dc.creator | Santos, Francisco Canindé Cosme dos | |
dc.date.accessioned | 2025-05-06T13:18:25Z | |
dc.date.available | 2025-05-06T13:18:25Z | |
dc.date.issued | 2025-02-26 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Francisco Canindé Cosme do. Compreensão do saneamento básico através da fotografia com alunos do ensino médio técnico do IFRN Campus Natal Central. Orientador: João Correia Saraiva Júnior. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2881 | |
dc.description.abstract | This paper presents the use of photography in Geography teaching, in elementary school classes
in the final years, as a didactic and methodological resource in the classroom, which can
promote environmental awareness about the importance of basic sanitation as a constitutional
public right. In Rio Grande do Norte, for example, the poor sanitation system affects most
neighborhoods and communities, both in rural and urban areas, particularly in the capital of Rio
Grande do Norte and its immediate surroundings. The aim of this work is to evaluate the use of
photography as a didactic resource for understanding basic sanitation in Geography teaching,
in integrated technical classes at IFRN-Campus Natal Central. The methodology is qualitative
and exploratory and was divided into three stages: literature review, intervention in the classes
and proposition of the activity in selected neighborhoods of Natal and Parnamirim, in the
Metropolitan Region of Natal (RMN), for field studies. 80 students took part, divided into 19
groups, who used digital cameras and smartphones to record images related to basic sanitation.
In the final stage, a questionnaire was applied via Google Forms to assess the subjective
perceptions of the students and the effectiveness of the methodology used. The results show
that the students demonstrated a critical and proactive view of the challenges of basic sanitation
in their communities. In addition, there was a strong call for greater government involvement
in public investments, indicating that the students recognize the need for effective policies to
solve structural problems. The results show that students not only understand the importance of
basic sanitation, but are also engaged in proposing improvements that benefit the entire
community, demonstrating critical awareness and social responsibility. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Saneamento básico | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento com sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Basic sanitation | pt_BR |
dc.subject | Teaching Geography | pt_BR |
dc.subject | Photography | pt_BR |
dc.subject | Development with sustainability | pt_BR |
dc.title | Compreensão do saneamento básico através da fotografia com alunos do ensino médio técnico do IFRN Campus Natal Central | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8943646234910061 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Saraiva, João Correia Junior | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8701271447000580 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Saraiva Júnior, Joao Correia | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8701271447000580 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Galvão, Maria Luiza de Medeiros | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6651401130908271 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Dantas, Geovany Pachelly Galdino Dantas | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3334430059382294 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Geografia | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta a utilização da fotografia no ensino de Geografia, nas turmas do
ensino fundamental nos anos finais, como recurso didático e metodológico em sala de aula,
pode promover a conscientização ambiental sobre a importância do saneamento básico
enquanto direito público constitucional. No Rio Grande do Norte, por exemplo, o sistema
deficiente de saneamento afeta a maioria dos bairros e comunidades, tanto na zona rural, quanto
na urbana, particularmente na capital potiguar e entorno imediato. Assim, o objetivo deste
trabalho é avaliar a utilização do registro fotográfico como recurso didático para compreensão
do saneamento básico, no ensino de Geografia, em turmas do ensino técnico integrado do IFRNCampus Natal Central. A metodologia é de cunho qualitativa e exploratória e foi dividida em
03 (três etapas): revisão de literatura, intervenção nas turmas e proposição da atividade em
bairros selecionados de Natal e Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal (RMN), para
estudos em campo. Participaram 80 estudantes, divididos em 19 grupos, que utilizaram câmeras
digitais e smartphones para registrar imagens relacionadas ao saneamento básico. Na etapa
final, foi aplicado um questionário via Google Forms para avaliar as percepções subjetivas dos
alunos e a eficácia da metodologia utilizada. Os resultados apontam que os alunos
demonstraram uma visão crítica e propositiva em relação aos desafios do saneamento básico
em suas comunidades. Além disso, houve um forte apelo por maior envolvimento do governo
em investimentos públicos, indicando que os alunos reconhecem a necessidade de políticas
eficazes para resolver problemas estruturais. Os resultados evidenciam, ainda, que os alunos
não apenas compreendem a importância do saneamento básico, mas também estão engajados
em propor melhorias que beneficiem toda a comunidade, demonstrando consciência crítica e
responsabilidade social. | pt_BR |
dc.relation.references | AGORA RN. Fim de semana em Natal tem chuva histórica de 235mm. Agora RN, 2022.
Disponível em: https://agorarn.com.br/ultimas/fim-de-semana-em-natal-tem-chuva-historicade-235mm/. Acesso em: 14 fev. 2025.
