dc.creator | Moura, Bárbara Santana de | |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T17:18:19Z | |
dc.date.available | 2024-11-05T17:18:19Z | |
dc.date.issued | 2019-07-04 | |
dc.identifier.citation | MOURA, Bárbara Santana de. Crenças de professores de espanhol do ensino médio do IFRN -
Campus Natal Central sobre as teorias de aquisição de língua estrangeira. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2678 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crenças | pt_BR |
dc.subject | Teorias de aquisição de segundas línguas | pt_BR |
dc.subject | Espanhol | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Creencias | pt_BR |
dc.subject | Teorías de adquisición de segundas lenguas | pt_BR |
dc.subject | Español | pt_BR |
dc.subject | Profesores | pt_BR |
dc.title | Crenças de professores de espanhol do ensino médio do IFRN - Campus Natal Central sobre as teorias de aquisição de língua estrangeira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8373158617899049 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Andrea Gabriel Francelino | |
dc.contributor.referee3 | Saboia, Andressa Luna | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo geral averiguar as crenças dos
professores de língua espanhola do ensino médio do Campus Natal Central do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
(IFRN) sobre as teorias de aquisição de segundas línguas. Quanto ao tipo de
pesquisa classificamos a nossa pesquisa como descritiva, especificamente, a
descrição das crenças dos professores de Espanhol do IFRN CNAT sobre as
teorias de aquisição de segundas línguas. Em relação a metodologia, o cunho
da pesquisa é exploratório, pois não intervimos no ambiente pesquisado e
procuramos descrever, classificar e interpretar os dados obtidos. Ao que tange
à abordagem do problema e análise dos dados, classificamos nossa pesquisa
como quanti-qualitativa. Os sujeitos participantes foram professores do IFRN
Campus Natal Central. Os dados foram obtidos entre os meses dezembro de
2018 e abril de 2019. O instrumento foi um questionário aplicado aos
professores participantes, com doze questões (entre objetivas e subjetivas),
contemplamos questões referentes à formação Inicial, crenças relacionadas ao
ensino de segundas línguas e teorias de aquisição de segundas línguas. O
questionário foi idealizado a partir de leituras dos textos de Baralo (2004). Os
principais teóricos que fundamentam o nosso estudo foram: no âmbito das
crenças, Pajares (1992), Barcelos (2001, 2004) e Silva (2005); no campo dos
estudos sobre teorias de aquisição de segundas línguas foram: Larsen-
Freeman e Long (1991) Paiva (2008), Johnson (2004), Chomsky (1975),
Schumman (1978), entre outros. Ao final da pesquisa os objetivos foram
alcançados e foi possível perceber que os professores consideram importante
estudar as crenças que permeiam as teorias de aquisição de segundas línguas. | pt_BR |