| dc.creator | Dantas, Iara Layse | |
| dc.date.accessioned | 2025-04-29T12:30:03Z | |
| dc.date.available | 2025-04-29T12:30:03Z | |
| dc.date.issued | 2025-03-14 | |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2865 | |
| dc.description.abstract | This work is part of a project entitled Perspectives and Challenges of Science Teaching in Elementary Education. The study presented here focuses on the training of polyvalent (generalist) teachers for science education. The main objective was to analyze how science content and interdisciplinarity are addressed in the Pedagogical Course Projects (PPCs) of the Pedagogy program at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN – Ceres campus). To achieve this goal, a documentary analysis was conducted of the Pedagogical Course Project for the aforementioned institution and program. The results revealed that the university presents its PPC with an emphasis on interdisciplinarity. However, certain gaps were identified, such as the limited number of hours allocated to science teaching courses. The analysis also indicated that teacher education, particularly in the context of science teaching, is moving toward new directions, with interdisciplinarity emerging as a key element in discussions that shape teacher training. The document analyzed demonstrates a theoretical connection between the two central themes of this study: science and interdisciplinarity. Nonetheless, in some instances, it lacks clear explanations of how these approaches would be practically implemented. The discussions in this study are supported by authors such as Delizoicov and Slongo (2011), Fazenda (2011), among others. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | ciências | pt_BR |
| dc.subject | ensino | pt_BR |
| dc.subject | pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | sciences | pt_BR |
| dc.subject | teaching | pt_BR |
| dc.subject | pedagogy | pt_BR |
| dc.title | Formação do professor polivalente para o ensino de ciências: uma análise do projeto pedagógico do curso de pedagogia da UFRN | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/3223934495783738 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0245065934432663 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0245065934432663 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Almeida, Luciane Soares | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7504456676734914 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Azevedo, Marcio Adriano de | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2689467070016983 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Caicó | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho faz parte de um projeto intitulado: Perspectivas e Desafios do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental. A produção aqui destacada está organizada em torno da formação de professores polivalentes para o ensino de ciências. O objetivo geral foi analisar como o conteúdo da ciência e a interdisciplinaridade são abordados nos PPC do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN – Ceres). Para alcançar tal objetivo realizou-se uma análise documental da Projeto Pedagógico de Curso da instituição e curso mencionados anteriormente onde foi possível alcançar como resultados o fato de que a instituição de Ensino Superior apresenta seu documento com perspectivas centradas na interdisciplinaridade, porém apresenta algumas lacunas, como as poucas horas dedicadas a disciplinas no ensino de ciências. Por fim, foi possível identificar como a formação de professores, no contexto do ensino de ciências, tem tomado um novo horizonte e que a interdisciplinaridade se apresenta como um elemento central nas discussões que orientam a formação docente. A respeito do documento analisado identificou-se uma associação teórica entre os dois aspectos centrais discutidos neste artigo: a ciência e a interdisciplinaridade. No entanto, em determinados momentos, o documento não apresentou de forma concreta como essas ações seriam implementadas. Todas as discussões embasadas pelas ideias de autores como Delizoicov e Slongo (2011); Fazenda (2011), entre outros. | pt_BR |