Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Francisco Canindé Cosme dos
dc.date.accessioned2025-05-06T13:18:25Z
dc.date.available2025-05-06T13:18:25Z
dc.date.issued2025-02-26
dc.identifier.citationSANTOS, Francisco Canindé Cosme do. Compreensão do saneamento básico através da fotografia com alunos do ensino médio técnico do IFRN Campus Natal Central. Orientador: João Correia Saraiva Júnior. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2881
dc.description.abstractThis paper presents the use of photography in Geography teaching, in elementary school classes in the final years, as a didactic and methodological resource in the classroom, which can promote environmental awareness about the importance of basic sanitation as a constitutional public right. In Rio Grande do Norte, for example, the poor sanitation system affects most neighborhoods and communities, both in rural and urban areas, particularly in the capital of Rio Grande do Norte and its immediate surroundings. The aim of this work is to evaluate the use of photography as a didactic resource for understanding basic sanitation in Geography teaching, in integrated technical classes at IFRN-Campus Natal Central. The methodology is qualitative and exploratory and was divided into three stages: literature review, intervention in the classes and proposition of the activity in selected neighborhoods of Natal and Parnamirim, in the Metropolitan Region of Natal (RMN), for field studies. 80 students took part, divided into 19 groups, who used digital cameras and smartphones to record images related to basic sanitation. In the final stage, a questionnaire was applied via Google Forms to assess the subjective perceptions of the students and the effectiveness of the methodology used. The results show that the students demonstrated a critical and proactive view of the challenges of basic sanitation in their communities. In addition, there was a strong call for greater government involvement in public investments, indicating that the students recognize the need for effective policies to solve structural problems. The results show that students not only understand the importance of basic sanitation, but are also engaged in proposing improvements that benefit the entire community, demonstrating critical awareness and social responsibility.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaneamento básicopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento com sustentabilidadept_BR
dc.subjectBasic sanitationpt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectDevelopment with sustainabilitypt_BR
dc.titleCompreensão do saneamento básico através da fotografia com alunos do ensino médio técnico do IFRN Campus Natal Centralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8943646234910061pt_BR
dc.contributor.advisor1Saraiva, João Correia Junior
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8701271447000580pt_BR
dc.contributor.referee1Saraiva Júnior, Joao Correia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8701271447000580pt_BR
dc.contributor.referee2Galvão, Maria Luiza de Medeiros
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6651401130908271pt_BR
dc.contributor.referee3Dantas, Geovany Pachelly Galdino Dantas
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3334430059382294pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a utilização da fotografia no ensino de Geografia, nas turmas do ensino fundamental nos anos finais, como recurso didático e metodológico em sala de aula, pode promover a conscientização ambiental sobre a importância do saneamento básico enquanto direito público constitucional. No Rio Grande do Norte, por exemplo, o sistema deficiente de saneamento afeta a maioria dos bairros e comunidades, tanto na zona rural, quanto na urbana, particularmente na capital potiguar e entorno imediato. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a utilização do registro fotográfico como recurso didático para compreensão do saneamento básico, no ensino de Geografia, em turmas do ensino técnico integrado do IFRNCampus Natal Central. A metodologia é de cunho qualitativa e exploratória e foi dividida em 03 (três etapas): revisão de literatura, intervenção nas turmas e proposição da atividade em bairros selecionados de Natal e Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal (RMN), para estudos em campo. Participaram 80 estudantes, divididos em 19 grupos, que utilizaram câmeras digitais e smartphones para registrar imagens relacionadas ao saneamento básico. Na etapa final, foi aplicado um questionário