| dc.description.resumo | Na sociedade atual, a presença notável das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornam-se um elemento essencial na vida cotidiana. Tendo isso em vista, o impacto ainda é mais evidente entre as atuais gerações que acabam crescendo em um mundo já imerso nessas tecnologias. No entanto, essa realidade infelizmente não é para todos. Na microrregião do Litoral Sul potiguar (região de atuação do projeto), muitos adolescentes enfrentam desafios significativos ao acesso às TDIC, devido às desigualdades sociais, consequentemente à vulnerabilidade socioeconômica, o que dificulta o uso desses aparelhos importantes para as suas formações. Sendo assim, para enfrentar essa situação, foi instituída uma parceria entre uma escola de ensino fundamental em Goianinha/RN e com o Laboratório de Prototipagem e Inovação (PotiMaker), por meio do projeto de extensão “Informatização Social”. Esse projeto tem como objetivo principal promover a inclusão digital, oferecendo aulas de informática ministradas por estudantes do Curso Técnico em Informática do IFRN Campus Canguaretama, guiadas com suporte pedagógico dos alunos de Licenciatura em Informática do IFRN
Campus Natal-Zona Norte. Além disso, dois laboratórios foram disponibilizados para as aulas: um localizado na escola parceira e outro sendo o PotiMaker, no Campus Canguaretama. Na edição de 2023, o projeto beneficiou 15 alunos da Escola Municipal Nazaré Duarte, em Goianinha/RN, impactando positivamente a comunidade local e oferecendo aos estudantes do IFRN uma valiosa oportunidade de aplicar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula. Já em 2024, o projeto expandiu o número
de cursistas beneficiados, atendendo 20 alunos no laboratório do PotiMaker, reafirmando seu compromisso com a inclusão digital e a formação prática-profissional dos estudantes do Curso Técnico e da Licenciatura em Informática. Ademais, os cursistas que alcançaram ao menos 50% de presença no curso puderam obter sua certificação como resultado de suas habilidades desenvolvidas durante as aulas, cumprindo assim, o objetivo do projeto e garantindo a sua continuação e evolução para a geração de turmas futuras. O presente relatório tem por finalidade apresentar o desenvolvimento e os frutos obtidos durante a realização do curso de letramento digital. | pt_BR |