| dc.creator | Silva, Ana Carla | |
| dc.date.accessioned | 2025-04-29T12:42:36Z | |
| dc.date.available | 2025-04-29T12:42:36Z | |
| dc.date.issued | 2025-03-14 | |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2866 | |
| dc.description.abstract | This study investigated the implications of interdisciplinarity in Science education within Youth and Adult Education (EJA). The main objective was to examine how interdisciplinarity can be applied in Science teaching in EJA, based on teachers’ perceptions and institutional conditions. Specifically, the study aimed to analyze the challenges of integrating different disciplines at this level of education, taking into account the diverse backgrounds of students and the structural limitations of educational institutions. The research followed a qualitative approach, grounded in a literature review and fieldwork, which involved administering questionnaires to teachers in the Seridó region of Rio Grande do Norte, Brazil. The findings revealed that, although many educators report incorporating interdisciplinary practices into their teaching, the actual implementation still faces significant challenges, such as a lack of teaching resources and difficulties in student engagement. The study concludes that, despite being widely recognized as essential for meaningful learning, interdisciplinarity in the context of EJA encounters both structural and methodological barriers. To overcome these challenges, the study recommends strengthening continuing education programs for teachers and investing in educational infrastructure. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | interdisciplinaridade | pt_BR |
| dc.subject | ensino de ciências | pt_BR |
| dc.subject | educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | metodologias ativas | pt_BR |
| dc.subject | políticas educacionais | pt_BR |
| dc.title | Interdisciplinaridade no ensino de ciências para a educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://Lattes.cnpq.br/6306168776027508 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0245065934432663 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0245065934432663 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Azevedo, Marcio Adriano de | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2689467070016983 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Oliveira, Ruth Medeiros | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4508561717049553 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Caicó | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo investigou as implicações da interdisciplinaridade no ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo principal foi examinar como a interdisciplinaridade pode ser aplicada no ensino de Ciências na EJA, com base nas percepções dos professores e nas condições institucionais. Especificamente, buscou-se analisar os desafios da integração entre disciplinas nesse nível de ensino, considerando a diversidade de experiências dos alunos e as limitações estruturais das instituições. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários a professores da região do Seridó, no estado do Rio Grande do Norte. Os resultados revelaram que, embora muitos docentes afirmem aplicar a interdisciplinaridade em suas práticas pedagógicas, sua efetiva implementação ainda enfrenta obstáculos significativos, como a escassez de recursos didáticos e a dificuldade de engajamento dos estudantes. Conclui-se que, apesar de amplamente reconhecida como essencial para uma aprendizagem significativa, a interdisciplinaridade no contexto da EJA esbarra em desafios estruturais e metodológicos. Para superá-los, recomenda-se o fortalecimento de programas de formação continuada para professores e investimentos em infraestrutura educacional. | pt_BR |