via Google Forms para avaliar as percepções subjetivas dos alunos e a eficácia da metodologia utilizada. Os resultados apontam que os alunos demonstraram uma visão crítica e propositiva em relação aos desafios do saneamento básico em suas comunidades. Além disso, houve um forte apelo por maior envolvimento do governo em investimentos públicos, indicando que os alunos reconhecem a necessidade de políticas eficazes para resolver problemas estruturais. Os resultados evidenciam, ainda, que os alunos não apenas compreendem a importância do saneamento básico, mas também estão engajados em propor melhorias que beneficiem toda a comunidade, demonstrando consciência crítica e responsabilidade social.pt_BR
dc.relation.referencesAGORA RN. Fim de semana em Natal tem chuva histórica de 235mm. Agora RN, 2022. Disponível em: https://agorarn.com.br/ultimas/fim-de-semana-em-natal-tem-chuva-historicade-235mm/. Acesso em: 14 fev. 2025. AGORA RN. Chuva de mais de 100 mm tira famílias de casa e gera outros transtornos na Grande Natal. Agora RN, 2024. Disponível em: https://agorarn.com.br. Acesso em: 15 fev. 2025. ALEXANDRINO, Elidiane da Silva.Fotografia nas redes sociais: usos e funções na contemporaneidade. In:IX SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER, 2016, São Paulo. Anais eletrônicos...São Paulo: ABCiber, 2016. Disponível em: https://abciber.org.br/anaiseletronicos/wpcontent/uploads/2016/trabalhos/fotografia_nas_rede s_sociais_usos_e_funcoes_na_contemporaneidade_elidiane_da_silva_alexandrino.pdf. Acesso em: 13 mar. 2025. BANCO MUNDIAL. Crianças e jovens brasileiros, vítimas invisíveis das desigualdades no acesso a saneamento. 2020. Disponível em: https://www.worldbank.org/pt/news/feature/2020/08/25/brasil-ninos-jovenes-desigualdadesacceso-saneamiento-covid-19. Acesso em: 07 ago. 2024. BEZERRA, Josué Alencar. A reafirmação do bairro: um estudo geo-histórico do bairro do Alecrim na cidade de Natal-RN. 2005. 182 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmica e Reestruturação do Território) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18892/1/JosueAB.pdf. Acesso em: 14 fev. 2025. BRASIL. LEI Nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007. Estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2007/lei/l11445.htm. Acesso em: 07 ago. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o Mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 25. n. 66. p. 227-247. maio/ago. 2005. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. G1RN. Retroescavadeira ‘engolida’ por cratera, ruas alagadas e buracos abertos: chuva causa transtornos nesta segunda (13) em Natal. G1 RN, 13 jan. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2025/01/13/chuva-causa-alagamentosem-natal.ghtml. Acesso em: 14 fev. 2025. GUIMARÃES, A. J. A.; CARVALHO, D. F. de; SILVA, L. D. B. da. Saneamento básico. UFRRJ, 2007. INSTITUTO ÁGUA E SANEAMENTO (IAS). Municípios e Saneamento. [S. l.], 2024. Disponível em: https://www.aguaesaneamento.org.br/municipios-e-saneamento. Acesso em: 21 nov. 2024. INSTITUTO ÁGUA E SANEAMENTO (IAS). Marco Legal do Saneamento Básico: Rio Grande do Norte. Marco Legal do Saneamento Básico, 2021. Disponível em: https://marcolegal.aguaesaneamento.org.br/estado/RN/. Acesso em: 13 mar. 2025. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Mapa Municipal Estatístico de Natal/RN. Disponível em: https://geoftp.ibge.gov.br/cartas_e_mapas/mapas_para_fins_de_levantamentos_estatisticos/ce nso_demografico_2022/mapas_municipais_estatisticos/RN/natal_2408102/natal_2408102_m me_a0.pdf. Acesso em: 16 fev. 2025. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Mapa Municipal Estatístico de Parnamirim/RN. Disponível em: https://geoftp.ibge.gov.br/cartas_e_mapas/mapas_para_fins_de_levantamentos_estatisticos/ce nso_demografico_2022/mapas_municipais_estatisticos/RN/parnamirim_2403251/parnamirim _2403251_mme_a0.pdf. Acesso em: 16 fev. 2025. INSTITUTO TRATA BRASIL SANEAMENTO É SAÚDE: O que é Saneamento? Disponível: https://tratabrasil.org.br/o-que-e-saneamento/. Acesso em: 07 ago. 2024. INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). Organização Didática. 2012. Versão final. 20 maio 2012. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/documents/2438/OrganizacaoDidatica_2012_versaoFINAL_20mai20 12.pdf. Acesso em: 09 dez. 2024. INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). Curso Técnico em ControleI Ambiental. 2015. