Mostrar registro simples

dc.creatorDantas, Miriam de Azêvedo
dc.date.accessioned2025-04-29T13:27:14Z
dc.date.available2025-04-29T13:27:14Z
dc.date.issued2025-04-04
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2867
dc.description.abstractThis article investigates how the National Common Core Curriculum (BNCC) guides interdisciplinarity in science teaching in the final years of elementary school. The general objective is to analyze the presence of interdisciplinary principles in this normative document, focusing on the structure and guidelines for science teaching. Specifically, it seeks to identify the principles of interdisciplinarity present in the BNCC and examine its guidelines for integration between different areas of knowledge. The research adopts a qualitative approach, through documentary analysis of the BNCC, in order to understand how this curricular proposal promotes an articulated and contextualized scientific education. Interdisciplinarity in science teaching is fundamental to the development of skills that favor meaningful learning and the application of knowledge in real situations. In this way, this study contributes to understanding the role of interdisciplinarity in science teaching, offering support for the implementation of pedagogical practices in line with the BNCC guidelines.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectensino de ciênciaspt_BR
dc.subjectinterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectensino fundamental anos finaispt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade no ensino de ciências: uma análise da BNCC para os anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8070918512304309pt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245065934432663pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245065934432663pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ricardo Rodrigues
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.contributor.referee3Macedo, Cleysyvan de Sousa
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7439015867181523pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste artigo investiga como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta a interdisciplinaridade no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo geral é analisar a presença dos princípios interdisciplinares nesse documento normativo, com foco na estrutura e nas diretrizes para o ensino de Ciências. Especificamente, busca-se identificar os princípios da interdisciplinaridade presentes na BNCC e examinar suas orientações para a integração entre diferentes áreas do conhecimento. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, por meio de análise documental da BNCC, visando compreender de que maneira essa proposta curricular promove uma formação científica articulada e contextualizada. A interdisciplinaridade no ensino de Ciências é fundamental para o desenvolvimento de habilidades que favorecem uma aprendizagem significativa e a aplicação do conhecimento em situações reais. Dessa forma, este estudo contribui para a compreensão do papel da interdisciplinaridade no ensino de Ciências, oferecendo subsídios para a implementação de práticas pedagógicas alinhadas às diretrizes da BNCC.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples