Mostrar registro simples

dc.creatorVitorino, Ryanny de Lima
dc.creatorChaves, Vitória Camilly Fernandes
dc.date.accessioned2025-02-21T16:03:10Z
dc.date.available2025-01-23
dc.date.available2025-02-21T16:03:10Z
dc.date.issued2024-12-30
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2751
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socioeconômicapt_BR
dc.subjectInformatização socialpt_BR
dc.titleInformatização social na Escola Estadual Fabrício Maranhão – Canguaretama/RNpt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoAs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) surgem como ferramentas essenciais para tornar os indivíduos sujeitos ativos na sociedade do conhecimento. No entanto, uma parcela específica de crianças e adolescentes na microrregião do litoral sul potiguar, lócus desta prática profissional, está desprovida de acesso às TDIC, devido ao contexto de vulnerabilidade socioeconômica resultante de uma estrutura social desigual. Para favorecer a diminuição da desigualdade no acesso às TDIC, estabelecemos uma parceria com a Escola Estadual Fabrício Maranhão, no município de Canguaretama/RN, dentro do projeto de extensão “Informatização Social”. O objetivo central desse projeto foi oferecer um curso de letramento digital gratuito, ministrado por discentes do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN Campus Canguaretama. O projeto incluiu uma formação didático-pedagógica, realizada por discentes da Licenciatura em Informática do IFRN Campus Natal-Zona Norte, com ênfase nos pilares do Pensamento Computacional. Na execução do curso, a escola parceira forneceu os recursos disponíveis em seu ambiente, contribuindo para o sucesso dos objetivos propostos. Como resultado, 15 cursistas foram capacitados, e as instrutoras do campus envolvidas também aprimoraram seus conhecimentos, conforme descrito neste relatório.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples