dc.creator | Araujo, Roysangela Themistocles Xavier de | |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T18:32:00Z | |
dc.date.available | 2024-11-01T18:32:00Z | |
dc.date.issued | 2023-12-28 | |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Roysangela Themistocles Xavier de. Espanhol para iniciantes: proposta de atividades para o ensino do léxico
da língua espanhola através da música. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2676 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Espanhol como Língua Estrangeira – E/LE | pt_BR |
dc.subject | léxico | pt_BR |
dc.subject | gênero música | pt_BR |
dc.subject | Español como Lengua Extranjera – E/LE | pt_BR |
dc.subject | léxico | pt_BR |
dc.subject | género música | pt_BR |
dc.title | Espanhol para iniciantes: proposta de atividades para o ensino do léxico da língua espanhola através da música | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2918831921719450 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7568583885893731 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2918831921719450 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Velasco, Maria Trinidad Pacherrez | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3213226171590628 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, Vivianne Souza de Oliveira | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3632640726062599 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta deste trabalho surgiu a partir da percepção da escassez de materiais voltados para o
Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira – E/LE nas escolas públicas de ensino médio do
Brasil, agravada pela exclusão dessa disciplina do Programa Nacional do Livro e do Material
Didático (PNLD). O objetivo do nosso trabalho é elaborar proposta de atividades para o ensino
do léxico da língua espanhola através do gênero canção. Para sua realização, fizemos uma
pesquisa bibliográfica para obter uma análise do contexto que envolve a realidade do ensino de
espanhol no Brasil frente as dificuldades enfrentadas por toda a comunidade escolar nos últimos
anos, assim como, investigamos a evolução dos materiais didáticos e percebemos que o uso da
música nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira pode ser mais um avanço na evolução
dos materiais, uma vez que, a tecnologia está mais presente nas salas de aula e na realidade dos
estudantes. Com isso, apresentamos quatro propostas de material utilizando a música para
despertar nos estudantes o interesse em aprender espanhol de uma forma lúdica na qual eles
consigam ampliar seu vocabulário a partir do conhecimento do léxico contidos nas canções. | pt_BR |