| dc.creator | Lima, Jacqueline | |
| dc.date.accessioned | 2025-04-11T19:28:40Z | |
| dc.date.available | 2025-04-11T19:28:40Z | |
| dc.date.issued | 2025-02-27 | |
| dc.identifier.citation | LIMA, Jacqueline Ricardo de. O uso da música como recurso didático no ensino do espanhol para o desenvolvimento das habilidades orais dos alunos no Ensino Médio. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2849 | |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Espanhol | pt_BR |
| dc.subject | Música | pt_BR |
| dc.subject | Habilidades orais | pt_BR |
| dc.subject | Spanish | pt_BR |
| dc.subject | Music | pt_BR |
| dc.subject | Oral skills | pt_BR |
| dc.title | O uso da música como recurso didático no ensino do espanhol para o desenvolvimento das habilidades orais dos alunos no Ensino Médio | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4617289761432004 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Falcão, Carla | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7568583885893731 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Falcão, Carla Aguiar | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7568583885893731 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Freire, Juliana Kelle da | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0892219980517900 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Nascimento, José Mateus do | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9176401714554967 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esse trabalho tem como objetivo geral apresentar a importância que a música tem como recurso didático no ensino do espanhol para desenvolver as habilidades orais dos alunos do ensino médio. Considerando a relevância do espanhol como uma das línguas mais faladas no mundo, a pesquisa propõe a música como ferramenta pedagógica para aprimorar a compreensão auditiva e a expressão oral dos estudantes. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa e bibliográfica, embasadas em autores como González (2006), Baralo (2000), Spiegel (2006), Guidão (2001), Murphy (2009) e apresenta três propostas de atividades com uso da música, para os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Esperamos que o nosso estudo possa contribuir com o processo de desenvolvimento das habilidades comunicativas em língua espanhola. | pt_BR |