AGORA RN. Chuva de mais de 100 mm tira famílias de casa e gera outros transtornos
na Grande Natal. Agora RN, 2024. Disponível em: https://agorarn.com.br. Acesso em: 15
fev. 2025.
ALEXANDRINO, Elidiane da Silva.Fotografia nas redes sociais: usos e funções na
contemporaneidade. In:IX SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER, 2016, São Paulo.
Anais eletrônicos...São Paulo: ABCiber, 2016. Disponível em:
https://abciber.org.br/anaiseletronicos/wpcontent/uploads/2016/trabalhos/fotografia_nas_rede
s_sociais_usos_e_funcoes_na_contemporaneidade_elidiane_da_silva_alexandrino.pdf.
Acesso em: 13 mar. 2025.
BANCO MUNDIAL. Crianças e jovens brasileiros, vítimas invisíveis das desigualdades
no acesso a saneamento. 2020. Disponível em:
https://www.worldbank.org/pt/news/feature/2020/08/25/brasil-ninos-jovenes-desigualdadesacceso-saneamiento-covid-19. Acesso em: 07 ago. 2024.
BEZERRA, Josué Alencar. A reafirmação do bairro: um estudo geo-histórico do bairro
do Alecrim na cidade de Natal-RN. 2005. 182 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmica e
Reestruturação do Território) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18892/1/JosueAB.pdf. Acesso
em: 14 fev. 2025.
BRASIL. LEI Nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007. Estabelece as diretrizes nacionais para o
saneamento básico. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-
2010/2007/lei/l11445.htm. Acesso em: 07 ago. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o Mundo: a Geografia nos anos iniciais do
Ensino Fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 25. n. 66. p. 227-247. maio/ago. 2005.
Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br.
G1RN. Retroescavadeira ‘engolida’ por cratera, ruas alagadas e buracos abertos: chuva
causa transtornos nesta segunda (13) em Natal. G1 RN, 13 jan. 2025. Disponível em:
https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2025/01/13/chuva-causa-alagamentosem-natal.ghtml. Acesso em: 14 fev. 2025.
GUIMARÃES, A. J. A.; CARVALHO, D. F. de; SILVA, L. D. B. da. Saneamento básico.
UFRRJ, 2007.
INSTITUTO ÁGUA E SANEAMENTO (IAS). Municípios e Saneamento. [S. l.], 2024.
Disponível em: https://www.aguaesaneamento.org.br/municipios-e-saneamento. Acesso em:
21 nov. 2024.
INSTITUTO ÁGUA E SANEAMENTO (IAS). Marco Legal do Saneamento Básico: Rio
Grande do Norte. Marco Legal do Saneamento Básico, 2021. Disponível em:
https://marcolegal.aguaesaneamento.org.br/estado/RN/. Acesso em: 13 mar. 2025.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Mapa Municipal
Estatístico de Natal/RN. Disponível em:
https://geoftp.ibge.gov.br/cartas_e_mapas/mapas_para_fins_de_levantamentos_estatisticos/ce
nso_demografico_2022/mapas_municipais_estatisticos/RN/natal_2408102/natal_2408102_m
me_a0.pdf. Acesso em: 16 fev. 2025.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Mapa Municipal
Estatístico de Parnamirim/RN. Disponível em:
https://geoftp.ibge.gov.br/cartas_e_mapas/mapas_para_fins_de_levantamentos_estatisticos/ce
nso_demografico_2022/mapas_municipais_estatisticos/RN/parnamirim_2403251/parnamirim
_2403251_mme_a0.pdf. Acesso em: 16 fev. 2025.
INSTITUTO TRATA BRASIL SANEAMENTO É SAÚDE: O que é Saneamento?
Disponível: https://tratabrasil.org.br/o-que-e-saneamento/. Acesso em: 07 ago. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). Organização Didática.
2012. Versão final. 20 maio 2012. Disponível em:
https://portal.ifrn.edu.br/documents/2438/OrganizacaoDidatica_2012_versaoFINAL_20mai20
12.pdf. Acesso em: 09 dez. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). Curso Técnico em
ControleI Ambiental. 2015. Disponível em:
https://portal.ifrn.edu.br/documents/692/Tecnico_em_Controle_Ambiental_2015.pdf. Acesso
em: 09 dez. 2024.
MARIN VIADEL, R.; RÓLDAN, J. Estructuras narrativas y argumentales en investigación:
Fotografias Independientes, Series Fotográficas y FotoEnsayos. In:MARIN VIADEL, R.;
RÓLDAN, J. Metodologías Artísticas de Investigación em Educación.Málaga, Espanha:
Ediciones Aljibe, 2012.
MEDICI, A. C.; BELTRÃO, K. I. Transição demográfica no Brasil: uma agenda para
pesquisa. Planejamento e Políticas Públicas, [S. l.], n. 12, 2022. Disponível em:
www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/146. Acesso em: 21 ago. 2024.
