Mostrar registro simples

dc.creatorMoura, Bárbara Santana de
dc.date.accessioned2024-11-05T17:18:19Z
dc.date.available2024-11-05T17:18:19Z
dc.date.issued2019-07-04
dc.identifier.citationMOURA, Bárbara Santana de. Crenças de professores de espanhol do ensino médio do IFRN - Campus Natal Central sobre as teorias de aquisição de língua estrangeira. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2678
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectTeorias de aquisição de segundas línguaspt_BR
dc.subjectEspanholpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectCreenciaspt_BR
dc.subjectTeorías de adquisición de segundas lenguaspt_BR
dc.subjectEspañolpt_BR
dc.subjectProfesorespt_BR
dc.titleCrenças de professores de espanhol do ensino médio do IFRN - Campus Natal Central sobre as teorias de aquisição de língua estrangeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8373158617899049pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Girlene Moreira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8122463467348141pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Girlene Moreira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8122463467348141pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Andrea Gabriel Francelino
dc.contributor.referee3Saboia, Andressa Luna
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral averiguar as crenças dos professores de língua espanhola do ensino médio do Campus Natal Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) sobre as teorias de aquisição de segundas línguas. Quanto ao tipo de pesquisa classificamos a nossa pesquisa como descritiva, especificamente, a descrição das crenças dos professores de Espanhol do IFRN CNAT sobre as teorias de aquisição de segundas línguas. Em relação a metodologia, o cunho da pesquisa é exploratório, pois não intervimos no ambiente pesquisado e procuramos descrever, classificar e interpretar os dados obtidos. Ao que tange à abordagem do problema e análise dos dados, classificamos nossa pesquisa como quanti-qualitativa. Os sujeitos participantes foram professores do IFRN Campus Natal Central. Os dados foram obtidos entre os meses dezembro de 2018 e abril de 2019. O instrumento foi um questionário aplicado aos professores participantes, com doze questões (entre objetivas e subjetivas), contemplamos questões referentes à formação Inicial, crenças relacionadas ao ensino de segundas línguas e teorias de aquisição de segundas línguas. O questionário foi idealizado a partir de leituras dos textos de Baralo (2004). Os principais teóricos que fundamentam o nosso estudo foram: no âmbito das crenças, Pajares (1992), Barcelos (2001, 2004) e Silva (2005); no campo dos estudos sobre teorias de aquisição de segundas línguas foram: Larsen- Freeman e Long (1991) Paiva (2008), Johnson (2004), Chomsky (1975), Schumman (1978), entre outros. Ao final da pesquisa os objetivos foram alcançados e foi possível perceber que os professores consideram importante estudar as crenças que permeiam as teorias de aquisição de segundas línguas.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples