dc.creator | Ferreira, Khali Gomes | |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T19:36:54Z | |
dc.date.available | 2024-11-06T19:36:54Z | |
dc.date.issued | 2021-09-27 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Khalí Gomes. O tratamento didático da literatura no ensino de língua espanhola na escola: propostas didáticas para o desenvolvimento da oralidade no ensino remoto emergencial. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2680 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza remota | pt_BR |
dc.subject | Oralidad | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.title | O tratamento didático da literatura no ensino de língua espanhola na escola: propostas didáticas para o desenvolvimento da oralidade no ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9308429171829173 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.referee1 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Bruno Rafael Costa Venancio da | |
dc.contributor.referee4 | Moraes, Suyanne Pereira de | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.description.resumo | Devido à pandemia ocasionada pela COVID-19, que motivou a adoção de estratégias de ensino remoto, exigindo uma adaptação rápida de atividades e metodologias de ensino, esse trabalho tem como objetivo propor atividades que possam desenvolver a oralidade por meio da leitura do texto literário em aulas remotas de espanhol como língua estrangeira do Ensino Médio. Nosso estudo é de natureza qualitativa pois buscamos entender de uma maneira mais aprofundada quais os passos necessários para a compreensão e aplicação do ensino oral através da leitura do texto literário. Além disso, também é bibliográfico, pois o desenvolvemos a partir de materiais já elaborados. Nossa proposta tem respaldo teórico nos estudos de Mendoza (2002, 2004), Silva (2016), Abadía (200), Richard e Rodgers (2003) entre outros. Acreditamos que o texto literário desempenha um papel importante na formação do aluno, além de integrado a diferentes habilidades linguísticas, contribui para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno de E/LE. Elaboramos cinco atividades: uma para o primeiro ano do ensino médio, duas para o segundo e duas para terceiro ano. Esperamos que o nosso estudo possa contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem de E/LE nesse novo contexto educacional. | pt_BR |