Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Ana Carla
dc.date.accessioned2025-04-29T12:42:36Z
dc.date.available2025-04-29T12:42:36Z
dc.date.issued2025-03-14
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2866
dc.description.abstractThis study investigated the implications of interdisciplinarity in Science education within Youth and Adult Education (EJA). The main objective was to examine how interdisciplinarity can be applied in Science teaching in EJA, based on teachers’ perceptions and institutional conditions. Specifically, the study aimed to analyze the challenges of integrating different disciplines at this level of education, taking into account the diverse backgrounds of students and the structural limitations of educational institutions. The research followed a qualitative approach, grounded in a literature review and fieldwork, which involved administering questionnaires to teachers in the Seridó region of Rio Grande do Norte, Brazil. The findings revealed that, although many educators report incorporating interdisciplinary practices into their teaching, the actual implementation still faces significant challenges, such as a lack of teaching resources and difficulties in student engagement. The study concludes that, despite being widely recognized as essential for meaningful learning, interdisciplinarity in the context of EJA encounters both structural and methodological barriers. To overcome these challenges, the study recommends strengthening continuing education programs for teachers and investing in educational infrastructure.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectinterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectensino de ciênciaspt_BR
dc.subjecteducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
dc.subjectpolíticas educacionaispt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade no ensino de ciências para a educação de jovens e adultos: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttps://Lattes.cnpq.br/6306168776027508pt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245065934432663pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245065934432663pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Marcio Adriano de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2689467070016983pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Ruth Medeiros
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4508561717049553pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste estudo investigou as implicações da interdisciplinaridade no ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo principal foi examinar como a interdisciplinaridade pode ser aplicada no ensino de Ciências na EJA, com base nas percepções dos professores e nas condições institucionais. Especificamente, buscou-se analisar os desafios da integração entre disciplinas nesse nível de ensino, considerando a diversidade de experiências dos alunos e as limitações estruturais das instituições. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários a professores da região do Seridó, no estado do Rio Grande do Norte. Os resultados revelaram que, embora muitos docentes afirmem aplicar a interdisciplinaridade em suas práticas pedagógicas, sua efetiva implementação ainda enfrenta obstáculos significativos, como a escassez de recursos didáticos e a dificuldade de engajamento dos estudantes. Conclui-se que, apesar de amplamente reconhecida como essencial para uma aprendizagem significativa, a interdisciplinaridade no contexto da EJA esbarra em desafios estruturais e metodológicos. Para superá-los, recomenda-se o fortalecimento de programas de formação continuada para professores e investimentos em infraestrutura educacional.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples