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dc.creatorSilva, Geovani Pereira da
dc.date.accessioned2025-02-10T19:47:10Z
dc.date.available2025-02-10T19:47:10Z
dc.date.issued2021-10-07
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2713
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBusiness Intelligence, Tableau, Análise exploratória, gestão acadêmicapt_BR
dc.subjectBusiness intelligencept_BR
dc.subjectAnálise exploratóriapt_BR
dc.subjectGestão acadêmicapt_BR
dc.titleAnálise exploratória de dados acadêmicos por meio de ferramenta de business intelligence tableaupt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5955481335380597pt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Marcelo Damasceno de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7926838249921187pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Marcelo Damasceno de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7926838249921187pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSão Gonçalo do Amarantept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo realizar uma análise de dados relacionados ao desempenho acadêmico, perfil geográfico e o índice de inadimplência dos alunos da Fundação Marie Jost, localizada na cidade de Natal/RN. A fundação enfrentava problemas relativos à confecção de relatórios na qual era dificultosa, pois era necessário solicitar a sua confecção a empresa desenvolvedora do sistema acadêmico. A análise oriunda deste trabalho auxiliará nas tomadas de decisões dos gestores da fundação. A solução proposta utiliza a ferramenta de Business Intelligence Tableau Desktop para a análise dos dados. A coleta de dados foi realizada a partir de consultas feitas no banco de dados do sistema acadêmico da Fundação Marie Jost. Os resultados obtidos são apresentados através de dashboards desenvolvidos na ferramenta Tableau Desktop. Cada dashboard possui painéis interativos com filtros diversos. Assim, o gestor pode escolher a melhor forma de selecionar e visualizar os dados requeridos. Os dashboards desenvolvidos foram: perfil geográfico dos alunos, vulnerabilidade socioeconômica, avaliação financeira e rendimento dos alunos. O uso do Tableau Desktop possibilitou que a quantidade massiva de dados possa ser analisada levando em conta diversos objetivos, em pouco tempo e de forma amigável, a fim de agilizar o processo de tomada de decisão da Fundação. Como consequência, podemos concluir que metodologia e resultados deste trabalho podem ser alcançados em qualquer instituição educacional.pt_BR


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