Mostrar registro simples

dc.creatorPaz, Francisca das Chagas Barbosa da
dc.date.accessioned2025-05-16T18:38:11Z
dc.date.available2025-05-16T18:38:11Z
dc.date.issued2025-02-21
dc.identifier.citationPAZ, Francisca das Chagas Barbosa da. Análise do componente cultural na formação docente de espanhol do IFRN. Orientadora: Maria Trindad Pacherrez Velasco. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2892
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComponente culturalpt_BR
dc.subjectFormação - Professor - Espanholpt_BR
dc.subjectCultura Espanholapt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.subjectCultural componentpt_BR
dc.subjectTraining - Teacher - Spanishpt_BR
dc.subjectSpanish Culturept_BR
dc.subjectSpanish Languagept_BR
dc.titleAnálise do componente cultural na formação docente de Espanhol do IFRNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0613239893991838pt_BR
dc.contributor.advisor1Pacherrez Velasco, Maria Trindad
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3213226171590628pt_BR
dc.contributor.referee1Pacherrez Velasco, Maria Trinidad
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3213226171590628pt_BR
dc.contributor.referee2Serrão, Raquel de Araújo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2960520561039549pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, José Mateus do
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como finalidade analisar de que maneira o componente cultural está inserido na formação de professores do curso de letras espanhol do IFRN, tendo como objetivo geral, promover reflexão sobre a metodologia de ensino e conteúdo de cunho cultural nas disciplinas de língua espanhola dos cursos de licenciatura do IFRN que formam professores de espanhol. Foram analisados os Projetos Políticos Pedagógicos do Curso (PPC) de 2006, 2012, 2014 e 2018 do curso de Licenciatura em Letras Espanhol e o PPC de 2021 da Licenciatura em Letras Português/Espanhol. As disciplinas analisadas foram as disciplinas especificas de Língua, de Cultura Espanhola e Cultura Hispano-Americana, com o intuito de identificar de que maneira esse conteúdo é abordado nas disciplinas de línguas no decorrer do curso. O trabalho está dividido em quatro partes: introdução; metodologia; referencial teórico e discussão dos dados. A metodologia da pesquisa em questão é classificada como básica, sua abordagem se perfila como qualitativa e os procedimentos técnicos foram bibliográficos e documentais. No referencial teórico abordamos a importância do componente cultural ser trabalhado em paralelo com as disciplinas de língua e nos dados obtidos foi constatado que o componente cultural precisar estar inserido nas disciplinas de língua com maior ênfase, principalmente, nos semestres iniciais do curso.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples