dc.creator | Oliveira, Maria Djanice de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2025-03-19T13:59:21Z | |
dc.date.available | 2025-03-14 | |
dc.date.available | 2025-03-19T13:59:21Z | |
dc.date.issued | 2022-05-31 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2822 | |
dc.description.abstract | Il presente studio ha sviluppato il tema "NEUROPSYCHOPEDAGOGY MEDIATING METHODOLOGIES IN LEARNING YOUNG AND ADULTS - EJA", sottolineando l'insegnamento dell'EJA e le sue sfide metodologiche, ha come obiettivo generale quello di comprendere le metodologie utilizzate dal neuropsicopedagogo come mediazione dell'insegnamento e dell'apprendimento nella modalità di Giovani e Adulti - EJA. Attraverso la ricerca-azione, osservazioni e questionari, indagando le pratiche degli insegnanti eja, sono stati progettati i
seguenti obiettivi specifici: Analizzare il contributo del neuropsicopedagogo con metodologie finalizzate all'educazione di giovani e adulti; Discutere la valutazione come mediazione per il processo di apprendimento; e conoscere attraverso la ricerca documentaria la storia dell'educazione dei giovani e degli adulti per comprendere le metodologie appropriate a questo pubblico specifico. For the theoretical basis, some authors were consulted, such as: Freire (2001), (2017), (1996); Moraes (2006); Minayo (2000); among others. To meet the study in question, a questionnaire was developed as methodology open to teachers working in the EJA in their home municipalities. The results obtained with this research will serve as a guideline for the professionals of the EJA, in order to contribute to the understanding of the teaching and learning processes pertinent to pedagogical practice with methodologies aimed at meeting the demands of this modality of teaching. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Neuropsicopedagogia | pt_BR |
dc.subject | Metodologias | pt_BR |
dc.title | A neuropsicopedagogia mediando as metodologias na aprendizagem de jovens e adultos - EJA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Chagas, Márcio Marreiro das | |
dc.contributor.advisor1Lattes | - | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Chagas, Márcio Marreiro das | |
dc.contributor.referee1Lattes | - | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maia, Márcio Monteiro | |
dc.contributor.referee2Lattes | - | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Fellipe José Silva | |
dc.contributor.referee3Lattes | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo desenvolveu a temática “A neuropsicopedagogia mediando as metodologias na aprendizagem de jovens e adultos - EJA”, enfatizando o ensino da EJA e seus desafios metodológicos, tem como objetivo geral Compreender as metodologias utilizadas pelo neuropsicopedagogo como mediação do ensino e aprendizagem na modalidade de Jovens e Adultos – EJA. Através de pesquisa-ação, observações e questionários, investigando as práticas dos docentes da EJA, foi projetado os seguintes objetivos específicos: Analisar a contribuição do Neuropsicopedagogo com as metodologias voltadas para a educação de jovens e adultos; Discutir sobre a avaliação como mediação para o processo de aprendizagem; e Conhecer através de pesquisa documental o histórico da Educação de Jovens e Adultos para compreender as metodologias adequadas a esse público específico. Para o embasamento teórico foram consultados alguns autores, como: Freire (2001), (2017), (1996); Moraes (2006); Minayo (2000); entre outros. Para atender o estudo em questão, foi desenvolvido como metodologia um questionário aberto a professoras atuantes na EJA em seus municípios origem. Os resultados obtidos com esta pesquisa servirão de norte para orientação dos profissionais da EJA, na perspectiva de contribuir para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem pertinentes a prática pedagógica com metodologias voltadas a atender as demandas desta modalidade de ensino. | pt_BR |