dc.creator | Bezerra, Christiany Maria Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T18:41:42Z | |
dc.date.available | 2024-11-07T18:41:42Z | |
dc.date.issued | 2023-12-28 | |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Christiany Maria Rodrigues. O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira : uma
proposta didática com o uso de jogos com abordagem sociocultural. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2681 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Componente sociocultural | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Espanhol como língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | componente sociocultural | pt_BR |
dc.subject | Juegos | pt_BR |
dc.subject | Español como lengua estranjera | pt_BR |
dc.title | O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira: uma proposta didática com o uso de jogos com abordagem sociocultural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3885804771197594 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7568583885893731 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7568583885893731 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Velasco, Maria Trinidad Pacherrez | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.description.resumo | Entendendo-se que língua e cultura são indissociáveis, o presente trabalho tem como
objetivo elaborar uma proposta didática para trabalhar a competência sociocultural na
aula de espanhol como língua estrangeira (E/LE) através de jogos. Para isso, nos
apoiamos em referências bibliográficas sobre o ensino comunicativo e sua evolução
no decorrer das décadas, sobre os métodos comunicativos de ensino e suas
aplicações nos tempos presentes, sobre jogos e o enfoque sociocultural. Com base
nisso, apresentamos três propostas de aula com o uso de jogos didáticos, dinâmicos,
dialogais e com enfoque sociocultural: a primeira proposta sendo uma palavra
cruzada, a segunda proposta jogo de roda de conversa e a terceira proposta o
improviso de uma cena. Esperamos, com essa pesquisa, contribuir para a prática
docente no que se refere ao ensino da língua espanhola e ao desenvolvimento da
competência sociocultural dos alunos. | pt_BR |