Mostrar registro simples

dc.creatorLondero, Candice Nóbrega Bernardino
dc.date.accessioned2025-04-16T12:20:46Z
dc.date.available2025-04-16T12:20:46Z
dc.date.issued2025-03-07
dc.identifier.citationLONDERS, Candice Nóbrega Bernardino. A aplicação do tinkercad no ensino de circuitos elétricos: desenvolvimento de uma sequência didática para uma abordagem interativa e prática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2853
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectCircuitos elétricospt_BR
dc.subjectTinkercadpt_BR
dc.subjectAprendizado dos estudantespt_BR
dc.subjectTeaching Physicspt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectStudent learningpt_BR
dc.titleA aplicação do tinkercad no ensino de circuitos elétricos: desenvolvimento de uma sequência didática para uma abordagem interativa e prática.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886025100113927pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Régia Pereira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4027989393171168pt_BR
dc.contributor.advisor2Gomes Júnior, Samuel Rodrigues
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5378862551193401pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Regia Pereira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4027989393171168pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Edemerson Solano Batista de Morais
dc.contributor.referee3Rego, Henio Henrique Aragão
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como propósito apresentar uma proposta pedagógica fundamentada em uma sequência didática sobre circuitos elétricos, com o uso da plataforma Tinkercad, um simu- lador online gratuito. A ferramenta permite a criação de circuitos de maneira simples, complexa e tridimensional, o que facilita a compreensão dos alunos. O público alvo deste trabalho é des- tinado aos alunos do ensino médio. A pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos da utili- zação do Tinkercad no aprendizado dos estudantes, investigando como a interação com essa plataforma contribui para a assimilação dos conceitos de circuitos elétricos. A adoção dessa tecnologia gerou avanços significativos tanto no processo de ensino quanto na absorção de co- nhecimentos pelos alunos, evidenciando a importância de recursos tecnológicos interativos no aprimoramento da educação. O estudo reforça a relevância de ferramentas digitais no desen- volvimento de habilidades práticas e teóricas em disciplinas como o ensino de Física, por exem- plo. Este trabalho utiliza a teoria educacional de aprendizagem significativa preconizada por David Ausubel, assim, o aperfeiçoamento das metodologias de ensino é importante para me- lhorar e incentivar o processo de construção e desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples