Mostrar registro simples

dc.creatorSoares, Thalia
dc.date.accessioned2025-03-20T16:52:26Z
dc.date.available2025-03-20T16:52:26Z
dc.date.issued2024-03-18
dc.identifier.citationSOARES, Thalia Maria de Sousa. Intervenção didático-pedagógica para incentivo ao pensamento sustentável: uma abordagem sobre resíduos plásticos. Orientadora: Sheyla Varela Lucena. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado em Uso Sustentável de Recursos Naturais) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2829
dc.description.abstractEducation is the key to behavioral change in society, and schools play an important role in encouraging the development of values and attitudes committed to sustainability. The environment is a strategic issue for sustainable development. The accumulation of solid waste, especially plastic waste, is worsening both because of the long time it spends in the environment and because it is difficult to compact, and because of the absence, inadequacy or scarcity of knowledge about environmental practices. The aim of this study was to analyze the environmental perception of the students of the IFRN Natural Resources Academic Directorate (DIAREN) - Natal Central Campus on the management of plastic waste, with the aim of creating a manual of procedures for recycling this waste. Classified as exploratory and applied research, it followed the gravimetric composition method adapted from Monteiro (2001), which consists of demonstrating the percentage of components in a sample of solid waste compared to the total weight of the sample, with a qualitative-quantitative field analysis being carried out, based on the collection and analysis of the data obtained. It consisted of five stages: implementation, analysis of gravimetric composition, didactic intervention on the problem of plastic waste and its management, application of questionnaires and analysis of the results. The consistent increase in the amount of waste collected, with the implementation of the interventions, showed a greater awareness and engagement on the part of those involved, validating the positive impact of the actions carried out, both during the interventions and afterwards. Of the 44,047.29 g of waste accounted for, 37,747.57 g were sent to ReciclAMAR to produce new value-added products through recycling, playing a fundamental role in reducing the environmental impact generated by plastic waste. As a technical technological product, the Manual of Procedures and the company Precious Plastic ReciclAMAR are promising tools for spreading the word and raising awareness about plastic waste. This highlights the importance of promoting environmental education initiatives aimed at fostering individual citizenship.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReciclamarpt_BR
dc.subjectResíduos Sólidospt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectResíduos plásticospt_BR
dc.subjectLogística reversapt_BR
dc.subjectRecyclept_BR
dc.subjectSolid Wastept_BR
dc.subjectRecyclingpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectPlastic wastept_BR
dc.subjectReverse logisticspt_BR
dc.titleIntervenção didático-pedagógica para incentivo ao pensamento sustentável: uma abordagem sobre resíduos plásticospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0773585128573760pt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Sheyla
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2148891529881163pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Leandro
dc.contributor.referee1Lucena, Shey Varela
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2148891529881163pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leandro Costa da
dc.contributor.referee3Mendes, Leticia Teixeira Mendes
dc.contributor.referee4Santos, Pablo de Castro
dc.contributor.referee5Lopes, Regia
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturaispt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Ambientaispt_BR
dc.description.resumoA educação é a chave para a mudança comportamental na sociedade, onde a escola exerce um papel importante no estímulo do desenvolvimento de valores e atitudes comprometidas com a sustentabilidade. A questão ambiental é um tema estratégico para um desenvolvimento sustentável. O acúmulo de resíduos sólidos, principalmente os plásticos, vem se agravando tanto pelo longo tempo de permanência no meio ambiente e difícil compactação, pela ausência, inadequação ou escassez do conhecimento sobre práticas ambientais. O presente trabalho teve como objetivo compreender o nível de percepção ambiental dos alunos da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais do IFRN (DIAREN) – Campus Natal Central sobre o gerenciamento de resíduos plásticos e produzir um manual de procedimentos para reciclagem desses resíduos. Classificada como uma pesquisa exploratória e aplicada, seguiu o método de composição gravimétrica, que consiste em demonstrar o percentual de componentes de uma amostra de resíduos sólidos em comparação ao peso total da amostra, sendo realizada uma análise de campo de abordagem quali-quantitativa, a partir do recolhimento e análise dos dados obtidos. Consistindo em cinco etapas: a Implementação, análises de composição gravimétricas, a intervenção didática sobre a problemática dos resíduos plásticos e gerenciamento dos mesmos, aplicação de questionários e análise dos resultados. O aumento consistente na quantidade de resíduos coletados, com a implementação das intervenções, mostrou uma maior conscientização e engajamento por parte dos envolvidos, validando o impacto positivo das ações realizadas, tanto durante as intervenções quanto após as intervenções. Dos 44.047,29 g resíduos contabilizados, 37.747,57 g foram destinados para o ReciclAMAR, para a produção de novos produtos de valor agregado a partir da reciclagem, desempenhando um papel fundamental na redução do impacto ambiental gerado pelos resíduos plásticos. Como produto técnico tecnológico, o Manual de Procedimentos e a empresa Precious Plastic ReciclAMAR são ferramentas promissoras na divulgação e sensibilização sobre o tema dos resíduos plásticos. Destacando a relevância de promover iniciativas educativas de Educação Ambiental voltadas para a promoção da cidadania dos indivíduos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples