente cultural está inserido na formação de professores do curso de letras espanhol do IFRN, tendo como objetivo geral, promover reflexão sobre a metodologia de ensino e conteúdo de cunho cultural nas disciplinas de língua espanhola dos cursos de licenciatura do IFRN que formam professores de espanhol. Foram analisados os Projetos Políticos Pedagógicos do Curso (PPC) de 2006, 2012, 2014 e 2018 do curso de Licenciatura em Letras Espanhol e o PPC de 2021 da Licenciatura em Letras Português/Espanhol. As disciplinas analisadas foram as disciplinas especificas de Língua, de Cultura Espanhola e Cultura Hispano-Americana, com o intuito de identificar de que maneira esse conteúdo é abordado nas disciplinas de línguas no decorrer do curso. O trabalho está dividido em quatro partes: introdução; metodologia; referencial teórico e discussão dos dados. A metodologia da pesquisa em questão é classificada como básica, sua abordagem se perfila como qualitativa e os procedimentos técnicos foram bibliográficos e documentais. No referencial teórico abordamos a importância do componente cultural ser trabalhado em paralelo com as disciplinas de língua e nos dados obtidos foi constatado que o componente cultural precisar estar inserido nas disciplinas de língua com maior ênfase, principalmente, nos semestres iniciais do curso. | pt_BR |