dc.creator | Araújo, Maria Simonary Penha de | |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T19:06:46Z | |
dc.date.available | 2024-11-07T19:06:46Z | |
dc.date.issued | 2023-07-19 | |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Maria Simonary Penha de. Crenças de professores do Campus Natal-Central do IFRN sobre
os métodos de ensino de línguas estrangeiras e o pós-método nas aulas de línguas. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2682 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crenças | pt_BR |
dc.subject | Professores de línguas estrangeiras | pt_BR |
dc.subject | Métodos de línguas | pt_BR |
dc.subject | Pós-método | pt_BR |
dc.subject | Creencias | pt_BR |
dc.subject | Profesores de lenguas extranjeras | pt_BR |
dc.subject | Métodos de lenguas | pt_BR |
dc.subject | Post-método | pt_BR |
dc.title | Crenças de professores do Campus Natal-Central do IFRN sobre os métodos de ensino de línguas estrangeiras e o pós-método nas aulas de línguas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9212883174669657 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.referee3 | Velasco, Maria Trinidade Pacherrez | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo geral compreender as crenças dos professores de línguas estrangeiras sobre as contribuições e limitações dos métodos de ensino de línguas, em relação aos objetivos específicos identificamos qual método de línguas possui mais contribuições e verificamos se o pós-método proporciona mais autonomia para o professor, a partir da perspectiva dos docentes de línguas estrangeiras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte do Campus Natal-Central (IFRN-CNAT). Dezesseis professores de línguas estrangeiras trabalham no IFRN-CNAT, dos quais treze docentes foram os sujeitos da presente pesquisa. Assim, a partir dos objetivos do presente estudo que consistiram em fazer a descrição e análise dos dados, a pesquisa é do tipo descritiva, possui natureza quali-quantitativa e apresenta caráter exploratório. Em relação à obtenção dos resultados, aplicamos um questionário via Google forms que foi respondido pelos professores. Verificamos por meio da análise das respostas obtidas que a maioria dos professores acreditam que o método direto, audiolingual e o método comunicativo possuem contribuições para o ensino de línguas, bem como o uso do pós-método proporciona mais autonomia para o professor do que os métodos de línguas. | pt_BR |