MENEZES, Paulo Roberto Arruda de. Cinema: imagem e interpretação. Tempo Social; Rev.
Sociol. USP, S. Paulo, 8(2): 83-104, out de 1996. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ts/a/8kfnC9q9C5Z4SwfvsvKTxYw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em
05 set. 24.
98FM NATAL. Carros afundam em buracos na Av. Olavo Lacerda Montenegro, mesmo
após recente obra de reparo no trecho. 98FM Natal, 2024. Disponível
em: https://98fmnatal.com.br/ultimas/carros-afundam-em-buracos-na-av-olavo-lacerdamontenegro-mesmo-apos-recente-obra-de-reparo-no-trecho/247244/. Acesso em: 15 fev.
2025.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável: Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br. Acesso em: 07 dez. 2024
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU (2015). Transformando nosso mundo:
a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em:
https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em 06 dez. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS): Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/6?form=MG0AV3.
Acesso em 06 fev. 2025.
PONTANEGRANEWS. Chuvas intensas causam transtornos em Natal e Parnamirim.
Ponta Negra News, 6 fev. 2025. Disponível
em: https://pontanegranews.com.br/2025/02/06/chuvas-intensas-causam-transtornos-em-natale-parnamirim/. Acesso em: 15 fev. 2025.
PREFEITURA DO NATAL. Plano Municipal de Saneamento Básico. Natal: Prefeitura do
2021.Disponível em:
https://www.natal.rn.gov.br/storage/app/media/concidade/processos/1.RELATORIO_SINTES
E.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.
PREFEITURA DO NATAL. Urbana - O que você precisa saber sobre a Coleta Seletiva.
Disponível em: https://www2.natal.rn.gov.br/urbana/paginas/ctd-1164.html. Acesso em: 14
fev. 2025.
PREFEITURA DE PARNAMIRIM. Gestão de Resíduos Sólidos. Parnamirim, 2024.
Disponível em: https://www.parnamirim.rn.gov.br/#/lista-resultados. Acesso em: 14 fev.
2025.
RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Saúde do Estado. Relatório de Vigilância
Epidemiológica. Natal: SESAP-RN, 2020. Disponível em: http://www.saude.rn.gov.br/.
Acesso em: 10 jan. 2025.
ROLDÁN, J. Las Metodologias Artisticas de Investigación basadas en la fotografia.In:
ROLDÁN, J.;MARIN, R. Metodologías artísticas de investigación en educación.
Archidona, España: Aljibe, 2012.
SANTOS, K. M.; MIRANDA, J. C.; GONZAGA, G. R. - A fotografia como recurso didático.
Revista Educação Pública. Disponível em:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/1/a-fotografia-como-recurso-didático.
Acesso em: 21 ago. 2024.
SANTOS, Milton, Metamorfose do espaço habitado: fundamentos Teórico e
metodológico da Geografia. 6. Ed. São Paulo: Edusp, 2014.
SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: EDUSP, 2012, 94p.
SEVERINO. Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ª edição. São Paulo:
Cortez, 2015.
SILVA, I. F. de F. et al. A Fotografia como recurso mediático no ensino de Geografia: a
paisagem Urbana em múltiplos olhares e convergências. Revista Ensino De Geografia
(Recife), ano 2018. 56–67. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.24041. Acesso em: 10
out. 2024.
SOUZA, M. L. de. Mudar a Cidade: Uma Introdução Crítica ao Planejamento e à Gestão
Urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo:
Companhia das Letras, 2004. Disponível em:
https://www.academia.edu/22527711/Sobre_fotografia_Susan_Sontag. Acesso em: 17 nov.
2024.
SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). Mapa Interativo da
Regionalização do Saneamento Básico, 2022. Disponível em:
https://appsnis.mdr.gov.br/regionalizacao/web/mapa/index?id=21. Acesso em: 13 mar. 2025.
SPENCER, D. Color photography in practice. 2ª ed. Londres: Iliffe & Sons, 1980.
TRAVASSOS, L.E.P. A fotografia como instrumento de auxílio no ensino da Geografia.
Revista de Biologia e Ciências da Terra, ano/vol1, n.2. 2002.
TRIBUNAL DO NORTE. Fortes chuvas fazem lagoas de captação transbordar em Natal.
Tribuna do Norte, 2024. Disponível em: https://tribunadonorte.com.br/natal/fortes-chuvasfazem-lagoas-de-captacao-transbordar-em-natal/. Acesso em: 14 fev. 2025.
UNICEF. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Ainda é possível mudar 2030.
Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel.
Acesso em: 07 dez. 2024. | pt_BR |