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dc.creatorSilva, Alice Ruhama Pessoa Bezerra
dc.creatorSantana, Ana Beatriz de Assis
dc.date.accessioned2025-02-25T14:49:56Z
dc.date.available2024-12-30
dc.date.available2025-02-25T14:49:56Z
dc.date.issued2024-12-30
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2790
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socioeconômicapt_BR
dc.subjectProjeto socialpt_BR
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleImpactos do letramento digital em Goianinha e Canguaretama/RNpt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO projeto de extensão "Informatização Social", desenvolvido pelo IFRN - Campus Canguaretama em parceria com a Escola Municipal Professora Nazaré de Andrade Duarte, em Goianinha/RN, e com o laboratório PotiMaker do próprio Campus, busca promover a inclusão digital de adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em uma região marcada por desigualdades sociais e dificuldade de acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), o projeto oferece um curso gratuito de letramento digital e introdução à inovação tecnológica por meio da robótica educacional, ministrado por alunos do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN. As aulas foram planejadas com um enfoque no Pensamento Computacional, e contaram com apoio de alunos da Licenciatura em Informática do IFRN - Campus Natal Zona Norte, garantindo acompanhamento didático-pedagógico adequado A participação ativa das escolas parceiras, que cederam recursos e infraestrutura, foi essencial para o sucesso do curso, proporcionando aos estudantes da escola uma formação importante em áreas tecnológicas. Como resultado, foram capacitados 30 cursistas, gerando demanda por novas turmas, e ampliou o interesse de outros estudantes pela área de tecnologia. O projeto não só reduziu a exclusão digital, mas também contribuiu para o desenvolvimento intelectual dos alunos e instrutores envolvidos, fortalecendo o vínculo entre a comunidade local e o IFRN. Dessa forma, o projeto tem sido um passo importante no sentido de diminuir as desigualdades educacionais e abrir novas possibilidades para jovens em situação de vulnerabilidade.pt_BR


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