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/documents/692/Tecnico_em_Controle_Ambiental_2015.pdf. Acesso em: 09 dez. 2024. MARIN VIADEL, R.; RÓLDAN, J. Estructuras narrativas y argumentales en investigación: Fotografias Independientes, Series Fotográficas y FotoEnsayos. In:MARIN VIADEL, R.; RÓLDAN, J. Metodologías Artísticas de Investigación em Educación.Málaga, Espanha: Ediciones Aljibe, 2012. MEDICI, A. C.; BELTRÃO, K. I. Transição demográfica no Brasil: uma agenda para pesquisa. Planejamento e Políticas Públicas, [S. l.], n. 12, 2022. Disponível em: www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/146. Acesso em: 21 ago. 2024. MENEZES, Paulo Roberto Arruda de. Cinema: imagem e interpretação. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 8(2): 83-104, out de 1996. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ts/a/8kfnC9q9C5Z4SwfvsvKTxYw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 05 set. 24. 98FM NATAL. Carros afundam em buracos na Av. Olavo Lacerda Montenegro, mesmo após recente obra de reparo no trecho. 98FM Natal, 2024. Disponível em: https://98fmnatal.com.br/ultimas/carros-afundam-em-buracos-na-av-olavo-lacerdamontenegro-mesmo-apos-recente-obra-de-reparo-no-trecho/247244/. Acesso em: 15 fev. 2025. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br. Acesso em: 07 dez. 2024 ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU (2015). Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em 06 dez. 2024. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/6?form=MG0AV3. Acesso em 06 fev. 2025. PONTANEGRANEWS. Chuvas intensas causam transtornos em Natal e Parnamirim. Ponta Negra News, 6 fev. 2025. Disponível em: https://pontanegranews.com.br/2025/02/06/chuvas-intensas-causam-transtornos-em-natale-parnamirim/. Acesso em: 15 fev. 2025. PREFEITURA DO NATAL. Plano Municipal de Saneamento Básico. Natal: Prefeitura do 2021.Disponível em: https://www.natal.rn.gov.br/storage/app/media/concidade/processos/1.RELATORIO_SINTES E.pdf. Acesso em: 15 out. 2024. PREFEITURA DO NATAL. Urbana - O que você precisa saber sobre a Coleta Seletiva. Disponível em: https://www2.natal.rn.gov.br/urbana/paginas/ctd-1164.html. Acesso em: 14 fev. 2025. PREFEITURA DE PARNAMIRIM. Gestão de Resíduos Sólidos. Parnamirim, 2024. Disponível em: https://www.parnamirim.rn.gov.br/#/lista-resultados. Acesso em: 14 fev. 2025. RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Saúde do Estado. Relatório de Vigilância Epidemiológica. Natal: SESAP-RN, 2020. Disponível em: http://www.saude.rn.gov.br/. Acesso em: 10 jan. 2025. ROLDÁN, J. Las Metodologias Artisticas de Investigación basadas en la fotografia.In: ROLDÁN, J.;MARIN, R. Metodologías artísticas de investigación en educación. Archidona, España: Aljibe, 2012. SANTOS, K. M.; MIRANDA, J. C.; GONZAGA, G. R. - A fotografia como recurso didático. Revista Educação Pública. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/1/a-fotografia-como-recurso-didático. Acesso em: 21 ago. 2024. SANTOS, Milton, Metamorfose do espaço habitado: fundamentos Teórico e metodológico da Geografia. 6. Ed. São Paulo: Edusp, 2014. SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: EDUSP, 2012, 94p. SEVERINO. Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ª edição. São Paulo: Cortez, 2015. SILVA, I. F. de F. et al. A Fotografia como recurso mediático no ensino de Geografia: a paisagem Urbana em múltiplos olhares e convergências. Revista Ensino De Geografia (Recife), ano 2018. 56–67. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.24041. Acesso em: 10 out. 2024. SOUZA, M. L. de. Mudar a Cidade: Uma Introdução Crítica ao Planejamento e à Gestão Urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. Disponível em: https://www.academia.edu/22527711/Sobre_fotografia_Susan_Sontag. Acesso em: 17 nov. 2024. SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). Mapa Interativo da Regionalização do Saneamento Básico, 2022. Disponível em: https://appsnis.mdr.gov.br/regionalizacao/web/mapa/index?id=21. Acesso em: 13 mar. 2025. SPENCER, D. Color photography in practice. 2ª ed. Londres: Iliffe & Sons, 1980. TRAVASSOS, L.E.P. A fotografia como instrumento de auxílio no ensino da Geografia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, ano/vol1, n.2. 2002. TRIBUNAL DO NORTE. Fortes chuvas fazem lagoas de captação transbordar em Natal. Tribuna do Norte, 2024. Disponível em: https://tribunadonorte.com.br/natal/fortes-chuvasfazem-lagoas-de-captacao-transbordar-em-natal/. Acesso em: 14 fev. 2025. UNICEF. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Ainda é possível mudar 2030. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 07 dez. 2024.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples