| dc.creator | Dantas, Miriam de Azêvedo | |
| dc.date.accessioned | 2025-04-29T13:27:14Z | |
| dc.date.available | 2025-04-29T13:27:14Z | |
| dc.date.issued | 2025-04-04 | |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2867 | |
| dc.description.abstract | This article investigates how the National Common Core Curriculum (BNCC) guides interdisciplinarity in science teaching in the final years of elementary school. The general objective is to analyze the presence of interdisciplinary principles in this normative document, focusing on the structure and guidelines for science teaching. Specifically, it seeks to identify the principles of interdisciplinarity present in the BNCC and examine its guidelines for integration between different areas of knowledge. The research adopts a qualitative approach, through documentary analysis of the BNCC, in order to understand how this curricular proposal promotes an articulated and contextualized scientific education. Interdisciplinarity in science teaching is fundamental to the development of skills that favor meaningful learning and the application of knowledge in real situations. In this way, this study contributes to understanding the role of interdisciplinarity in science teaching, offering support for the implementation of pedagogical practices in line with the BNCC guidelines. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | ensino de ciências | pt_BR |
| dc.subject | interdisciplinaridade | pt_BR |
| dc.subject | ensino fundamental anos finais | pt_BR |
| dc.title | Interdisciplinaridade no ensino de ciências: uma análise da BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8070918512304309 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0245065934432663 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0245065934432663 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Ricardo Rodrigues | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2057761593634233 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Macedo, Cleysyvan de Sousa | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7439015867181523 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Caicó | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este artigo investiga como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta a interdisciplinaridade no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo geral é analisar a presença dos princípios interdisciplinares nesse documento normativo, com foco na estrutura e nas diretrizes para o ensino de Ciências. Especificamente, busca-se identificar os princípios da interdisciplinaridade presentes na BNCC e examinar suas orientações para a integração entre diferentes áreas do conhecimento. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, por meio de análise documental da BNCC, visando compreender de que maneira essa proposta curricular promove uma formação científica articulada e contextualizada. A interdisciplinaridade no ensino de Ciências é fundamental para o desenvolvimento de habilidades que favorecem uma aprendizagem significativa e a aplicação do conhecimento em situações reais. Dessa forma, este estudo contribui para a compreensão do papel da interdisciplinaridade no ensino de Ciências, oferecendo subsídios para a implementação de práticas pedagógicas alinhadas às diretrizes da BNCC. | pt_BR |